De cara nova: como começamos um novo capítulo

Quero Educação
Quero Educação
Published in
4 min readOct 30, 2019

Transformamos nossa marca para continuar transformando vidas e encurtando distâncias para o acesso à educação

Todos os colaboradores reunidos para celebrar o início de uma nova fase — marcada com o rebranding da Quero

Crescemos rápido e evoluímos de maneira bastante ágil. E, na mesma velocidade, evoluiu o nosso público, o mercado e nosso objetivo: encurtar distâncias na educação. Para acompanhar o crescimento, a Quero precisou se reposicionar e traçar novos caminhos com uma identidade totalmente diferente: simplificada, unificada e com a cara do nosso negócio.

Nossa cara deixou de ser o produto — vários pequenos e grandes produtos — e viramos, enfim, a gigante marca, a Quero Educação. A nova marca representa todas as soluções desenvolvidas, tanto para os alunos, quanto para instituições de ensino.

O rebranding da Quero não mostra apenas cores, tipografia e novo estilo de fotografia. Além da identidade visual e verbal, todas essas mudanças impactaram o trabalho de nossos colaboradores:

dos guias do aluno à Engenharia, reinventamos a forma de conversar com nossos públicos, institucionalmente, com os estudantes e as instituições de ensino.

Como toda mudança, ela é percebida continuamente e continuará sendo percebida ao longo do próximo semestre, que, claro, será compartilhado em breve com vocês.

Das cores às formas

Uma marca é muito mais do que um logo, é composta de cores, estilo fotográfico, grafismos, ilustrações e textura. Ela é um sistema visual que agrega tudo isso e muito mais. Assumimos, enfim, a estética da educação em nossa marca com composição tipográfica, linha editorial contemporânea, expressando o didático, a atitude e a intervenção.

LOGO

Nosso novo logo é simples e direto: agora somos uma lupa, pois buscamos novas escolhas e destinos. Simples, digital e dinâmico, ele representa nosso produto e também nossa comunidade. O logo é azul, como nossa cor principal e possui um ponto de cor (cada cor representando um produto diferente), referenciando o usuário no centro de tudo.

Além do mais, ele é instigante, com uma fechadura que abre novas possibilidades para você ir além — que é o que desejamos também ao desenvolver o rebranding da Quero.

COR

Deixamos de ser dual color e passamos a ser uma marca colorida, que transmite flexibilidade e dinamismo. O azul, nossa cor principal, remete à educação no resultado de nossas pesquisas. E, no inconsciente coletivo, a mesma cor é entendida por segurança, confiança e credibilidade — por coincidência, tudo que necessitávamos comunicar em nosso marketplace. O tom de azul escolhido é o azul digital.

Além do azul digital, demos boas vindas às cores de apoio. O colorido, hoje, difunde dinamismo e flexibilidade. E os tons escolhidos não poderiam vir de um lugar melhor, ou seja, os objetos da educação: apagador, canetinha, giz de cera, lápis de cor.

Todas essas cores representam nossos princípios e pilares:

conteúdo e informação,

tecnologia e praticidade,

simples e inteligente,

jovem e conectada.

TIPOGRAFIA

A tipografia é o herói desconhecido de toda identidade de marca. E nosso herói deveria estar conectado ao nosso tom de voz: simples, ousado e humano. A Quero Sans é uma fonte que fala a linguagem emocional que precisávamos e tem esse nome por possuir as características da Quero: é a clareza da humanização gestual e é rebelde com geometria e o digital.

GRAFISMO

Incluímos o grafismo em nossa marca como elemento que cria identidade e novas possibilidades: padrões geométricos e rabiscos.

Os padrões geométricos, com suas curvas, círculos e retângulos diagonais, trazem os elementos que compõem o nosso ícone.

Do bruto à forma simples e direta, nossos frames dão o movimento do nosso público jovem e abrem portas às novas possibilidades que eles procuram. E eles são utilizados das seguintes formas:

  • Elementos de composição, como suporte para texto ou moldura para o fundo.
  • Máscara de recorte para fotos e ilustrações.
  • Pattern.

Além disso, usamos os rabiscos. Desalinhados e desproporcionais, chegaram para transformar o layout com aparência mais pessoal e, claro, trazendo mais elementos da educação.

Enfim, a transformação aconteceu

E essa mudança chega para alcançar uma nova mentalidade coletiva, representando uma marca, totalmente transformada — transformadora.

Somos finalmente a Quero e a Quero é um conjunto de produtos para alunos (Quero Bolsa, Quero Idiomas, etc), para instituições de ensino (Quero marketplace, Quero Pago, Quero Analytics e para investimentos (Melhor Escola, etc).

Arquitetura de marcas da Quero

Iniciamos esse novo ciclo para conquistar, inventar, escolher, criar, construir, abrir, viver e encontrar (sim, tudo isso) novas possibilidades. Acreditamos em todas essas ações, já que, para nós, conhecimento é quando você tem poder de escolha.

E, por meio da tecnologia e de inteligência de dados, continuaremos desenvolvendo novas pontes e escolhendo novos caminhos.

Gisela Bobato @ Tech Community Manager

--

--

Quero Educação
Quero Educação

Queremos encurtar distâncias na educação. Unimos quem quer aprender com os especialistas em ensinar. Vamos juntos?