Assembleia Legislativa instala Frente Parlamentar sobre mudanças climáticas

Grupo presidido por Delegada Nadine atuará em consonância com políticas climáticas do governo do Estado e da ONU

breno bauer
quarta parede
2 min readFeb 20, 2024

--

Porto Alegre | 28/08/2023 — 16:30

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instalou, nesta segunda-feira (28), a Frente Parlamentar para debater e acompanhar as mudanças climáticas. A cerimônia ocorreu na Casa da ALRS na Expointer e foi presidida pela deputada que articula o grupo, Delegada Nadine (PSDB).

Segundo Nadine, a frente parlamentar almeja promover ações e discussões relacionadas às mudanças climáticas em sintonia com o ProClima 2050, conjunto de ações do governo do Estado, e com as convenções da ONU sobre o tema. Todos os deputados foram convidados a participar do grupo.

“O objetivo final da frente parlamentar é contribuir para a construção de um Estado do Rio Grande do Sul mais resiliente às mudanças climáticas, promovendo a qualidade de vida da população e a proteção dos recursos naturais para as gerações futuras”, afirma Nadine. Para isso, ela diz que a frente vai seguir resoluções obtidas no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, no Acordo de Paris e no decreto de adesão do governo do Estado às campanhas Race to Zero e Race to Resilience da ONU para votar por políticas de neutralização de emissões de gases do efeito estufa, uso de energias renováveis, legislação ambiental e adaptações a mudanças climáticas em setores da economia.

Para o professor de geografia da Rede Marista, Thiago Soler, a iniciativa é importante, já que o Estado tem diversos passivos ambientais, como uma termoelétrica movida a carvão e uma produção agrícola não sustentável. Para ele, a frente deve focar em ações práticas e aponta a necessidade do investimento na pesquisa e na educação com estímulo ao pensamento socioambiental e inovador.

--

--