Letras bonitas

Da beleza do Lettering

Jéssica Carvalho
Quarenteners do Raul
5 min readJun 19, 2020

--

Caprichar nos registros cotidianos e nos livros não é algo novo na humanidade. Seja nas pinturas rupestres de Lascaux , na França, ou no primeiro alfabeto consolidado dos fenícios, o registro gráfico e, por conseguinte, escrito, dominou e consolidou a civilização ocidental.

Antes de tudo, as palavras são desenhos e os livros, antes da invenção da prensa de Gutemberg, eram fartamente desenhados com cuidado e acuidade artística. As letras então! Vejam só:

“Livro do Coração”, o mais antigo manuscrito da coleção da Royal Danish Library, datado de 1550

Lvros da coleção de Otto Ege, datados do século XII, da Universidade de Saskatchewan (Canadá)

Todo esse resgate que fiz aqui é para reinserir essa prática estética no contexto atual, onde o desenho artístico das letras voltou a ser uma tendência, praticada sobretudo por alunas-artistas do Raul Cortez, que entrevistei essa semana para essa nova seção de entrevistas deste blog Paloma Gonçalves e Lara Lorraine (7ºB) e Mariah Isabel (7ºC) me contaram um pouco sobre como fazem seus cadernos e anotações serem uma das coisas mais lindas com que me deparei nas primeiras aulas que ministrei na escola.

Mas, antes de tudo, uma coisa essencial para ser esclarecida: Lettering não é Caligrafia! Paloma é assertiva em nos oferecer as diferenças entre essas práticas de escrita:

“Lettering é um tipo de arte visual, muitas vezes é chamado de “arte da escrita bela”. É a arte de desenhar letras com o uso de canetas, lápis, pincéis, entre outros materiais!”

Lettering de Lara Lorraine, aluna do 7º B que o produziu especialmente para essa matéria!

Confira abaixo a entrevista:

Conte para seus colegas, quando foi que você começou a fazer lettering e por quê?

Lara

Eu sempre gostei de decorar meu caderno, mas nunca tinha ouvido em falar em lettering e quando cheguei no Raul e vi algumas meninas da sala fazendo aquilo eu achei lindo. Fui fazendo porque acho bem melhor de estudar e me dá mais vontade de aprender

Mariah

Eu conheci o lettering no começo de 2019 e comecei a fazer no meio do ano, me interessei porque ali podia escrever, desenhar e decorar, surgiam as ideias e eu colocava no papel.

Paloma

No começo de 2019. Porque eu pesquisei sobre e me interessei pelo assunto.

Como você aprendeu a fazer?

Lara

Pesquisei mais sobre e fui treinando bastante, vendo vídeos e praticando.

Mariah

Comecei pesquisando para saber tudo o precisava para formar um lettering. No começo, copiei um que vi na internet, para ter uma noção do que tinha que fazer, mas tudo mesmo foi através de pesquisa.

Paloma

Eu aprendi por meio de vídeos, textos … E por aí vai!

Quais canetas você utiliza mais e quais são as suas cores favoritas?

Lara

Eu uso mais marca texto porque acho mais prático, minhas cores favoritas de usar são de tons pastéis.

Mariah

As canetas que mais utilizo são as Brush Pen da Faber Castell, mas também indico da Cis. As cores que mais gosto de fazer lettering são: verde, vermelho, laranja ,verde-água e azul.

Paloma

Brush pen, marca texto, caneta Posca.Minhas cores favoritas são: verde-água e vermelho.

Quanto tempo mais ou menos você leva para terminar um lettering?

Lara

Quando é um lettering maior e preciso usar mais de uma caneta, demoro cerca de cinco minutos, mas depende do que eu vou fazer, se for um título para cartolina demora mais.

Mariah

Depende da frase, no máximo 1 hora. Sou um pouco perfeccionista então acaba demorando mesmo..

Paloma

Depende do tamanho da frase e dos detalhes. Se for uma frase longa, a duração éde 1 a 4 horas, se for uma frase curta é de 1 a 2 horas.

Tem dicas para quem quer começar?

Lara

É só praticar vendo vídeos, tutoriais, pesquisar até ver que você está bom.

Mariah

Sim! No começo de tudo pesquisem para entender tudo sobre o lettering, treinem bastante a caligrafia, o manuseamento da caneta Brush, porque no começo é um pouco difícil. Vejam quais são as combinações de cores que mais agradam vocês e comecem a arte!!!

Paloma

Sim !!! A primeira coisa que tem que ter é MUITA paciência, porque muita coisa dá errado antes de se obter um bom resultado. Para aprender você pode fazer como eu fiz: vendo vídeos, lendo… Assim você vai conseguir quando menos esperar.

Abaixo um exemplo para iniciantes: comece alternando entre o traço fino e o traço mais grosso das letras e veja os tutoriais dessa página linda do Instagram!

Exemplo desenhado por Paloma e para conhecer esse instagram indicado por ela, clique na imagem.

E nada como uma frase bonita para incentivar não só a começar a fazer o lettering, mas para refletir da Mariah, vejam que

Quer dar uma entrevista sobre algo que gostaria de contar para os seus colegas?

Escreva para mim nos comentários e pensamos algo!

--

--