O quanto eu ganhei palestrando no TDC São Paulo 2022

Claudia Rejane
Blog Técnico QuintoAndar
6 min readSep 5, 2022

Olá, recentemente eu participei do evento TDC São Paulo (https://thedevconf.com/tdc/2022/business/), que aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de agosto, fui selecionada para palestrar em duas trilhas: Java e Web/Front-end, bastante responsabilidade para a minha pessoa, mas eu fui lá e encarei o desafio.

Minha foto apresentando na trilha de Web/Front-end (à esquerda) e apresentando na trilha de Java (à direita).

Sei que você olhou para o título desse texto e pensou que eu iria falar sobre a quantidade de dinheiro que eu ganhei palestrando no evento, me desculpem pelo título apelativo, mas não é sobre isso que eu gostaria de falar.

A quantia de dinheiro foi irrisória se comparada com o tanto de coisas que eu aprendi e habilidades novas que eu ganhei. Por isso, eu decidi escrever esse texto, para compartilhar um pouco de como foi a minha experiência e te mostrar o quanto você pode evoluir através desse desafio. Será que no final da leitura eu consigo te motivar a participar da comunidade também?

Foto de todos os brindes que eu ganhei no evento (menos o cachorro)

1. Networking

Para quem me conhece pessoalmente sabe que eu sou uma pessoa tímida e introspectiva, eu tenho bastante dificuldade em fazer novas amizades. Quando se fala em fazer networking dá até um nó na barriga só de pensar, pois é uma situação meio difícil para mim. Afinal, não tem um tutorial de como fazer networking, cadê aquela coragem para trocar uma ideia com uma pessoa que você nunca viu na vida?

Eu confesso que no primeiro dia eu não fiz nenhum networking, basicamente porque nos 2 primeiros dias eu não palestrei, eu fui para o evento mais para participar, assistir às palestras e caminhar pelos stands dos patrocinadores, mas no último dia, que foi o dia em que eu palestrei, eu devo ter feito networking com pelo menos umas 20 pessoas, após a minha palestra várias pessoas vieram até mim para tirar dúvidas, dar o seu feedback sobre como foi e até trocar contatos. Eu consegui o whatsapp de uma das pessoas que eu mais admiro na área e caramba não foi tão assustador assim. Fiz muitas conexões no linkedin e agora eu me sinto parte da comunidade. Inclusive, se quiser me adicionar no linkedin e me chamar para trocar uma ideia ou tomar um café, eu ficarei muito grata. Então, participar desse evento me fez praticar essa habilidade da comunicação, afinal de contas a comunicação também é uma habilidade profissional, assim como aprender uma nova linguagem de programação, você precisa praticar essa habilidade.

Foto minha com algumas das pessoas com quem fiz networking

2. Criação de uma rotina de estudo

Eu sou uma pessoa que vive em uma luta constante contra a minha maior inimiga, a tal da síndrome da impostora, então para ganhar essa batalha eu precisava me sentir preparada para apresentar todos os conteúdos que eu ia tratar nas trilhas. Eu fiz um curso de frontend e outro também sobre Java, mas eu não sou o tipo de pessoa que estudo por prazer, eu sou do tipo de pessoa que funciona na base da pressão, a pressão de palestrar na frente de tantas pessoas e entender de todo conteúdo que eu estava tratando me fez precisar parar para criar uma rotina de estudos.

Eu acordava um pouco mais cedo e estudava sobre frontend, depois ia trabalhar no meu squad no QuintoAndar, após terminar o meu dia de trabalho eu pegava mais umas horinhas para estudar Java ou fazer um curso online. Tive que reduzir (não disse cortar) meus horários de lazer e foi sacrificante ter que acordar cedo, mas a sensação de dever cumprido é muito boa e é realmente viciante, comecei a ter prazer em estudar e consegui dividir os dias por objetivos, me planejei, fazia de tudo para cumprir os cronogramas de estudo e também o cronograma de desenvolvimento da aplicação que eu iria apresentar. Consegui identificar mais 2 habilidades que eu pratiquei, primeiro o autoconhecimento, eu aprendi a minha melhor forma de aprender/trabalhar e a segunda foi a habilidade de organização e planejamento.

3. Aumento da sua visibilidade

Como diz aquela velha frase: quem não é visto não é lembrado. Não gosto muito dessa frase, mas eu precisei ser vista, eu precisava viajar para São Paulo e queria uma ajuda do meu time do QuintoAndar, então eu fui atrás dos meus gestores para compartilhar que eu ia participar do evento, então eles tiveram que falar para outras pessoas que eu iria participar como palestrante do TDC e consequentemente eu tive uma maior visibilidade. Com toda essa visibilidade eu fui convidada para fazer uma pré apresentação para a minha tribo, logo eu fiquei mais conhecida perante os meus colegas.

A visibilidade pode ser usada ao seu favor, para ganhar aquele aumento ou promoção, acima de tudo ganhar presença dentro da sua empresa e time. No meu caso eu queria ganhar essa visibilidade para inspirar mais colegas mulheres a participarem da comunidade e se sentirem capazes assim como eu. Todo mundo tem algo para contribuir, então não tenha medo e se joga.

foto do meu crachá que ganhei e utilizei no evento

4. Conhecer lugares novos

Precisei viajar para São Paulo, atualmente eu trabalho de home office em Recife, consegui conhecer o escritório do QuintoAndar, deu para fazer alguns passeios turísticos quando me sobrava um tempo. Quem não gosta de conhecer lugares novos? Reencontrei amigos e fiz novas amizades. A nova habilidade que exercitei aqui foi aprender a se virar sozinha em um lugar que você não conhece e treinar sua habilidade social para convencer seus colegas de time a participarem de um dia de trabalho no escritório, agora que tá todo mundo de home office ninguém quer mais sair de casa.

Foto minha no letreiro do QuintoAndar (à esquerda) e foto minha junto com um colega do meu squad (à direita)

5. Entender que o crescimento dói

Em alguns momentos eu pensei em desistir, eu pensava: nossa porque eu fui me meter nesse negócio, eu trouxe mais trabalho para mim, eu tava tão de boas só aqui fazendo o meu serviço sossegada. Eu estava sofrendo com a dor do crescimento, era um desafio para mim passar por isso, é muito mais fácil correr do desafio do que que enfrentá-lo, mas se eu fizesse isso eu não ia me desenvolver, eu ia perder uma oportunidade massa só por medo do desafio e medo de sair da minha zona de conforto.

Com essa experiência eu pude enfrentar alguns medos: o medo de voar, nossa eu morro de medo de avião, já voei várias vezes, mas ainda estou superando esse medo, é doloroso o processo, mas necessário. Voar é ter liberdade, é um meio de você alcançar seus sonhos. Além do medo de voar, pude enfrentar o medo de falar em público, o medo do julgamento, o medo de não estar preparada. Foram vários medos e o enfrentamento de cada um deles foi dolorido, mas eu fui capaz de superar todos eles para o meu próprio bem, o meu crescimento e evolução.

Foto minha com a minha mala embarcando no avião (à direita) e foto minha segurando uma caixa do remédio dramin, na sala de embarque do aeroporto

Contudo eu posso declarar que com certeza sou uma nova pessoa depois dessa experiência, olha o tanto de habilidades que eu tive que exercitar e o tanto de coisas novas que eu aprendi. Eu queria te incentivar a fazer parte disso também, vamos juntos evoluir na carreira e contribuir para a comunidade? Fica aí o meu convite.

--

--