Como criar um anúncio para o qual as pessoas realmente se querem candidatar

Fábio Santos
Quero Emprego
Published in
5 min readFeb 11, 2019

O mais provável é que as tuas descrições de emprego sejam fósseis de quando as pessoas enviaram um fax para se candidatarem.

A maioria das descrições dos anúncios de emprego das empresas são péssimas. E a razão para tal é, na sua maioria, arqueológica: Os anúncios de emprego têm a tendência de seguir conformidade com a última vez que a mesma posição foi preenchida — e a vez antes dessa, e antes dessa também. O resultado é um fóssil de um bloco enorme de texto com a mesma linguagem de quando um empregador costumava anunciar vagas no tempo em que os candidatos ainda enviavam por fax os seus currículos. Fazem muito pouco para informar e incentivar os melhores profissionais a enviar a sua candidatura.

A boa notícia é que atualizar os teus anúncios para este século não é assim tão difícil. Quando os candidatos cresceram habituados a ter expectativas baixas, é fácil destacar-se.

Escreve na segunda pessoa

A maioria dos anúncios apenas descrevem as necessidades do empregador. São escritos do ponto de vista da empresa e raramente para a pessoa que devia abordar: “Tu.” Bons anúncios dizem coisas como “Vais trabalhar para uma das…” ou “As tuas principais responsabilidades são”; Tem frases do tipo, “Tens uma compreensão geral ou interesse em…”
Esta é a maneira de abordar: Escreve diretamente para o indivíduo que queres que se candidate. Utiliza a segunda pessoa do singular “tu” e “teu” em vez de “nós” e “nosso”, que arrisca-se a soar vago. Isto ajuda um candidato a imaginar-se na posição desde o momento em que começa a ler o anúncio.

Algumas das posições abertas a serem anunciadas vão ser semelhantes a outras posições noutras empresas. É muito raro o candidato que quer ser apenas mais uma parte da engrenagem na maquina, no entanto ainda vemos empresas anunciarem que estão a contratar 1000 programadores este ano! A mensagem é claramente desenhada para pensar em segurança, no entanto é difícil escapar de outra mensagem inerente “Vem e sê mais um na multidão”.
Os anúncios de emprego precisam de se diferenciar a um nível mais pessoal.

Candidatos não estão apenas à procura de trabalho onde as suas habilidades tenham uma boa correspondência com os requerimentos do anúncio. Estão à procura de uma visão da cultura e carácter da empresa, assim como outras dicas que se alinhem com os seus valores de carreira.

Um bom anúncio estimula a audiência correcta para tomar ação e atua como um ponto de seleção para aqueles que não encaixam.

Escreve para dispositivos móveis

Em 2015 a Pew Research Center descobriu que 53% das pessoas entre os 18 e os 29 anos utilizarem os seus telemóveis de uma maneira ou outra enquanto procuravam emprego, e é bastante provável que esta percentagem apenas continue a crescer. No entanto a maioria das descrições dos anúncios são escritas para ecrãs maiores. Até mesmo texto bem escrito que é fácil de ler e digerir num computador, pode tornar-se demasiado denso num telemóvel.

Use tools like Job Grader to give your listings a quick audit for length, buzzwords, and gender balance. Then trim them down to a manageable length for mobile consumption. Make sure you include some white space and formatting that’s easy to read without making candidates scroll endlessly.

Inclui métricas de successo

Em vez de focar apenas em responsabilidades, menciona também as metas que queres que a pessoa alcance. Descreve como a performance vai ser avaliada para que percebam o que significa ter sucesso na posição, e se possam auto-selecionar.

No mínimo, incluí detalhes específicos do tipo de projetos em que o novo candidato vai trabalhar. Adiciona uma lista curta com “Tipo de coisas em que vais trabalhar” seguido de exemplos específicos.
“Escrever código” não é suficiente; “Escrever código para optimizar uma plataforma expedição de comércio eletrónico” é mais efetivo e informativo.

Torna-o dinâmico

A maioria das descrições de emprego seguem o mesmo manuscrito, na ordem seguinte:

  • Informação da empresa
  • Detalhes sobre a função
  • Responsabilidades
  • Qualificações

Alguns são chique e dividem a secção de qualificações entre “necessárias/obrigatório” e “bom ter/com preferência”, mas tirando isto seguem sempre a norma. Uma das razões por isto são as funcionalidades limitadas dos Applicant Tracking Systems (ATS), as plataformas que os recrutadores utilizam para publicar os anúncios. A maioria das plataformas ATS simplesmente não foram criadas para publicar anúncios nos tempos de hoje; as suas funcionalidades assemelham-se às ferramentas de escrita de fraca qualidade de outrora, e não para o design responsivo da internet. Felizmente há soluções.

Links: A maioria dos ATS suportam hiperligações, portanto usa-os para dar mais contexto. Adiciona ligações para artigos de imprensa relevante, prémios e conteúdo que mostra a cultura da empresa. Podes incluir ainda links para perfis de membros da equipa com quem o novo candidato vai trabalhar.

Imagens: Se o teu ATS permite adicionar imagens, cria uma imagem personalizada para o cabeçalho do anúncio. Isto pode ajudar o teu anúncio a ganhar destaque num mar de texto.

Vídeo: Segundo um estudo recente da Lighthouse Research & Advisory, um vídeo de boas vindas de algum gestor de recursos humanos pode aumentar a hipótese de candidato considerar a oferta em 46% e 30% mais em responder a um recrutador. Na verdade, uma mensagem por vídeo de um gestor de recursos humanos pode ser 2.5 vezes mais efetivo do que um resumo da empresa e 10 vezes mais efetivo do que uma mensagem de um representante de RH ou recrutador. Apenas mantém o vídeo curto e direto ao assunto. Não tens experiência em produção de vídeo? Não há problema, podes contactar-nos para te ajudarmos a converter a descrição de um anúncio em vídeo.

Ferramentas: Se tens o orçamento, podes criar um microsite para cada anúncio de emprego. Não é tão complicado ou elaborado quanto parece; Aqui está um exemplo.
O Quero Emprego pode ajudar-te a criar uma página personalizada para o teu anúncio de emprego.

Se não tens o orçamento para sinos e assobios em formato digital, podes ainda assim produzir um anúncio convincente. Afasta-te de explicações secas daquilo que queres e começa a abordar o candidato como o ser humano que é. Este passo apenas vai colocar o teu anúncio a quilómetros de distância da concorrência.

Publicado originalmente em FastCompany

O Quero Emprego é grátis, para sempre, para empresas de todos os tamanhos.

Ajuda a tua empresa a crescer com o Quero Emprego.

Segue-nos no Facebook e no Twitter.

Se gostaste deste artigo recomenda-o para ajudar outros a encontrá-lo!

--

--