Penem: uma nova forma de ingressar no Ensino Superior

Novo modelo unificado de seleção para as instituições privadas de Ensino Superior traz agilidade e segurança

Quero Educação
Quero Educação
4 min readNov 27, 2020

--

Os processos seletivos para ingresso no Ensino Superior estão diferentes, neste ano. Você já deve ter percebido que, com a pandemia, calendários e formatos das provas foram modificados. Pensando nisso e sempre com o objetivo de facilitar o acesso dos alunos às faculdades, a Quero Educação, em parceria com a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), criou a Prova Nacional do Ensino Médio (Penem).

Inspirado em exames norte-americanos, o Penem tem o objetivo de agilizar o processo de ingresso do aluno em instituições de ensino privadas e, assim, apoiar e ampliar a captação de novos estudantes. Tudo isso com com a facilidade de poder ser realizada em qualquer dia e horário e com um baixo custo para o aluno.

Mas, vamos entender melhor como essa inovação transformará o acesso ao Ensino Superior em todo o país? Veja só!

Um cenário desafiador

Desafio é uma ótima definição para este ano, não é? Importantes impactos para o mercado da educação, como a mudança de calendário dos vestibulares, trouxeram a necessidade de repensar a captação nas instituições de ensino privadas.

Somando isso ao fato de que, segundo o Censo 2018 da Educação Superior, apesar do oferecimento de 6 milhões de vagas no ensino presencial e 7 milhões no ensino a distância, naquele ano, só 3 milhões de vagas foram preenchidas por alunos ingressantes, há a espaço para inovações nos processos seletivos, para que se adequem e respondam a essa realidade.

“Alavancar oportunidades e oferecer aos alunos que não aspiram vagas no PROUNI ou no FIES uma oportunidade de ingresso na educação superior, pode ser um passo importante para uma nova forma de atuação das associações do setor”, explica Elizabeth Guedes, presidente da ANUP.

A partir deste cenário e da experiência da nossa equipe com o Vestibular Premiado, surgiu o Penem.

Mas como será o Penem?

Antes de tudo, o Penem tem como premissa a tecnologia e a agilidade. Então, todo o processo, da inscrição à matrícula, será rápido e seguro, além de contar com os melhores recursos tecnológicos.

A prova será totalmente online e o candidato poderá prestá-la em qualquer dia ou horário. Essa dinâmica facilitará o acesso ao exame, com toda a segurança necessária. Além disso, o custo para o aluno será de apenas R$9,90, fator decisivo para ampliar a acessibilidade.

Elaborada por especialistas em processos seletivos, a prova terá a qualidade garantida por um conselho formado por professores e representantes de instituições de ensino. Já o resultado será disponibilizado ao aluno em um prazo de 3 dias após a realização do exame.

A partir disso, ele já poderá solicitar a matrícula no curso desejado, em uma das instituições que adotarem o Penem, tornando mais ágil o caminho entre a realização da prova e a matrícula.

“A ideia é que as universidades privadas possam focar no ensino, reduzindo a estrutura necessária para a seleção dos seus alunos, o que deve gerar redução de custos e agilidade nas matrículas. Já o aluno fará uma única prova com segurança e tecnologia e poderá escolher a instituição onde quer estudar sem a necessidade de novos exames”, afirma André Narciso, CEO da Quero Educação.

Resumindo tudo o que abordamos aqui, o aluno fará uma única prova, com baixo custo, alta qualidade e segurança, sem se preocupar com os curtos períodos de inscrição tradicionais, além de contar com acesso rápido ao resultado e à sua vaga.

A ideia da Quero Educação é levar o conceito do Penem as suas mais de 1300 instituições de ensino superior privadas parceiras, que concentram 80% dos alunos matriculados neste segmento, buscando uma grande oferta de cursos e vagas para os participantes.

E nosso time segue promovendo transformações na educação. É isso que nos motiva! Quer conhecer mais sobre as nossas a soluções? Aqui, você encontra tudo.

Leia mais em:

Quer fazer parte de desafios como este e continuar criando soluções e produtos para a educação? Estamos com vagas abertas.

--

--

Quero Educação
Quero Educação

Queremos encurtar distâncias na educação. Unimos quem quer aprender com os especialistas em ensinar. Vamos juntos?