Quais os lançamentos mais aguardados para a Realidade Aumentada em 2021?

Felippo Boaretto
R2U Augmented Reality
4 min readMay 6, 2021
Desenho de um homem segurando um sextante, instrumento de navegação marítima, mira uma estrela para calcular o horizonte, representando as ações que podemos tomar dadas as inovações em Realidade Aumentada que estão por vir. | Disponível em: pixabay.com

A tecnologia está sempre se reinventando e para não perder nada, temos que ficar por dentro das atualizações. Para isso, reunimos os lançamentos mais aguardados por nossos especialistas para a Realidade Aumentada em 2021.

Entre as tendências, falamos sobre ferramentas e aplicações para smartphones, navegadores, plataformas digitais e até mesmo sobre otimização para buscas no Google. Confira abaixo:

Tecnologia 5G

A tecnologia 5G teve a sua estreia na Coreia do Sul em 2019. Em seguida, países como Japão, Estados Unidos e China seguiram os passos também investindo na novidade.

A tecnologia ainda não se firmou por completo em terras brasileiras, mas o Leilão do 5G está próximo. As empresas já estão se preparando para ela.

Operadoras como Vivo, TIM e Claro já estão testando a faixa de frequência de 3,5 GHz, necessária para a tecnologia funcionar. Também conduzem testes de funcionalidade neste momento.

Para a Realidade Aumentada, essa inovação vai ser incrível, pois aparelhos que rodam em redes mais baixas hoje enfrentam dificuldade para interagir com um modelo 3D mais complexo. Isso causa demora e frustração no usuário.

Com a velocidade 5G, além da rapidez na transmissão de dados, teremos também mais estabilidade na conexão e uma maior interconectividade entre dispositivos.

Melhorias no WebXR

Certamente uma área muito importante entre as tendências esperadas para a Realidade Aumentada é o chamado WebXR.

Ele possibilita trabalhar de modo mais independente, sem a necessidade de redirecionamento do usuário para o Scene Viewer.

O principal benefício do WebXR é permitir maior dinamismo na Interface do Usuário.

Podemos utilizar botões, textos explicativos e a interatividade com o modelo dentro da própria experiência.

Porém, até agora, ele é um pacote bem lento além de não ser compatível com todos os dispositivos e navegadores. Mas temos algumas novidades nesse sentido:

Google Chrome 90

Entre as melhorias trazidas na versão 90 do Google Chrome, estão novas APIs que melhoram a experiência de navegadores que utilizam a Realidade Aumentada. São elas:

  • WebXR Depth;
  • WebXR AR Lightning Estimation.

Google WebXR

A recente criação do Experiments with Google, um laboratório virtual voltado a apresentar conceitos futuros da empresa, é o Google WebXR.

Com ele, foram apresentados os seguintes aplicativos:

  • Measure Up: ferramenta que tira medidas de objetos do mundo real, que variam em comprimento, largura, profundidade, volume, etc.;
  • Sodar: um radar que confere a distância de dois metros entre as pessoas, conforme o recomendado na pandemia;
  • Floom: voltado ao entretenimento, permite ao usuário explorar o Planeta Terra de onde estiver, inclusive “cavando” buracos até o outro lado do mundo;
  • Picturescape: permite uma experiência imersiva na galeria do Google Fotos.

Godot 3.3

O Godot é uma ferramenta de jogos de código aberto que permite a criação de jogos em 2D e 3D dentro de uma única interface.

Dentre outras características, sua versão 3.3 apresenta melhorias no renderizador e, principalmente, um suporte WebXR.

Inovação no scanner LiDAR do IPhone

Recentemente a Apple havia atualizado seu software para o iOS 14.5 e agora foi a vez do Clips.

O aplicativo de vídeos da empresa teve uma atualização para a versão 3.1, trazendo novas experiências de Realidade Aumentada através do scanner LiDAR.

Com o scanner disponível no iPhone 12 Pro e iPad Pro, é possível modificar um espaço com efeitos visuais imersivos e compartilhá-lo com outras pessoas. Incrível, não é?

Os efeitos inseridos foram:

  • Prisma;
  • Confete;
  • Discoteca;
  • Pista de dança;
  • Brilho;
  • Poeira estelar; e
  • Corações.

Google AR Snippets

Por fim, mas não menos importante, está a possibilidade de encontrar nas pesquisas Google alguns modelos 3D e links para a experiência em Realidade Aumentada de forma destacada, entre os chamados Featured Snippets, ou posição zero das páginas de pesquisa!

Destaque de uma reportagem retirada do site ARtillery, mostando a possibilidade de visualizar em Realidade Aumentada uma miniatura de um personagem dos últimos filmes da série Star Wars.

Sabe quando você busca por algo e, antes dos resultados listados normalmente, aparecem fotos, listas ou um pequeno texto destacado? Estes são os Feature Snippets do Google.

Hoje, já podemos encontrar a Realidade Aumentada neste espaço digitando por exemplo “cachorro” em um dispositivo móvel que suporta a tecnologia.

Além de aproximar ainda mais o grande público da tecnologia de Realidade Aumentada já disponível, será uma excelente oportunidade para se destacar nos mais diversos segmentos.

Enquanto isso

Aqui na R2U, aguardamos animados por estes lançamentos e várias outras novidades que devem chegar ao mercado nos próximos meses.

Você é um entusiasta das tecnologias de Experiência Imersiva e Realidade Expandida? Sentiu falta de alguma novidade aqui? Conte para nós!

--

--