As diferenças entre o que um bom candidato e um ótimo candidato dizem durante uma entrevista

Fábio Santos
Quero Emprego
Published in
4 min readJun 4, 2018

A diferença entre uma boa entrevista e uma excelente entrevista pode ser apenas um fio de cabelo, mas pode ser esse pequeno detalhe que consegue garantir o emprego ao candidato (ou não). Quando há dezenas de bons candidatos a responder à mesma vaga, encontrar aquele pequeno extra detalhe que faz alguém destacar-se é imperativo. Um bom candidato pode dizer todas as coisas bem. Mas um ótimo candidato vai dizer as mesmas coisas com um efeito uau. Aqui estão alguns exemplos de como um bom candidato pode responder a questões típicas de uma entrevista, comparadas com um candidato excelente.

Onde te imaginas daqui a cinco anos?

Bom candidato: Em cinco anos espero estar numa posição de liderança dentro desta empresa — uma na qual terei um número maior de responsabilidades e desafios.

Excelente candidato: Fico bastante entusiasmado quando penso onde quero estar daqui a cinco anos na empresa XYZ. Imagino-me na posição de team leader, no departamento de marketing, a trazer bons lucros para a empresa e a utilizar a minha criatividade e talento no dia-a-dia.

Notas a diferença? A resposta do primeiro candidato é sólida, mas um pouco previsível. É também um pouco vaga e falta-lhe entusiasmo. O segundo candidato especifica o nome da empresa, assim como o departamento que planeia gerir, tudo com um tom de entusiasmo. Ele pinta-te um quadro em que o consegues imaginar a ser excelente para a posição.

Porquê contratar-te?

Bom candidato: Sou bom trabalhador e tenho muita experiência. Sou meticuloso quanto aos detalhes, e penso que tenho muito para dar e bastante potencial.

Excelente candidato: Devem-me contratar porque sou uma daquelas pessoas que leva tudo até ao próximo nível. Nunca estou satisfeito com mediocridade. Se algum cliente está contente com o nosso trabalho, ótimo. Mas isso não é suficiente para mim. Eu quero que o cliente suba paredes quanto ao nosso trabalho, que conte aos amigos e colegas o porquê de utilizar os serviços da XYZ.

Notas a diferença? Mais uma vez, a resposta do primeiro canditato é boa, mas bastante comum. Não vai levantar nenhuma bandeira vermelha, mas também não vai causar fogos de artifício. O segundo candidato mostra como é que ele é extraordinário, não de forma presunciosa, mas de uma maneira que ilustra o quão benéfico ele vai ser para a tua empresa. Ele fala sempre em termos de “nosso” em vez de “meu”, o que indica que é bom para trabalhar com uma equipa. Para além disso, também ganha pontos por ter repetido a pergunta como uma afirmação — “Devem-me contratar” — o que reforça a noçao de que sim, devemos contratar esta pessoa.

Quais são os teus maiores pontos fortes e fraquezas?

Bom candidato: Os meus pontos fortes são que eu sou um excelente comunicador, um bom colega de equipa e tenho boas capacidades de liderança. A minha maior fraqueza é ser perfecionista — tenho de garantir que tudo o que faço está perfeito.

Excelente candidato: Posso ilustrar os meus pontos fortes e fraquezas neste momento com um desafio que tive de confrontar recentemente. Tive que despedir um empregado por ter falhado um rastreio a drogas. No entanto senti-me mal por ele ter uma família e um bébe a caminho. Comparações são definitivamente uma fraqueza que tenho, no entanto consegui torna-la num ponto forte não só por ter dado as notícias gentilmente, mas também ao dar-lhe um número que possa usar para consiguir ajuda com os seus problemas.
Ele ligou-me umas semanas mais tarde e agradeceu-me, a dizer que estava a caminho de virar a sua vida para melhor.

Notas a diferença? Anteriormente a resposta de que se é “perfecionista” para a questão “Quais são as tuas fraquezas?” era bastante boa. Mas agora é tão utilizada que o mais provável é fazer-te perder o interesse em vez de te impressionar. Contar uma história é muito mais memorável e ilustrativo para o candidato transmitir os seus pontos fortes e as suas fraquezas num formato positivo. Para além disso evita perder tempo a pedir exemplos de como ultrapassou algum desafio. Ninguém se vai lembrar do candidato que respondeu no primeiro formato. Mas de certeza que se vão lembrar do candidato que deu a segunda resposta porque retrata as suas qualidades numa maneira em que nos podemos relacionar com a história.

Nenhuma resposta para entrevista é perfeita. Mas como podes ver nestas comparações há claramente algumas respostas não só passam, mas que passam com excelência. Se queres uma equipa de excelência, contrata quem te responda apropriadamente.

Publicado originalmente em The Washington Post Jobs

O Quero Emprego é grátis, para sempre, para empresas de todos os tamanhos.

Ajuda a tua empresa a crescer com o Quero Emprego.

Segue-nos no Facebook e no Twitter.

Se gostaste deste artigo recomenda-o para ajudar outros a encontrá-lo!

--

--