Cristianismo para os hipócritas

Um básico sobre cristianismo para aqueles que não sabem muito bem o que estão seguindo

Murilo Costa
O Quarto Escuro
Published in
6 min readSep 6, 2015

--

Por Murilo Costa
Fotografia por Desconhecido (Reprodução/Google)

Existem muitos cristãos no mundo, mas poucos sabem ou querem saber como funciona o cristianismo, estão ludibriados pelas promessas de seus sacerdotes e cegos pela ilusão de que são um exemplo de moralidade a ser seguido. Esse texto é para essas pessoas.

O mito abraâmico (judaísmo e cristianismo) pode ser dividido em dois momentos, o Antigo Testamento (A.T.) e o Novo Testamento (N.T.), eles retratam momentos diferentes da aliança dos humanos com Javé (YHWH), mas primeiro é importante entender o pilar da problemática que essas religiões buscam solucionar.

1. O pecado original

No início Javé cria Adão à sua imagem e semelhança, depois cria Eva a partir de uma de suas costelas, cria o Éden e tudo o que há nele, por fim estabelece apenas uma regra, que não deve ser transposta de maneira alguma, não comer os frutos da árvore no centro de seu jardim, caso contrário, certamente morreriam.

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Gênesis 3:6

A grande moral da história é que a obediência a Javé deve ser incondicional, a desobediência os tornou impuros e indignos de sua presença, portanto, foram expulsos do Éden, destituídos da imortalidade e a maldade os habitou. Eis o pecado original.

2. Todos nascem manchados pelo pecado

A problemática tratada pelas religiões abraâmicas é que todos nascem sujos do pecado original, e isso é demonstrado pela propensão do ser humano a pecar, afinal, os país não ensinam os filhos a cometer delitos, eles os cometem pois estão inclinados a fazê-lo, graças à sua natureza corrupta e pecadora.

Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.
Ezequiel 18:4

O versículo de Ezequiel explica essa noção de “condição humana”, estamos propensos a pecar simplesmente por existir. Aceitar a ideologia abraâmica, é compreender o mundo dessa maneira, somos seres propensos ao pecado (mal) graças ao pecado original, e ao cometermos pecados estamos nos afastando de Javé, nos tornando indignos de sua presença, condenando nossa alma à morte (perda da imortalidade).

3. A lei e a graça

O A.T. revela a aliança de Javé com os filhos de Adão para que alcancem a salvação através da Torá (lei), a lei é composta de diversos mandamentos e regras de conduta que devem ser seguidos por todos aqueles que buscam a vida eterna a seu lado, tais leis estão descritas no conjunto de livros chamados Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio).

Ao descumprir a lei estás cometendo pecado, ao cometer pecado sua alma está condenada e certamente morrerás, pois o preço do pecado é a morte. Simples assim.

O N.T. revela o sacrifício do filho unigênito de Javé, Jesus, para limpar todos os pecados da humanidade, abrindo uma nova ponte para a salvação através da aceitação de Jesus como seu salvador.

A lei passa a não valer mais como único método de redenção dos pecados, agora, ao seguir a filosofia de Jesus e aceitá-lo como o único caminho para a salvação sua alma estaria livre do peso dos pecados.

Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.
Provérbios 14:12

As obras de bondade e retidão de nada valem para a conquista da salvação, assim como aponta o versículo de Provérbios, nada pode salvar o homem do pecado senão a presença de Javé em sua vida, e essa presença é conquistada através do seguimento da lei, ou da aceitação da graça de Jesus e de seu caminho.

Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;
1 Pedro 3:18

O versículo de Pedro explica as consequências do sacrifício de Jesus, isso criou uma ponte para levar o pecador a Javé. A aceitação de Jesus se reflete nas ações, confessar tê-lo aceito como salvador se confirma pela aplicação de seus ensinamentos no dia-a-dia. O importante aqui é entender como o cristianismo funciona, então a partir de agora o foco será apenas na ideologia cristã.

4. Salvação do pecado original

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Romanos 3:23

O que seria exatamente essa salvação? Quem precisa ser salvo do quê? Essas perguntas são essenciais, e as respostas são parte dos fundamentos de toda ideologia cristã. A salvação é para a alma, o pecado a condena à danação eterna (inferno), termo usado para descrever o destino daqueles que falham em ser salvos através da graça ou da lei.

4.1. Salvação do quê?

Salvação do inferno, que diferentemente do Sheol do A.T. é descrito como um lugar em que os pecadores queimam por toda eternidade, sofrendo e se arrependendo em meio aos gritos e ranger de dentes de outras almas condenadas pelo pecado.

Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 13:41,42

4.2. As recompensas da salvação

Os cristãos estão em busca da salvação para se aproximar de Javé, fugir dos horrores do inferno e obter a vida eterna depois da morte. A grande recompensa é justamente essa: A vida eterna.

Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 6:22-23

Paulo afirma em sua carta aos Romanos que a única forma de ser salvo dos tormentos do inferno é aceitar Jesus como seu salvador e crer verdadeiramente que Javé o ressuscitou dos mortos.

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Romanos 10:9

4.3. Regras para a salvação

A regra da salvação pode parecer simples, mas se analisarmos bem os requisitos necessários para obtê-la podemos facilmente chegar na conclusão de que a salvação não é para qualquer um, os requisitos são:

  1. Acreditar que Javé é o único deus que existe;
  2. Aceitar Jesus como salvador;
  3. Praticar os ensinamentos de Jesus;
  4. Se arrepender de seus pecados e não cometê-los mais;

Os itens 3 e 4 são fonte dos maiores pontos de hipocrisia dos cristãos, os ensinamentos de Jesus se baseiam no pacifismo e no senso de comunidade: Não se apegar a bens materiais (dar a César o que é de César); Não julgar os outros (para não ser julgado); Amar a todos igualmente; Dar a outra face (não reagir ao mal); Ser manso como o cordeiro (ser gentil e justo).

Aceitar a filosofia de Jesus é reconhecer que suas lições devem ser seguidas e que o não cumprimento tem sérias consequências, o perdão só existe para aqueles que se arrependerem “verdadeiramente”.

4.4. Salvação para quem?

Na epístola aos Gálatas há uma lista daqueles que irão para o inferno, já que somos criaturas propensas à corrupção, cometer pecado anula a salvação caso não haja arrependimento e a suspensão do comportamento pecaminoso.

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Gálatas 5:19–21

O cristianismo se apoia na ideia de que somos inclinados ao pecado graças ao pecado original, ao cometer pecado estamos destituídos da presença de Javé, consequentemente, perdendo a vida eterna no pós-vida e nos condenando ao sofrimento eterno. Então, meus caros, é isso que vocês estão seguindo quando se dizem cristãos.

--

--

Murilo Costa
O Quarto Escuro

Desenvolve softwares / Escreve textos / Desenha desenhos