UX não é uma vaga a ser preenchida, é uma cultura

Gabriel Luchtenberg
Qualyteam Engineering
2 min readAug 8, 2019
UX não é apenas uma vaga

Um produto simples, objetivo, fácil de usar e que tenha pouca curva de aprendizado é o sonho de qualquer empresa que vende softwares como serviço. Para que consigamos começar a trabalhar a UX do produto abrimos uma vaga de UX e delegamos essa responsabilidade para a pessoa contratada, porém isso normalmente não é o bastante.

“User Experience (UX) is related to the perception of the individual as a user of a product, system or service and with the pleasure and satisfaction evoked in contact with this artifact.”
- (PREECE, ROGERS and SHARP, 2015)

E óbvio que ter um bom UX em sua empresa vai te ajudar muito a evoluir seu produto, mas não deveríamos nos contentar com isso. Enquanto UX depender de uma pessoa ou um grupo de pessoas específico você não vai atingir o melhor estado possível do seu produto, UX precisa ser disseminado na equipe inteira, pensar em UX é sobre questionar, testar, melhorar e testar novamente e todos os envolvidos no produto podem e devem fazer isso.

Aqui na Qualyteam o ownership fez com que as equipes começassem a pensar e questionar a experiência do usuário como algo natural e integrado aos nossos processos, desde o planejamento e desenvolvimento até o marketing dos nossos produtos. Porém sabemos que isso não vem naturalmente para todos os times. Então como você pode começar a implantar isso na sua empresa? Você deveria perguntar aos seus colaboradores!

Pergunte aos envolvidos nos processos do seu produto o que eles acham que poderia ser diferente no sistema, o que eles não gostam ou coisas pontuais que poderiam ser melhoradas. Dê abertura para que os envolvidos se expressem sobre o produto que ajudam a desenvolver sem julgamento. Isso vai trazer mais confiança para que todos exponham suas opiniões sobre o sistema e comecem a pensar em como deixar a jornada deles melhor, em conjunto com a de todos os envolvidos no produto. (e de bandeja mostra que você é uma pessoa super interessada no produto que estão construindo :P)

Dica bonus do nosso UX sênior: Quando começar a pensar em UX tente enxergar o mundo como seu usuário enxerga. Nós vivemos em bolhas, e normalmente nosso público álvo está em uma bolha diferente da nossa!

E você? Como funciona UX na sua empresa? Vamos compartilhar experiências!!

--

--