Escreva Conosco

Diego C. Sampaio
Quengaral
Published in
3 min readDec 19, 2020

E aí? Bem-vindo a Quengaral, fica à vontade. Essa publicação, que no Medium, nada mais é do que uma forma de aglomerar conteúdos de vários autores sob uma única bandeira, foi o jeito que encontramos para nos publicar sem muito stress.

Você escreve mas não tem ritmo, paciência ou vontade de manter uma página exclusiva? A gente também. Todo mundo sabe que engajamento vem de manutenção periódica, se você publica alguma coisa a cada equinócio, mesmo sendo muito bom, as pessoas esquecem da sua existência.

É aí que entram as publicações. Agrupando mais pessoas, a página fica sempre abastecida e movimentada sem a necessidade de um comprometimento individual de cada membro. No nosso caso, a ideia é um texto por semana, se um dia o grupo crescer muito a gente pensa em expandir esses números. Se interessou? Vou explicar como funciona.

Requisitos para publicar

A priori você precisa criar uma conta no Medium, caso não possua. Até é possível publicar alguma coisa usando uma conta de terceiros, mas a gente gosta de garantir que o texto seja creditado direitinho ao autor e para isso é melhor ter uma conta própria. Até porque, vai que você alguma hora quer publicar fora daqui, em outras publicações ou pelo seu perfil pessoal, né?

O processo para criar uma conta é bem simples. Inclusive, você pode até logar com a sua conta de outras redes sociais e o Medium cria uma conta a partir disso.

Depois de ter uma conta, você precisa falar com a gente e solicitar sua inclusão como colaborador da publicação. A não ser que você seja um serial killer, acho difícil sua solicitação não ser aceita, mas antes de aceitar a gente costuma dar uma olhada no seu perfil, nas redes sociais, etc. Nós nos reservamos ao direito de recusar qualquer um que não respeite as regras mínimas de empatia e convivência. Discurso de ódio, negacionismo ou preconceito de qualquer tipo não serão tolerados.

Uma vez aceito como colaborador, uma opção de submeter texto a publicação vai aparecer sempre que você estiver escrevendo um rascunho, ou em textos seus já prontos e publicados na sua página pessoal do Medium.

Como funciona a editoração

Agora você pode submeter textos (tanto novos quanto já publicados). Nós seguimos uma linha muito simples para decidir se e como os textos serão aceitos para publicação. Ela é dividida em pontos objetivos e subjetivos. Vamos falar primeiro dos pontos objetivos:

  1. Nosso foco são, preferencialmente, narrativas curtas, entre 500 e 3 mil palavras, sendo por volta de mil palavras o número de ouro, ou seja, o tamanho que consideramos ideal. Se você escreve poesia, existem outras publicações no Medium focadas nesse tipo de texto que podem te encaixar melhor.
  2. Um errinho ou outro até passa, mas se a quantidade de erros de português, pontuação e gramática incomodarem a leitura a gente vai devolver o texto e pedir pra você fazer uma revisão antes de reapresentá-lo.
  3. Textos pregando, defendendo ou exaltando discurso de ódio, negacionismo ou preconceito de qualquer tipo serão sumariamente recusados.
  4. Os textos serão analisados na sequência em que forem submetidos e, se não houver motivos para o contrário, serão publicados também nessa ordem.

Agora vamos falar de critérios subjetivos:

  1. Prosa — Nós tentamos manter um certo nível na prosa das nossas publicações. Porém, ninguém nasceu sabendo escrever. Se você submeter um texto com uma prosa não tão boa, mas honesta, a gente pode trabalhar junto nesse texto, editando, comentando, dando sugestões até que ele esteja em forma para publicar.
  2. Estrutura — Mesmo tendo uma boa prosa, às vezes um texto carece de força, coerência ou sentido na trama. Aqui o caso é o mesmo, se for um esforço honesto podemos trabalhar juntos para resolver os problemas que o texto possa apresentar e prepará-lo para publicação.

Lembrando mais uma vez que o objetivo aqui é publicar sem stress, qualquer dos processos acima pode levar um tempo. A gente não tem pressa. Qualquer dúvida pode comentar e perguntar nesse texto mesmo.

--

--

Diego C. Sampaio
Quengaral

Contista e cronista de qualidade discutível (aviso de pseudopoemas na pista), escrevo na intenção de ganhar biscoito de amigos, inimigos e desconhecidos