Melhor época em Barcelona: festivais e os melhores rolês de cada mês

Um calendário mês a mês com as melhores datas para se estar em Barcelona

Julia Latorre
Viagem

--

A verdade é que durante o ano inteiro você vai encontrar gente na praia, pode ir a museus, curtir os mirantes e saborear as tapas, cervejas e vinhos locais. Barcelona não é uma cidade de tanto extremos, mas de mudanças, se comparadas às nossas.

Extremos quanto ao fato da possibilidade de sair de uma praia e chegar a uma montanha com neve em determinados meses do ano. Barcelona é uma só, mas tem quatro caras diferentes de acordo com as estações do ano — todas com as suas delícias, só basta saber aproveitar.

Para uma experiência Barcelonística que vá além do circuito turístico possível em qualquer dia do ano, deixo dicas com base nas melhores vivências que tive por aqui em cada época do ano, enquanto viajante e moradora. Para cada mês do ano em Barcelona, vários motivos para se programar:

A estação de esqui ‘La Molina’ a pouco mais de 2 horas em trem ou carro de Barcelona

Janeiro: Cavalgada dos Reis e bate-volta nos Pirineus

Enquanto as praias brasileiras estão no auge da movimentação, o turista em janeiro em Barcelona encontra uma cidade se recuperando da ressaca das festas de fim de ano. Dia 1 e dia 6 são feriados (Ano Novo e Dia de Reis), sendo que o 6 é o último dia para ver as luzes de Natal ainda acessas, a parte mais gostosa de caminhar nas noites geladas.

A temperatura em janeiro em Barcelona vai caminhando para o auge das baixas nos termômetros. É tempo de explorar as cafeterias, pubs e vinotecas bairro a bairro.

Durante o dia, os museus e atrações de Gaudí fazem sucesso o ano inteiro, mas são especialmente uma ideia genial para fugir do frio das ruas. Passando o feriado de Reis, a partir do dia 8, começam as ‘rebajas de invierno’, liquidações de inverno com preços irresistíveis para quem não perde uma promoção.

Quem tem dias sobrando e vontade especial de ver neve, deve dar uma conferido nos Pirineus Catalães, com certeza já brancos a esta altura do inverno. Em pouco mais de duas horas de trem pode se chegar às estações de esqui La Molina ou Vall de Núria, com atrações para todas as idades ou para o simples contemplar da neve.

Cavalgada dos Reis

Se calhou de você estar por Barcelona no final de semana mais próximo do 6 de janeiro, programe-se para encontrar um cantinho na calçada no trajeto que costuma ir da Via Laietana à Praça Espanha. Muito mais do que no Natal, é no Dia de Reis que os espanhóis trocam presentes entre eles e a principal programação é acompanhar os desfiles alegóricos que trazem os reis magos e seus regalos.

O programa é imperdível para as crianças, além de oportunidades para entregar a cartinha para os Reis, é tradição que os caminhões distribuam balas em grandes quantidades. Todo mundo se diverte catando balinhas no ar e do chão e se encanta com o espetáculo de luzes que encerra oficialmente a temporada natalina.

Fiestas de Sant Antoni

Comentaremos mais a frente e com mais carinho sobre as festas de bairro barcelonesas que começam a partir da primavera, mas vale dar uma conferida na programação das Festas do bairro de Sant Antoni, que costumam acontecer no penúltimo final de semana de janeiro e já são uma prova gostosa do que são esses eventos. Sempre rola cerveja ou vinho a preços populares e programação para todas as idades.

Calçotada, o típico invernal ‘churrasco de cebola’ catalão

Fevereiro: calçotadas e Carnaval de Sitges

‘Churrasco de cebola’ é a definição mais simples para uma calçotada, uma das tradições de inverno mais típicas da Catalunha. É em fevereiro, principalmente, que famílias, bairros e grupos de amigos organizam esse churrasco com ‘calçot’ uma cebola cultivada em forma de bulbo assada na brasa e acompanha o molho romesco, também típico daqui e picante. Para acalmar a guela: Estrella Damm e vinho.

É assim que se come calçot

As calçotadas mais tradicionais acontecem aos domingos e aproveitam a luz do céu azul brilhante que pinta fevereiro em Barcelona. Nada mais catalão nessa época do ano. Se não rolar no domingo, pode procurar um restaurante típico de comida catalã.

As estações de esqui continuam sendo uma opção nessa época do ano, inclusive Andorra, um país que pouca gente conhece e que também tem estação de esqui a menos de 3 horas de Barcelona.

