Algo sobre a cultura da tua empresa

Fábio Santos
Quero Emprego
Published in
4 min readNov 27, 2017

Empresas de tamanhos diferentes, em jornadas diferentes e chefias com estilos de liderança diferentes — A combinação certa de pessoas e a maneira como trabalham em juntas, determinam o sucesso da empresa.

O que é a cultura da empresa?

A cultura de uma empresa existem sem haver sequer a necessidade de tentar, quer queiras ou não. Quando juntas um grupo de pessoas para trabalhar num problema, a cultura irá aparecer. É algo orgânico com uma vida própria e é afetado por todos os que adicionas e todos os que removes.

A cultura da empresa é única e específica para cada empresa. Estabelecer e manter uma cultura “positiva” é difícil, mas vale a pena o esforço.

É a responsabilidade de todos contribuir para o tipo de cultura do qual querem fazer parte. Mas, é da responsabilidade da administração da empresa o suporte e nutrição ao longo do tempo.

É a responsabilidade de todos contribuir para o tipo de cultura do qual querem fazer parte

O trabalho mais importante do CEO é garantir que a empresa mantém uma cultura positiva, já que cada aspeto de como a empresa atua e evolui é tocado por si.

O que não é a cultura da empresa.

Não são almoços ou lanches grátis. Não são mesas de ping pong. Não são pufs. Não são refrigeradores de cerveja. Não são t-shirts ou hoodies com o logótipo da empresa. Não é café artesanal.

Estas regalias são agradáveis. Se fazem parte do teu ambiente de trabalho, é um privilégio um que muitas pessoas não têm. Mas se contribuem em alguma coisa para as equipas se sentirem mais felizes e produtivas no trabalho, não sei dizer.

Mas não confundam isto com cultura.

Não são almoços ou lanches grátis. Não são mesas de ping pong. Não são pufs. Não são refrigeradores de cerveja. Não são t-shirts ou hoodies com o logótipo da empresa. Não é café artesanal.

O que caracteriza uma cultura positiva?

Abertura. Confiança. Respeito. Colaboração. Apoio. Responsabilidade. Comunicação. Diversidade. Empatia. Espírito. Investimento emocional. Orgulho no trabalho. Comprometimento entre cada um. Abertura a críticas. E muito mais para além…

Estas são o tipo de coisas que encorporam uma cultura positiva. Uma onde as pessoas se sentem felizes e produtivas no seu trabalho. Onde o cliente é tanto o utilizador final e o que mais beneficia com a cultura.

O que caracteriza uma cultura negativa?

O contrário de tudo o que foi dito antes☺

Qualquer combinação destes opostos vai, ao longo to tempo, levar a um ambiente e cultura tóxicos. As pessoas irão ficar infelizes, pouco produtivas, insatisfeitas com seu emprego e até mesmo insatisfeitas com as suas vida. Ninguém vai querer trabalhar nesta empresa. Por consequência o produto vai sofrer e os clientes não vão gostar. O crescimento diminui, depois cai.

Não é um final feliz.

Como criar uma cultura positiva?

Se estás numa posição de liderança, então compreender que esta é a parte mais importante do teu emprego é o primeiro passo. No entanto, já que cada um tem o poder de afetar a cultura de uma empresa (para melhor ou para pior), todos têm um papel a desempenhar.

Culturas positivas são criadas e mantidas através de trabalho árduo e comprometimento entre todos. Ao estabelecer, como equipa, quais os valores pelos quais o grupo quer ser definido. Ao compreender quais os princípios que vão guiar cada interação interpessoal. Ao difinir os principios nos quais os clientes são tratados. Ao comprometerem-se nos princípios pelos quais o produto é criado, vendido e suportado.

A empresa inteira precisa de colaborar de uma forma significativa sobre o que são estes valores e princípios. Todos os membros da equipa precisam de ser educados sobre os valores e princípios, e é necessário que se acredite profundamente neles para garantir sustentabilidade e melhoramentos constantes na cultura.

Isto pode parecer como um culto, ou como uma religião é formada. No entanto, se os membros da equipa não são fanáticos na forma de como o produto é criado, vendido e suportado, então qual é a razão da empresa existir?

se os membros da equipa não são fanáticos na forma de como o produto é criado, vendido e suportado, então qual é a razão da empresa existir?

Finalmente, mudar a cultura de uma empresa não acontece da noite para o dia. Não podes simplesmente enviar um email para um grupo de pessoas e dizer “Hey! Mais cultura, por favor!”. Pode ser uma jornada longa e difícil, mas facilitada quando todos estão do mesmo lado.

O Quero Emprego é grátis, para sempre, para empresas de todos os tamanhos.

Ajuda a tua empresa a crescer com o Quero Emprego.

Segue-nos no Facebook e no Twitter.

Se gostaste deste artigo recomenda-o para ajudar outros a encontrá-lo!

--

--