SOBRE O BLOG

gabriela feitosa
quitandadapretablog
2 min readJun 10, 2019

Conheça um pouco o Quitanda da Preta

Olá, sou Gabriela Feitosa, mantenedora deste blog. O Quitanda da Preta é um projeto pessoal há muito tempo guardado, esperando a hora certa para nascer. Desde os 14 escrevo e, depois de tomar coragem, pensei em concentrar alguns textos aqui. Este blog, no entanto, não existe somente a partir de mim. Sendo uma mulher negra, priorizo essa temática no conteúdo. Então, você vai encontrar no Quitanda, percepções sobre o mundo a partir de mim, uma mulher negra. O objetivo principal é utilizar este espaço para desabafos, discussões e tantas outras coisas que podem surgir a partir de nosso contato.

Espero que sinta-se confortável lendo o conteúdo e, mais do que isso, que meus textos possam causar, mesmo que mínima, uma transformação dentro de cada um que por aqui passar. É a primeira vez que me aventuro em projetos do tipo. O Quitanda, aliás, é um projeto imensamente íntimo. Resolvi compartilhar os textos a partir de leituras que também fiz de mulheres negras. Depois de ficar imersa nesse mundo (um beijo pra Yasmin da Zumbis Russos, mulher que sempre me atravessou), pensei que também seria interessante dividir muitas de minhas agonias.

Para além disso, sou estudante de Comunicação Social — Jornalismo na Universidade Federal do Ceará. Então, talvez você encontre conteúdos do tipo aqui no blog. Tenho 20 anos, atualmente estagiária em um veículo de comunicação do Ceará, filha de Maria de Fátima (você vai ler muito sobre ela) e João Feitosa. Ainda tenho um sonho grande de trabalhar com educação, mas resolvi me aventurar no Jornalismo pelas possibilidades da profissão. Possibilidades, essas, que quero ver transbordar aqui.

O nome do blog veio após uma aula de História dos Afrodescendentes no Brasil, quando o professor explicou que quitanda é um nome de origem africana e se refere às mulheres negras que trabalhavam com vendas no período ‘’’’’pós’’’’ escravidão. Eis aqui, então, minha quitanda.

Você pode me encontrar no Facebook, Instagram, no Afetos Periféricos e no Mídium.

Seja bem vinde/a/o ao Quitanda da Preta. Um abraço apertado!

--

--

gabriela feitosa
quitandadapretablog

Mulher negra comunicadora. Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com passagem pelo Jornal O POVO, Yahoo Brasil e mais.