Carnaval em Barcelona

Para o viajante que se desapegou do Carnaval brasileiro e está por aqui nessa época, além de encontrar Carnaval de rua com muito mais roupa por motivos de baixas temperaturas, os mais festeiros embarcam no trem até Sitges. São 40 minutos de viagem que separam Barcelona dessa cidadezinha charmosa de praia famosa pelos bares gays e que costuma bombar no verão.

O Carnaval de Sitges é o que há de mais comentado em Barcelona e região nessa época do ano com seus desfiles de carros alegóricos, baterias e uma galera bebendo na rua para se esquentar.

A luminosidade de março em Barcelona é a mais imprevisível do ano, manhãs nubladas traídas por finais de tarde primaveris — Gaudí pensou nisso e fez com que a iluminação da Sagrada Família ficasse perfeita para qualquer época do ano.

Março: chegada da primavera

Você entende que as mudanças climáticas realmente estão acontecendo quando em meados de março as cerejeiras pipocam em branco e rosa e começam a lembrar que a primavera vem aí. Margaridinhas brotam em qualquer naco de grama, as ilhas verdes do Parque Ciutadella voltam a ser disputadas por cachorros e humanos e os muito jardins nem sempre explorados de Montjuic já estão habitáveis para piquenique.

A temperatura em março em Barcelona é pura questão de sorte. Este é aquele momento do ano em que, com coragem, já é possível ir à praia mas também sobra uma última oportunidade para aproveitar a neve já derretendo dos Pirineus. Você pode sair de casa com o seu casaco de inverno e se surpreender no final de tarde com 22ºC — ou com dias seguidos chuvosos que te farão sentir ingênuo por achar que já não precisava do guarda-chuva e dos sapatos impermeáveis.

Fato é que a partir de 20 de março é oficialmente primavera no Hemisfério Norte e os barceloneses, assim como todos os Europeus, fazem questão de mostrar a felicidade com o fim do inverno. Começa a temporada de festivais ao ar livre, piqueniques e os dias vão claramente (na forma literal) ficando mais longos.

Casa Batló com fachada especial o ‘Día de Sant Jordi’ — todo ano tem (Foto: Time Out)

Abril: Día de Sant Jordi (Dia de São Jorge)

Nem Vallentine’s Day, nem Dia dos Namorados, o dia mais romântico do ano em Barcelona é o ‘Día de Sant Jordi’, 23 de abril. Na Catalunha o Dia Internacional do Livro é celebrado junto com o dia de São Jorge, padroeiro catalão, que resulta no dia mais romântico no ano em Barcelona.

Reza a lenda que os homens devem ser presenteados com livros e as mulheres com rosas — não necessariamente namorados, mas também amigos e entes queridas. Graças à deusa estamos em 2018 e as mulheres também recebem livros no Día de Sant Jordi.

Quem está em Barcelona nessa data pode se encantar com a decoração temática de rosas em fachadas como a da Casa Batló, as dezenas de vendas de livros pela rua mas pode se irritar com a multidão que sai às ruas para espiar a decoração ou com o preço inflacionado das rosas.

Em abril em Barcelona você pode simplesmente fazer o que te der na telha. Para os brasileiros o vento frio que ainda sopra na praia não é tão convidativo, mas qualquer temperatura acima dos 15ºC já é um prato cheio para os nórdicos de passagem. O feriado de Páscoa costuma cair nesse mês e uma viagem às praias da Costa Brava ou às Ilhas Baleares já são um plano considerável.

A programação cultural é especialmente preciosa nessa época do ano. Na dúvida, sempre vale dar uma olhada na Time Out Barcelona:

Maio: ver flores, tomar Vermut e Primavera Sound

Para os locais, tomar um vermut por volta das 12h em um dia não laboral é praticamente uma regra quando o calor começa a surgir. Vermut é o aperitivo da moda que é geralmente tomado antes do almoço. Nada mais que vinho macerado com ervas amargas e, opcionalmente, ‘água Tônica’. Casa com um porção de azeitonas.

Em maio em Barcelona, nada mais primaveril do que tomar um vermut em uma mesinha ao lado de fora de um boteco qualquer antes de começar o dia de passeio em algum dos parques de para se encantar com as bonitezas floridas para todos os gostos nessa época do ano.

Festival de Flores de Girona

Se calhar, ou se você puder se programar, para estar na região da Catalunha na semana do dia 12 a 20 de maio de 2018 você tem a chance de dar uma conferida no Festival de Flores de Girona.

A cidade, a quase 100 km de Barcelona, tem um Centro Histórico Medieval arretado de bonito em qualquer época do ano. Mas é nessa semana em questão que qualquer pedaço de rua, janela ou escada é oportunidade para os mais charmosos arranjos floridos.

