10 mitos sobre trabalhar em Recursos Humanos

Fábio Santos
Quero Emprego
Published in
4 min readSep 12, 2017

Um dos maiores mitos sobre profissionais de recursos humanos é que qualquer pessoa pode trabalhar neste departamento. Também é muito comum dizer-se que RH são “apenas” responsáveis por procurar novos empregados.
Fica a conhecer os 10 mitos sobre trabalhar em recursos humanos:

Recursos Humanos revêem currículos e fazem entrevistas

A percepção da àrea de recursos humanos é, normalmente, baseada no facto de que um profissional deste departamento tem como principal tarefa a procura de candidatos e novos empregados. No entanto, olhar para currículos e fazer entrevistas é apenas um dos elementos desta função.
Trabalhar em RH significa ainda organizar formação para os empregados, os seus planos de carreira, criar sistemas de benifícios…

Olhar para currículos e fazer entrevistas é apenas um dos elementos desta função.

São todos simpáticos para os profissionais de RH

Pode ser o que as pessoas que estão à procura de trabalho pensam. Pode parecer que, quando o candidato está preocupado em conseguir a posição então será simpático para o profissional dos recursos humanos. No entanto, nem sempre é assim. É necessário mencionar que profissionais de RH também participam em despedimentos, despromoções e promoções. Pode haver sempre alguém descontente com o que lhe é proposto.

Pode haver sempre alguém descontente com o que lhe é proposto.

Responsável por recrutamento

Melhor dito, responsável por recrutamento, mas também pelo despedimento. Se a empresa necessitar de reduzir, RH estão sempre envolvidos na análise dos recursos humanos. Em grandes corporações, estes departamentos costumam preparar pacotes de informações para trabalhadores despedidos, que fornecem dicas sobre como procurar emprego.

Responsável por recrutamento, mas também pelo despedimento.

Vindos de psicologia

Obviamente que, saber algo sobre psicologia é uma mais valia, mas não é necessário um curso em psicologia. Profissionais de recursos humanos não são provenientes apenas de gestão e psicologia, mas também de comunicação social. O mais importante são as competências e a experiência adquirida ao longo do tempo.

O mais importante são as competências e a experiência adquirida ao longo do tempo.

Um estratega misterioso

Do ponto de vista do candidato, o recrutador é muitas vezes irracional. No entanto, do ponto de vista do empregador, uma pessoa nos recursos humanos precisa, acima de tudo, de ser credível, aberta e competente para resolver os problemas dos seus empregados e dos seus departamentos.

Do ponto de vista do candidato, o recrutador é muitas vezes irracional.

Emprego sem promoções

Há muitas posições disponíveis num departamento de recursos humanos. Especialista de recrutamento e selecção, especialista de recrutamento e formação, especialista em processamento salarial, entre outros. Cada posto pode ser júnior e sénior. Para além disso, há posições de gerência.

Ajude a sua empresa a crescer com o Quero Emprego

Departamentos grandes de RH sao redundantes

Um departamento de recursos humanos, que motiva a equipa apropriadamente, define e executa um plano de carreira para todos os funcionários, determina o que funciona melhor para os mesmos e que tem um verdadeiro impacto nas decisões da gerência e sucesso da empresa, não pode ser pequeno. As tarefas dos RH têm um efeito real sobre a eficiência de todas as equipas e, sendo assim no estado financeiro da empresa.

As tarefas dos RH têm um efeito real sobre a eficiência de todas as equipas e, sendo assim no estado financeiro da empresa.

RH não se preocupam com empregados médios

A tarefa dos recursos humanos é a gestão do capital humano de forma a que a empresa sinta efeitos positivos nos seus negócios. Quão melhor o estado de uma empresa, melhor e mais fácil é lá trabalhar. Sendo assim, os departamentos de RH dão suporte aos diretores na gestão das suas equipas.

A tarefa dos recursos humanos é a gestão do capital humano de forma a que a empresa sinta efeitos positivos nos seus negócios.

Apenas apertam o cinto

O corte constante de custos destrói a motivação da equipa e o seu trabalho. Os profissionais de RH podem apertar o cinto apenas até certo ponto. Estes, ao mesmo tempo que têm o diretor do departamento de finanças por trás, devem-se concentrar, em primeiro lugar, em manter os empregados envolvidos e motivados.

O corte constante de custos destrói a motivação da equipa e o seu trabalho.

Qualquer um podia trabalhar nesta posição

Trabalhar em recursos humanos é mais complicado do que possa parecer do lado de fora. Para além de “multi-tasking”, experiência, alguns traços específicos de personalidade e desenvolvimento contínuo são necessários. Amantes de recursos humanos precisam de se manter atualizados com as tendências em recrutamento e intervalos salariais. É também necessário analizar o mercado doméstico e internacional.

Amantes de recursos humanos precisam de se manter atualizados com as tendências em recrutamento e intervalos salariais.

Assumir a ideia de “Se não encontrar trabalho em lado nenhum vou para recursos humanos” não deve ser portanto propragada. Uma empresa precisa de especialistas neste departamento para poder crescer de forma consistente.

Publicado originalmente em MonsterPolska.pl

O Quero Emprego é grátis, para sempre, para empresas de todos os tamanhos.

Ajuda a tua empresa a crescer com o Quero Emprego.

Segue-nos no Facebook e no Twitter.

Se gostaste deste artigo recomenda-o para ajudar outros a encontrá-lo!

--

--