Sob a ótica de Tamires Rabello

Quero Educação
Quero Educação
Published in
5 min readJun 17, 2020
Tamires Rabello tem 26 anos e atua profissionalmente na Quero Educação desde fevereiro de 2016

Tamires Rabello tem 26 anos, nasceu em São Paulo e atua como Analista de Planejamento Comercial na Quero Educação.

Ela, que se formou em produção audiovisual em São Paulo e é apaixonada por fotografia, confessa que, após o ensino médio, demorou a decidir sobre o curso e faculdade de ingresso, já que seus interesses sempre conflitaram bastante entre as áreas de exatas e humanas.

Tamires conta que sempre recebeu muito apoio da família, tanto em suas mudanças focadas em estudo, quanto na escolha pela carreira. Ambos os pais são professores de matemática e ela acabou indo para um lado totalmente contrário ao esperado por eles, o que definitivamente não foi um problema.

Tamires Rabello entrou na Quero em fevereiro de 2016 e a lembrança sobre como conheceu a empresa que marcou sua trajetória profissional, ainda é viva em sua cabeça:

Eu estava há quase um ano em São José sem trabalhar e sem saber o que eu ia fazer da vida. Já havia trabalhado na livraria Saraiva, enquanto morei em São Paulo, então, decidi que iria encontrar uma outra oportunidade de trabalho, fosse qual fosse. Acabei encontrando a Quero pelo site Emprega São José e, mesmo sem conhecer a empresa, acabei indo para uma entrevista lá. Lembro que, quando entrei no escritório, encontrei uma galera jogando ping pong e gostei bastante do ambiente. Sem contar que eu sempre quis trabalhar com educação e tecnologia.

Após ser aprovada no processo seletivo, Tamires conta que trabalhou durante cerca de cinco meses como Guia do Aluno e que, por não se considerar uma pessoa boa com vendas, aquela foi uma verdadeira surpresa para ela, que agarrou a oportunidade com unhas e dentes.

No fim das contas, não ser tão boa com vendas, não me prejudicou. Afinal, na Quero, a função do Guia do Aluno não é convencer as pessoas, mas, sim, ajudá-las. Quando eu entrei, por exemplo, nós não tínhamos um setor de pós-vendas e, portanto, ninguém para resolver os problemas e dúvidas dos estudantes. Foi quando conversei com a minha líder, que na época era a Marília e falei que gostaria de fazer parte deste time, caso um fosse criado no futuro.

O setor de pós-vendas logo foi criado e Tamires foi uma das convidadas para integrá-lo. Ela fez parte do processo de construção da área que, hoje, é uma das mais importantes da empresa, afinal, é a responsável por atender e solucionar possíveis problemas enfrentados pelos estudantes após a adesão da bolsa de estudos.

Isso é algo muito legal que acontece dentro da Quero, porque eu nunca tinha feito nada parecido. Eu era formada em produção audiovisual, nunca me formei em nada relacionada à administração e a Quero me deu essa oportunidade de acreditar em mim — essa oportunidade de, mesmo sem conhecer direito, chegar e fazer. Essa confiança foi o que me fez continuar dentro da Quero.

Tamires conta que sempre deixou muito claro para os seus líderes que buscava por oportunidades e desafios diferentes. Ela, inclusive, logo ficou conhecida na Quero devido à sua vontade de começar e construir novos processos e setores.

Uma de suas grandes conquistas foi, juntamente ao time de parcerias — responsável por atender as faculdades e instituições de ensino parceiras, a criação do setor de qualidade. Ele surgiu após a análise factual de que seria necessário acompanhar o progresso, corrigir posturas e alinhar estratégias constantemente junto ao parceiro.

Foi a oportunidade que eu tive de me desenvolver profissionalmente, além de criar o setor juntos com eles e de liderar também. Eu tinha um time de meninas que cuidavam das faculdades pequenas e médias. Nunca foi só a estrutura do setor, eu nunca fui só a pessoa que criava, eu falava com as faculdades com os alunos, foi um período muito legal.

Quando possuía cerca de um ano e sete meses de casa, Tamires recebeu a proposta de iniciar um setor de planejamento comercial. A princípio, eram apenas duas pessoas responsáveis por desenvolver o planejamento estratégico do setor de parcerias. Logo vieram mais pessoas e o time começou a crescer.

Dentre os grandes aprendizados de Tamires, ao longo de sua trajetória na Quero, um deles, ela conta, foi aprender a olhar em volta, sair da bolha e avistar novas oportunidades.

Dentro da Quero a gente tem realmente muita oportunidade de fazer o que a gente quer fazer. Por mais que eu estivesse feliz com o meu cargo atual, sempre deixei claro que estava disponível para novos desafios. Então, eu acho que você olhar em volta, entender a estrutura da empresa toda que você está trabalhando e entender como tudo funciona foi muito importante para o meu crescimento profissional.

Tamires alega que a Quero a ajudou a entender o que mais gosta de fazer na vida. Afinal, mesmo atuando em projetos diferentes, ela sempre teve espaço para fotografar e se aprofundar em sua paixão pela fotografia.

Além do mais, ela conta que, após entender sobre a carreira que gostaria de seguir, ela se matriculou em uma pós-graduação e utiliza dos vários mentores que tem na Quero para crescer como profissional.

Acho que mudei bastante. A Quero me ensinou a enxergar e correr atrás dos meus objetivos. Afinal, por mais que eu tenha ido para São Paulo estudar, por mais que eu tenha ido para o Rio, eu sempre fui uma pessoa que acabava me deixando levar para o que tava acontecendo na vida. Entrar na Quero me ajudou a ter uma visão mais clara do que eu quero fazer na minha vida pessoal e profissional, me deu uma visão mais clara de quem eu sou. Não importa quem eu internamente o que importa é o que eu faço e o que entrego.

Tamires lembra que, quando se mudou para São Paulo e teve a oportunidade de trabalhar em shopping, sentia que precisava aparentar ser uma pessoa “padrão” para não ser julgada. Conta que, ao voltar para São José, participou de um processo seletivo para o qual acabou não sendo contratada por ter sido considerada “muito jovem”.

Ao comentar sobre suas maiores conquistas, Tamires conta sobre a descoberta do Yoga:

A Quero me apresentou o Yoga na minha vida e me deu a possibilidade de ter essa aula que fez com que eu me conhecesse muito bem. Foi muito importante para mim desenvolver meu autoconhecimento e hoje, saber que as pessoas da Quero sabe quem eu sou é algo muito legal.

A história da Tamires Rabello poderia ter sido diferente, caso ela não tivesse optado por se aventurar e descobrir o que de fato a fazia feliz.

É por isso que, em meio a tudo o que tenha acontecido, te convidamos a fazer esta reflexão: você já se aventurou hoje? Está feliz com as escolhas que fez para a sua vida?

Há sempre tempo para abraçar novas oportunidades e escrever novos capítulos para a sua vida. Tente!

--

--

Quero Educação
Quero Educação

Queremos encurtar distâncias na educação. Unimos quem quer aprender com os especialistas em ensinar. Vamos juntos?