Realidade Aumentada: o novo padrão de compra do brasileiro

Felippo Boaretto
R2U Augmented Reality
3 min readFeb 18, 2021
Duas amigas estão sentadas no sofá usam um celular para experimentar a realidade aumentada em sua sala.

Você se imagina comprando uma nova roupa ou um acessório sem informações básicas sobre tamanho ou foto? Como consumidores, já nos acostumamos a exigir estes recursos dos e-commerces, e quem ficou para trás já não deve estar mais no mercado, não é mesmo?

O mesmo está acontecendo com a tecnologia 3D: em mercados como o de móveis e de eletrodomésticos, estamos nos acostumando a buscar produtos online com o auxílio da Realidade Aumentada, evitando comprar aquela mesa que não cabe na sala ou ter de tirar medidas e perceber que se confundiu na hora do recebimento.

A tecnologia já está entre nós!

O NewYorkTimes veiculou há algumas semanas uma lista das tecnologias que vão invadir nossas vidas em 2021, entre elas a Realidade Aumentada (RA).

Segundo o veículo de comunicação, os publicitários esperam gastar este ano cerca de US$ 2,4 bilhões em propagandas baseadas em Realidade Aumentada, 71% a mais que em 2020!

Em dezembro, o Google lançou, em parcerias com as maiores marcas do segmento de beleza, um serviço de busca e experimentação com AR (da sigla em inglês Augmented Reality) via o próprio app do buscador. Por enquanto, o serviço está disponível apenas para os usuários dos EUA. Veja como a experiência está rolando por lá:

Demonstração da mais nova ferramenta lançada pelo Google: usando realidade aumentada a partir do celular, pode-se buscar pelas maquiagens oferecidas por grandes marcas e então ver como ficam no rosto.

Já no Brasil, especialmente na compra de móveis e eletrodomésticos, já podemos contar com a Realidade Aumentada em sites como Mobly, Empório Beraldin e Electrolux, que permitem uma experiência inovadora e cativante, trazendo a segurança que desejamos em cada compra.

Demonstração de realidade aumentada em uma das página de produto da Mobly. Na foto, vemos um gif que mostra um sofá vermelho que pode ser manuseado em 360° antes de experimentarmos como ficaria em nosso espaço, acessando o recurso por um QRCode posicionado no canto inferior esquerdo da imagem do sofá.
Campanha da Le Lis Blanc no Instagram mostra o posicionamento de um de seus acessórios em um canto da sala, a partir da realidade aumentada em um dispositivo móvel (celular).

Acima, temos o site da Mobly, com um Modelo 3D de seu sofá-cama Suede. Já ao lado, o que você vê é a experiência de selecionar aquele item que combina exatamente com o cantinho de sua sala, usando apenas a infraestrutura oferecida por seu celular, seja ele um iPhone ou Android, em uma ação que nossos parceiros Le Lis Blanc fizeram há alguns meses atrás.

Hoje em dia, já não precisamos mais comprar aparelhos caros como um óculos 3D que custaria uma viagem à Europa para termos esta experiência. Também não precisamos mais baixar apps em cada loja visitada… Basta que a empresa em que compramos ofereça RA em sua página de produto.

Se aquela marca que você curte ainda não oferece esta tecnologia aos seus clientes, vale mostrar a possibilidade a eles. E se você é um fabricante de móveis ou eletrodomésticos e deseja oferecer uma experiência de compra facilitada ao seu público, a R2U pode ajudar.

--

--