Vale se programar, já que Girona fica a apenas 1 hora de trem de Barcelona. Não bastasse isso, o destino ainda foi locação de Game of Thrones na sexta temporada da série.

Primavera Sound Barcelona

É o início da temporada dos festivais de música europeus. Quem abre o calendário de Barcelona costuma ser sempre o Primavera Sound, com pop, rock e eletrônico do circuito indie não tão alternativo, nem tão modinha.

Fato é que as acomodações lotam nessa época e a cidade transborda xovens descolados. Várias ótimas bandas com um som irado (que eu nunca ouvi falar e você talvez já) já se apresentaram no Primavera e devem passar pela próxima edição. Para entender do que estou falando, tá aqui o programa das edições anteriores:

Junho: Sant Joan e Sónar

Junho em Barcelona já começa com o feriadão da ‘Segunda Páscoa’, no dia 5 de junho. Oportunidade boa para os moradores da cidade já aproveitarem o verão que ainda não começou mas já reina.

Sónar Barcelona

Mas se a sua lista de experiências da vida tem o item ‘curtir um festival de música eletrônica na Europa’, você precisa inclui o Sónar na sua programação em Barcelona. Durante um final de semana de junho os maiores nomes da música eletrônica mundial consagram o festival como um dos mais importantes do universo para quem curte música eletrônica.

Rola programação noturna e diurna intensa, além de eventos paralelos e gratuitos (em parceria com o festival) para quem não tem cacife para investir nas entradas um tanto quanto salgadas.

Sant Joan em Barcelona (Noite de São João)

Pois é. Enquanto o quentão vai sendo preparado a todo vapor nessa época no Brasil, uma espécie de excitação vai tomando conta dos barceloneses à medida que o Dia de São João (24 de julho) se aproxima. A magia aqui acontece na véspera, no dia 23 de junho, na esperada noite de Sant Joan, quando finalmente já é verão em Barcelona.

Tipo assim: no dia 21 de junho, oficialmente acontece o solstício de verão na Europa, o dia mais longo do ano — só que ele é oficialmente celebrado dois dias depois, no dia 23.

A verbena de San Juan, como é chamada a festa por aqui, é uma noite que em termos de magia pode ser comparada muito mais ao Ano Novo brasileiro do que às festas juninas, se levarmos em conta que é tradição na noite de Sant Joan acender fogueiras, soltar balões, espetáculos pirotécnicos e usar roupa branca.

A cidade toda entra em festa na noite de São João em Barcelona e muitos catalães preferem evitar a praia, já que é lá que gente do mundo todo, cidadãos e viajantes, passam a noite na praia curtindo festas pé na areia, drinks e o céu que brilha de fogos e balões.

A noite do 23 de junho entra no ranking de melhores datas para se estar em Barcelona.

Calla de Illa Roja, na Costa Brava, a 130 km de Barcelona

Julho: festas de rua, explorar o litoral e festival Cruilla

Tudo é amor em julho em Barcelona. Por mais que não sejam muito bem recomendadas pelos locais, na hora do calor todo mundo arranja um cantinho para estender as toalhas nas areias das praias de Barceloneta à Bogatell. Mas é nessa época que se você tem uns dias extras pode se aventurar a alugar um carro para explorar o litoral da Costa Brava e suas praias de água verde cristalina trincadas em pedra.

Desculpe, colegas catalães, por revelar um dos segredos ainda bem guardados de vocês. Para contrabalancear esse post, dou ao dica aos viajantes para que prefiram visItar a Costa Brava durante a semana, já que aos sábados e domingos moradores de Barcelona e outras cidades da Catalunha rumam e lotam as praias que são próximas às suas casas de verão.

Festas de rua em Barcelona

À essa altura você encontra uma festa de bairro a cada semana, o que, na minha humilde opinião, supera qualquer festival pago de música eletrônica. Música local ao vivo, comidinhas, drinks a preços populares e pode beber na rua. São os melhores roles de Barcelona.

Pode ter certeza que alguma ‘festa maior’estará acontecendo em qualquer final de semana de julho em Barcelona. Na dúvida, você pode consultar o calendário disponibilizado pela própria prefeitura da cidade:

Festival Cruilla Barcelona

Dentre os grandes festivais musicais que acontecem na primavera e verão de Barcelona, o Cruilla é considerado o mais ‘familiar’. O line up tem uma pegada multicultural que reflete o cosmopolitismo de Barcelona e costuma trazer artistas do mundo todo sempre com uma ecleticidade de eletrônico, pop, indie e rock.

