Trago a vaga dos seus sonhos em 30 segundos

Quero Educação
Quero Educação

--

Qual a empresa dos sonhos para você? Já ouvi de muitos candidatos que é o Google! Tenho certeza que já ouviu falar ou até mesmo sonhou em trabalhar no Google, não é? Eles têm até filme para inspirar candidatos! O Google virou símbolo do ambiente de trabalho das startups: pessoas inteligentes, alta tecnologia, inovação, escritórios fora da caixa, discussões disruptivas, diversão, snacks, uma cultura e RH apaixonantes. A notícia boa é que nem só de Google vive esse mercado de trabalho. Há muitas startups com esse mesmo cenário (e até muito melhores) esperando por você!

Mas e o que você, candidato, precisa saber para estar preparado quando achar a sua startup crush? Posso te ajudar a conquistá-la em poucos segundos. Sim, é possível!

Pitch, pra quê te quero?

Já se imaginou participando de um processo seletivo onde 5.000 candidatos estão concorrendo a mesma vaga? Pois é, você precisará saber se vender em um discurso super objetivo e que arremate o recrutador nos primeiros segundos. Ter o seu “pitch” pessoal pronto pode ser uma carta na manga para impressionar tanto em um processo seletivo quanto em uma oportunidade inesperada de ser apresentado a um recrutador, por acaso, na padaria. Já pensou nisso?

Mas como ter um discurso breve infalível e garantir a vaga?

Seja objetivo!
O pitch para a entrevista de emprego deve ser um discurso muito bem planejado que seja capaz de contar um resumo sobre você. Vai ser rápido, então toda e qualquer palavra tem que ter sentido e construir a sua melhor versão. Ele não vai contar toda a sua história, mas tem que fazer o recrutador pensar “Quero saber mais sobre você.” Entre todos os candidatos, você terá que ser memorável! Então tudo conta: clareza, entonação, dados, postura, segurança, simpatia e coerência na construção do que está contando.

Impressione.
Ser preciso quanto a dados e informações sempre impressiona quem está te ouvindo. Então tenha um pitch rico em dados, por exemplo: diga os resultados que já entregou, quantas pessoas liderou, quantos projetos fez parte. Ter números bem memorizados vão impactar e mostrar que está seguro.

“Ah, mas eu nunca trabalhei!”
Mais uma vez, você quer vencer em uma corrida, então não comece com o espírito de perdedor. Conte as suas experiências mais excepcionais! O que você fez de diferente no segundo grau? Foi representante de classe? Liderou uma iniciativa na sua escola de conscientização ambiental? Para entrar na faculdade enfrentou desafios? Foi aluno bolsista por mérito em projetos científicos? Atuava na empresa júnior? Por que escolheu aquela empresa pra trabalhar? Qual o seu projeto profissional em 2 anos? Como pode agregar para a empresa? Por que contratar você? Essas são algumas das perguntas que você pode responder no seu pitch sempre priorizando o que é mais rico e importante e tem relação com a vaga que está buscando e a empresa.

Mas como vou saber o que priorizar?
O primeiro passo é fazer uma pesquisa profunda sobre a empresa. Página de carreiras da companhia, LinkedIn e reportagens relacionadas (dá-lhe google) são uma ótima fonte de pesquisa, além dos seus contatos e colegas que já trabalhem lá. Ao final você deve ter muito claro a cultura e valores e o jeito de ser da empresa. O próximo passo é colocar no papel tudo que você viu e ouviu. Para cada ponto que representa um valor da empresa, escreva o que você fez e faz que representa este valor. Essas peças serão fundamentais pro seu pitch.

Mãos à obra!
Escreva seu pitch baseado em no máximo 2 minutos. Leia em voz alta e treine várias vezes. Nessa hora vale apresentar pros amigos mais críticos, eles poderão te preparar para o que enfrentará com os recrutadores. Vale também gravar, se ver e ouvir falando. A repetição será o grande segredo para te dar segurança e levar seu discurso a perfeição.

E no grande momento…
Você já fez isso várias vezes em casa. Então aproveite a sua segurança e preparação diante dos demais candidatos para ganhar pontos extras: sorria, mostre entusiasmo, se vista de acordo com a cultura da empresa, seja educado com todos, evite os palavrões e tente manter contato visual com seu entrevistador.

Já te chamaram pro processo seletivo? Vai lá e arrasa!

Tem vontade de conhecer sobre o processo seletivo da Quero? Conheça mais aqui.

Nairana Leal @ Recrutadora Ninja da Quero Educação

Gostou? Dá um 👏 para dizer um "obrigado" e ajudar outras pessoas a encontrarem este artigo.

--

--

Quero Educação
Quero Educação

Queremos encurtar distâncias na educação. Unimos quem quer aprender com os especialistas em ensinar. Vamos juntos?