<PT> GCP Next 2016 World Tour | São Paulo

Mônica Ribeiro
bawilabs
Published in
3 min readNov 16, 2016

por Daniel Fernandes Silva e Mônica Ribeiro

<we also have an English version here>

No dia 10 de Novembro o Google Cloud Platform (GCP) escolheu o MuBE, em São Paulo, como stop do seu World Tour 2016. Mesmo com vagas limitadas para o encontro presencial, o evento foi transmitido para o mundo todo, ao vivo no YouTube. A abertura teve a presença de representantes da plataforma e de importantes clientes relatando seus cases, e no restante do dia aconteceram diversas palestras.

A abertura

O vice-presidente do GCP, Carl Schachter, destacou a importância do ambiente em nuvem para os desenvolvedores e como a segurança e a praticidade estão alinhadas nas soluções que a Google elabora.

Logo em seguida o Tom Grey, EMEA Cloud Platform Solutions Engineering, esclareceu a missão da Google e quais estratégias foram adotadas para investir $27 bi na construção e suporte ao cliente de sua infraestrutura. Além disso ele tratou da tendência de alta no uso de cloud nos últimos 4 anos. Em alguns momentos da apresentação do Tom, Fábio Andreotti aproveitou para convidar ao palco representantes de empresas selecionadas para compartilhar sua experiência de migração e uso do GCP. Umberto Reis, Arnaldo Pereira (Magazine Luiza), Jorge Pilo (Easy Taxi), Edson Brandi(FS). Logo em seguida, iniciaram as palestras. Duas palestras eram apresentadas ao mesmo tempo, e os participantes poderiam escolher quais eles gostariam assistir. Essas foram nossas escolhas:

Data e Analytics

Palestrante: Felipe Hoffa, Developer Advocate, Google Cloud

1. Big Data no Google Platform
2. Análise de dados em tempo real com BigQuery

Na primeira palestra, o Felipe apresentou diversas ferramentas do GCP aplicáveis ao Big Data, como o Data Flow, Apache Beam e algumas técnicas de processamento de streaming. Na segunda, com um foco maior no BigQuery, ele destacou que a base da inovação é a junção entre dados, ideias e tecnologia.

Desenvolvimento de Aplicativos

Palestrante: Bret McGowen, Developer Advocate, Google Cloud

Aprendizagem das máquinas sem PhD

O Bret mostrou o poder o Machine Learning do GCP, com algoritmos sendo capazes de descrever e traduzir textos em imagens e reconhecer a fala em diversos idiomas, mesmo em ambientes ruidosos.

Infraestrutura e Operações

Palestrante: Jyrki Pulliainen, Software Engineer, Spotify

Spotify: Armazenamento e histórias, Migração da música do mundo para GCS

Jyrki fez questão de mencionar o volume de dados na migração dos arquivos do Spotify: 1,5 bilhão de arquivos, em um sistema dividido em 300 microsserviços, executando em 15000 hosts. Ele também atentou para manutenção do cache de arquivos, principal desafio do Spotify nesta migração.

Palestrante: Bill Prin, Developer Programs Engineer, Google

Monitoramento de diferentes nuvens através do Stackdriver

O Bill citou 5 features do Stackdriver, como a captura de métricas, logs, monitoramento, erros e trace. Tudo isto permitia, em tempo real, a construção de dashboards sobre a utilização dos recursos dos servidores, pesquisa nos logs gerados pelas aplicações e debug de serviços no ambiente de produção.

Code Lab

O GCP aproveitou o evento pra criar um ambiente onde os convidados poderiam fazer hands on para testar e conhecer melhor as soluções da plataforma. E, além disso, foi montado um ambiente bem legal com Chromebooks.

Nosso ponto de vista

Este evento confirmou características notáveis da Google: sua capacidade de crescimento e inovação, com soluções inteligentes para os desafios enfrentados no cotidiano das empresas.

Com as tecnologias que o Google oferece, nos tornamos ainda mais aptos a manipular nossos dados, podendo aplicar nossas ideias mais malucas e inovadoras e seguir em frente na construção do futuro.

Qualquer dúvida ou caso queira trocar uma ideia com a gente, deixa um comentário aqui embaixo ! ;)

--

--