Aquele tipo de festival em que a pluralidade faz impossível conhecer todos os artistas antes do evento. Lauryn Hill, Kendrick Lammar, O Rappa, Alabama Shakes, Jack Johnson, Ben Harper, Seu Jorge já se apresentaram no festival.

Imagem: catalunyaexperience.fr

Agosto: auge do verão e Fiestas de Gracia

Por pouco agosto não é considerado por mim um dos piores meses para vir a Barcelona. O verão mais quente impossível e as férias europeias deixam as ruas quentes, cheias: não tão agradáveis de andar.

A linha é tênue entre uma ida à praia ser o único plano possível ou a pior ideia, já que você não aguentará mais de horas na areia se for entre 12h e 16h da tarde.

Fiestas de Gracia

Mas um motivo compensa todo o calor de Barcelona em agosto, são as Fiestas de Gracia. Estamos falando da festa de bairro mais respeitada pelos barceloneses e agregados.

Na semana das festas as ruas de um dos bairros mais tradicionais e boêmios da cidade são decoradas pelos seus moradores e admiradores de acordo com um tema escolhido entre eles. Durante as festas acontece uma votação disputadíssima para eleger a rua mais bem decorada.

Nessa quem ganha são os visitantes que se deslumbram com a transformação das ruas, formando até filas para espiar e uma baita festança.

Em 2017 a celebração chegou à sua edição número 200: foram 22 ruas decoradíssimas e temáticas com programação para todas as idades de domingo a domingo e festa até às 3h da manhã. Todo mundo ama. Todo mundo se encanta com a decoração.

A programação das Fiestas de Gràcia para cada ano você confere em:

Imagem: staybarcelonaapartments.com

Setembro: Fiestas de La Mercè

Setembro em Barcelona começa com os último suspiros de verão, mas a verdade é que ainda rola bastante temperatura digna de praia até o final do outubro. Acontece que setembro é o início do ano letivo na Europa e a lotação diminui consideravelmente junto com as temperaturas, que passam de calor inferno para calor ok. É por essas e outras que essa é uma época de ouro de viagem para quem não tem compromisso com o calendário letivo: dias ensolarados, menos filas, preços menos exorbitantes. É a alta temporada baixando.

Fiestas de La Mercè

Quando você acha que em termos de ocupação do espaço público em Barcelona nada poderia superar as Fiestas de Grácia, chegam as Fiestas de La Mercé e sambam na sua cara. O nome e a data homenageiam La Mercè a santa padroeira de Barcelona, que empresta o nome e a data de sua aparição, para o evento que é considerado a Festa Maior de Barcelona.

Sempre no final de semana mais próximo ao 24 de setembro, são cerca de 4 dias de programação cultural da melhor qualidade ocupando os espaços públicos mais lindos da cidade e um encerramento com um disputado show pirotécnico na Praça Espanha (este da foto aí em cima).

Show na praia? Tem. Comidinhas e food truck no Parque Ciutadella? Tem demais. Um palco em cada bairro com ritmos variados para dançar? Com certeza. Circo no Parque de Montjuic? Põe na conta. Show de luzes? Vários. Orquestra na rua? Sempre. Dança e teatro? Todos os dias.

Você sempre pode conferir a programação das Fiestas de Mercè em:

Outubro: temperaturas perfeitas para passear e Oktoberfest

Outubro em Barcelona pode ser considerado o queridinho dos meses de ‘baixa temporada’, já que tanta gente descobriu as vantagens de viajar pela Europa em setembro, que é comum os preços baixarem mesmo em outubro. A cada ano que passa pegar praia em outubro em Barcelona é uma realidade mais palpável. É claro que o fator sorte e quanto mais no começo do mês mais quente, também contam.

O que faz de outubro um mês tão gostoso em Barcelona é, sobretudo, a temperatura amena e uma cidade com o fluxo normal, já desafogada pelo turismo veraneio.

Além de observar as árvores se alaranjando, qualquer programa é uma boa ideia para essa época em Barcelona: circuito Gaudí, todos os museus (entrada grátis sempre no primeiro domingo do mês), piqueniques, explorar os cafés, a vida noturna e a cena gastronômica.

Festa Nacional da Espanha

Fato é que não há nenhuma programação mega especial em outubro, com exceção do feriado da Festa Nacional da Espanha, no 12 de outubro. Que apesar do desfile e toda pompa vai se tornando um feriado mais tenso e incômodo para catalães independentistas a cada ano.

