Gerenciamento de Containers com Rancher

Gabriel Augusto da Costa
Quick Mobile Labs
Published in
3 min readJul 13, 2016

Rancher é uma plataforma open source que permite organizar containers em produção. Ao optar usar o Rancher, você não precisa mais contruir toda sua plataforma de containers do zero usando diversas ferramentas open source, pois ele oferece suporte para gerenciar todos esses containers criados.

Tudo que você tem que fazer para iniciar o container da UI do Rancher é executar o seguinte comando:

docker run -d — restart=always -p 8080:8080 rancher/server

Como pode-se ver, a UI foi exposta na porta 8080. Para acessá-la basta digitar no seu browser: http://server_ip:8080, ficando por exemplo assim: http://192.168.1.100:8080 e não http://localhost:8080 ou http://127.0.0.1:8080 como é normalmente.

Não se preocupe caso você não consiga acessar a UI imediatamente, pois demora um pouco para ela ser iniciada. Caso você queira, é possível checar os logs do container para ver se está tudo certo com o seguinte comando:

docker logs -f container_id

Quando o container tiver finalmente terminado de iniciar, acesse a UI.

Tudo o que você precisa fazer agora é definir um host. Vá na aba Infrastructure, clique em Hosts e Add a Host. Logo após que você salvar o link de acesso da UI, o Rancher irá te entregar um comando que servirá para iniciar um container na máquina host.

Copie o comando docker run e execute-o na máquina que será o host, após um tempinho o host irá aparecer na UI.

PRONTO!!!

Agora você já pode organizar e manipular todos os containers do host através da interface do Rancher!

O Rancher também:

  • Inclui a distribuição de todos os gerenciadores de containers populares, incluindo Docker Swarm, Kubernetes, and Mesos;
  • Suporta plugins de autenticação de usuário e vem com a integração de autenticação de usuário pré-construídos com o Active Directory, LDAP, e GitHub. O Rancher suporta Role-Based Access Control (RBAC) no nível de ambiente, permitindo assim que usuários e grupos compartilhem ou neguem o acesso à ambientes de desenvolvimento e produção;
  • Você pode fazer deploy de aplicações multi-containers clusterizadas à partir do catálogo com apenas um click.
  • É possível ainda gerenciar e fazer deploy de aplicações, além de executar upgrades automáticos quando uma nova versão da aplicação estiver disponível.
  • Rancher mantém um catálogo público que consiste em aplicações populares criadas pela comunidade.

Então, por que você não tenta?

--

--