Part2: Conhecendo um pouco a R2U pelos olhos do nosso time: o que fazemos, nossa cultura, crescimento profissional e muito mais…

Mayara Stein
R2U Augmented Reality
6 min readOct 28, 2020

Nesta série de posts vamos compartilhar um pouco sobre como é trabalhar na R2U e como é a experiência de fazer parte do nosso time.

Eu faço parte do time de desenvolvedores da R2U, entrei a pouco tempo e vou conversar com o nosso time 3D para compartilhar um pouco do nosso dia-a-dia na R2U. Atualmente somos formados por um time de 25 pessoas, distribuídas em 5 equipes.

Hoje iremos conversar com o nosso time de 3D. A Duda, que entrou há pouco tempo, vai nos contar como está sendo a sua experiência na R2U.

Conte um pouco sobre a R2U.

Duda A R2U é uma empresa que produz experiências visuais com o uso de Realidade Aumentada e Computação Gráfica, trazendo produtos de alta qualidade e praticidade para seus clientes. É uma empresa que possui times de extrema qualidade, pessoas que se dedicam para que em conjunto tudo dê certo e possam entregar o melhor aos clientes.

Como foi o seu processo seletivo na R2U?

Duda Em abril de 2020 apareceu uma oportunidade na empresa com uma vaga de estágio para 3D Artist. Após enviar o currículo e ser selecionada para a segunda fase, tive que fazer dois desafios de modelagem e texturização a partir de imagens enviadas, seguindo uma descrição bem detalhada e me deram todo o suporte necessário para que eu entendesse qual seria a entrega, podendo tirar qualquer dúvida que surgisse. Passei para a terceira e última fase do processo seletivo que era uma entrevista via call. Nessa última fase eu não passei, mas dentre 150 pessoas me destaquei, fui elogiada pelo meu perfil, entrega e dedicação. Fui avisada de que tentariam abrir mais uma vaga futuramente e iriam entrar em contato. Em agosto de 2020, foi aberta uma nova vaga e entraram em contato comigo como haviam comentado. Fiquei muito surpresa e feliz pois queria muito fazer parte do time R2U!

Qual o seu papel na R2U?

Duda Eu ocupo a vaga de 3D Artist na R2U, crio experiências visuais com modelagem, texturização, renderização de objetos 3D, otimização de assets e criação de shaders, texturas e materiais.

Com quais tecnologias / ferramentas você trabalha atualmente?

Duda Atualmente trabalho com o software de modelagem Blender. Um add-on muito usado é o Hana, e na empresa temos um time que se dedica inteiramente a esse add-on para tornar o nosso trabalho mais dinâmico, rápido e inteligente. Para organização do time usamos o Jira, assim todos sabem pelo que cada um está responsável e quais as demandas dos clientes a cada semana. Com isso transformamos os modelos e imagens em tecnologia de Realidade Aumentada (RA) e Computação Gráfica, imagens geradas por computador (CGI).

Como as equipes da R2U são no cotidiano?

Duda Todas as equipes apresentam uma boa comunicação entre si, sempre apresentam bons resultados e ideias para que a empresa cresça cada vez mais. Falando particularmente do time de que faço parte, somos bem comunicativos, nos falamos todos os dias, todos sempre dispostos a ajudar um ao outro em qualquer dificuldade que apareça. Estamos nos desafiando a fazer entregas maiores e mais rápidas para satisfação dos clientes.

Conte um pouco sobre a cultura da empresa.

Duda A cultura da empresa está baseada em 6 pilares: Ownership, para que todos se sintam donos e se dediquem para que sempre seja entregue o melhor; Conhecimento compartilhado, é extremamente presente dentro dos times, para que um ajude o outro, e fora dos times, para que todos entendam os processos que não estão sob sua responsabilidade mas que caminham no mesmo objetivo que o seu; Seja você mesmo, a empresa respeita e aceita cada um como é, dá total suporte caso precise, e com essa liberdade através das pessoas surgem sempre novas ideias que agregam ao crescimento da empresa como time e em suas entregas; Aproveite o passeio, para que cada um se entregue a esse trabalho e crie novas amizades, novos conhecimentos pessoais e profissionais; Espírito empreendedor, para que a empresa caminhe bem, buscando sempre novas oportunidades, persistindo, arriscando, mas sempre apresentando qualidade, eficiência, comprometimento; e Acredite no impossível para que todos saiam da caixinha, se desafiem, arrisquem em coisas que acreditavam não ser possível para elas e levem a imaginação além.

Como está sendo o seu crescimento profissional na empresa?

Duda É impressionante a minha evolução pessoal dentro da empresa desde quando cheguei. Me sinto parte de algo, tão importante quanto os outros. Somos um time e caminhamos na mesma direção. Comecei com pouca experiência profissional, hoje já tenho noção da estruturação da empresa, do funcionamento geral e de cada um dos times. Em relação ao meu trabalho direto, cada dia que passa aprendo mais coisas, fico mais ágil, mais esperta e mais atenta. Consegui desenvolver habilidades que com certeza usarei ao longo da minha vida profissional.

Como está sendo o trabalho durante a pandemia?

Duda Eu entrei na empresa durante a pandemia, todo o processo seletivo foi extremamente cuidadoso e dentro de todas as normas de segurança. Usamos ferramentas para nos comunicarmos de maneira rápida e fácil ao longo do dia, com chats e chamadas de vídeo. Claro que pela situação existe uma falta de contato com as pessoas, mas a empresa apresentou uma ideia muito legal e que tem dado muito certo para que as pessoas que não têm tanto contato se conheçam e se falem mais. É o #nicetomeetyou, que separa meia hora em um dia da semana e sorteia uma pessoa da empresa para você conversar. Tem sido muito importante, principalmente no meu caso, que já entrei na empresa quando todos estavam em isolamento então tenho a oportunidade de conversar com outras pessoas e melhor conhecê-las. A empresa está totalmente ciente do que estamos vivendo e, apesar da flexibilização, respeita o momento de cada um. Aqueles que querem e se sentem confortáveis podem ir ao escritório, seguindo as normas da OMS, com uso de máscara, álcool em gel, distanciamento etc. Àqueles que preferem ficar em casa, a empresa dá total liberdade e suporte caso precisem de algum equipamento.

O que faz a R2U ser especial para você?

Duda Antes de entrar eu admirava o trabalho e a sacada de negócio, é algo extremamente tecnológico e acompanha os avanços de hoje em dia, trazendo imagens ultra realistas, experiências em Realidade Aumentada e imagens 3D, tudo na mais alta qualidade para seus clientes. Agora que faço parte desse time admiro mais ainda os trabalhos e entregas, por saber da organização e dedicação de cada um dos times que existe por trás disso. Acho que o cuidado com cada um, a maneira que te fazem sentir importante e parte disso é muito bom. Eu visto a camisa R2U!

Nos conte o que achou desse papo com a Duda! Esperamos ter esclarecido um pouco sobre como nós trabalhamos. Para saber mais, acesse nosso site. Se você se interessou pela R2U, venha fazer parte desse time (jobs@r2u.io).

--

--