Oktoberfest Barcelona

Se você é um amante da cerveja alemã e não pode incluir a Oktoberfest de Munique no seu roteiro pela Europa, a Oktoberfest de Barcelona pode te reservar momentos divertidos tomando a mesma cerveja que eles tomam na de Munique, com direito a canecão e todas as tradições da original.

Vale ressaltar que a Oktoberfest de Barcelona não chega nem perto em termos de tamanho do evento de Munique e até mesmo de Blumenau — mas não deixa de ser uma desculpa para tomar cerveja a litro em nome de vivenciar outras culturas.

Confira as datas e a programação da Oktoberfest de Barcelona em:

Novembro: tempo de provar vinhos

Quem faz questão de visitar Barcelona no frio já pode se programar para novembro e escapar das multidões natalinas que sairão às ruas para as compras de Natal em dezembro. A tranquilidade triunfa nessa época e o frio não assusta, mas é gostoso.

Novembro em Barcelona já é tempo de se deliciar com churros com chocolate e a boa oferta de vinhos locais que sempre podem vir acompanhados de tapas: variedades da jamóns, queijo curado, queijo de cabra, croquetes variados…

Nessa época costumam aparecer mercados e feiras de vinhos para tomar ali na hora mesmo e adquirir garrafas de bodegas pequenas e artesanais até grandes rótulos por preços melhores do que o mercado.

A especialidade catalã são as cavas: espumantes regionais que nada perdem para versões francesas ou italianas. Freixenet e Codorniu são as marcas de cavas mais conhecidas no Brasil — em Barcelona você provará muitas outras e ficará de queixo caído ao constatar que a cava de R$90 no Brasil aqui sai por aproximadamente R$20.

Não existe um calendário fixo das feiras de vinho e cavas em Barcelona, mas esse tipo de programa sempre sai no Facebook em páginas como a Barcelona por cuatro euros. Se não coincidir, você consegue provar a cava em qualquer bar, mas o destaque vai para a La Xampanyeria, programe-se para um happy hour por ali (fecha às 22h).

Dezembro é o mês das luzes em Barcelona. E a Calle d’Aragó fica sempre linda assim.

Dezembro: mercados e luzes de Natal

As luzes de Natal costumam ser acesas na última semana de novembro. A prefeitura capricha na decoração e é difícil não encontrar uma rua que não tenha uma luzinha para compensar a escuridão dos dias que viram noite já entre às 17h e 18h da tarde.

Nessa mesma época os mercadinhos de Natal são oficialmente inaugurados e é lá que os barceloneses vão adquirir novos enfeites, lembrancinhas e os tradicionais ‘tiós de Nadal’ (tronco da Nadal): basicamente são um tronco que caga (isso mesmo) doces no dia 25 de dezembro.

A Feira de Natal mais tradicional de Barcelona é a que se instala na frente da Catedral de Barcelona. Passear por ali aos finais de semana requer paciência, prefira ir durante a semana. Aos finais de semana as ruas estão cheias de gente fazendo compras de Natal, além de presentes, torrones e polvorones são os quitutes natalícios e açúcarados típicos dessa época, tem que provar.

Natal em Barcelona

Se você planeja passar o Natal em Barcelona, vale fazer reserva em algum restaurante ou não deixar para fazer as compras no dia 24 ou 25, quando as lojas costumam fazer meio turno e até mesmo fechar. Evite o estresse.

Não pense que a rua vai estar vazia na noite do dia 24, sair para ver as luzes de Natal ou um passeio pela Rambla são opções que te reservam uma troca de energia gostosa.

Ano Novo em Barcelona

Com o inverno instaurado, dezembro em Barcelona é o começo do frio para valer. O que explica o fato de as pessoas dispensaram as roupas brancas na praia . Aqui se comem 12 uvas à meia-noite, um desejo para cada uma delas e a principal queima de fogos da virada acontece na Praça Espanha.

O mesmo conselho do Natal vale para quem pretende passar o Ano Novo em Barcelona: programar-se com antecedência. Nessa data, além de restaurantes, acontece uma procura maior pelas baladas. Se você planeja curtir uma baladinha top na noite da virada, compre o ingresso antes para evitar horas na fila sem a garantia de entrar.

Se você curtiu o texto, bata palmas e siga a publicação para acompanhar os próximos.

Tem vontade de publicar seu texto no Que Viagem? Envie uma mensagem no Facebook, Instagram ou para latorredajulia@gmail.com

--

--

Julia Latorre
Viagem
Editor for

Comunicadora especializada em gênero.♀ Escrevo aqui sobre o que dá vontade. linkedin.com/in/julialatorre