A aprendizagem invisível
(Este artigo foi publicado como parte de um experimento com a intenção de produzir um e-portfólio educacional utilizando o Medium. Confira o resultado final da experiência.)
Durante a disciplina Mobile Learning pude ter a experiência de produzir um aplicativo para smartphone utilizando a ferramenta web Como App Maker. A postagem que fiz no fórum da disciplina por ocasião da entrega do aplicativo conta como foi o desenvolvimento:
O aplicativo chama-se “O que é Educação Democrática?” e pretende ser um mini-curso introdutório ao assunto das Escolas Democráticas.
Primeiramente fiquei em dúvida sobre qual seria o tema do aplicativo… Depois de pensar durante alguns dias cheguei à conclusão de que em ciências humanas, que é minha área de interesse, um bom app educativo seria uma espécie de introdução a assuntos específicos. Um guia multimídia do tipo “O que é…” que pudesse conduzir o usuário a se informar sobre algum conteúdo de forma introdutória, mas apresentando recursos hipertextuais caso se queira aprofundar mais sobre as questões pertinentes ao assunto.
Assim, diversos microassuntos poderiam ser explorados de forma satisfatória… No caso da filosofia, por exemplo, poderiam ser filósofos, obras filosóficas, conceitos, correntes filosóficas e períodos da história da filosofia. Cada aplicativo tratando sobre um tema bem específico com essa abordagem. Por exemplo, “O que é Filosofia Cínica?” ou então “O que é Ética Aristotélica?”. A mesma lógica de abordagem dos assuntos se aplicaria a outras áreas do pensamento, como a educação, poderíamos ter então “O que é construtivismo?” ou “O que é aprendizagem móvel?”… Nesse sentido resolvi exporar meu tema predileto em educação que é a educação democrática.
Assim parti de um primeiro ponto para formalizar a ideia… Qual é o conceito de educação democrática, como ele se coloca na história e que tipo de expressão na realidade ele adquire. Nisso encontrei as duas primeiras sessões do aplicativo. Primeiro uma introdução simples do conceito no contexto de sua história, surgindo a sessão “história e conceito” onde é apresentado um resumo do desenvolvimento dessa ideia na história da educação moderna. Em segundo, uma seção que apresentasse os desdobramentos contemporâneos desta vertente. Nisso a ideia de um catálogo com escolas históricas e representativas foi um passo natural. A tarefa de apresentar a ideia básica já está embutida nessas duas sessões. Sobra agora o aprofundamento hipertextual. Foi assim que surgiram as sessões de vídeos, referências bibliográficas e links. Com especial atenção aos vídeos, que fazem um aprofundamento mais imediato em relação ao livro, separei várias playlists, uma por escola e mais uma com vídeos e documentários de desenvolvimento mais geral do tema.
Por fim um endereço de email para contato para tornar o processo um pouco mais vivo e pessoal. Este recurso vem em socorro à dificuldade de se criar qualquer tipo de exercício que seja coerente com o tema, já que exercícios pré-formatados são pouco afeitos à aprendizagem espontânea. Nesse caso a melhor solução é a abertura para o diálogo de forma a continuar e complementar o aprendizado. O processo todo foi uma descoberta do potencial da tecnologia móvel para o ensino em ciências humanas. Evidentmente que este é apenas um primeiro esboço que pode ser bem mais aprimorado no conteúdo, na fluidez da usabilidade e na eficácia do formato como um todo.
O aplicativo pode ser acessado através da leitura do QRcode, como também o arquivo .apk pode ser baixado para um smartphone android e instalado (a instalação diretamente no smartphone oferece uma experiência mais fiel de como o aplicativo foi planejado do que pela simulação proporcionada pelo link contido no QRcode).
Baixe aqui o arquivo .apk para instalar diretamente em um android caso não consiga baixar através do banner.
Todas as referências, links, vídeos e artigos que consegui coletar no material do curso e nos fóruns sobre aprendizagem móvel encontram-se organizadas em um caderno de notas no Evernote, o qual pode ser acessado através deste link:Caderno de Notas “Mobile Learning”