Brincar é a melhor forma de aprender

Rafael Caputo
Rafael Caputo-Portfólio
3 min readOct 29, 2015

(Este artigo foi publicado como parte de um experimento com a intenção de produzir um e-portfólio educacional utilizando o Medium. Confira o resultado final da experiência.)

Na disciplina “Games, Simulações e Mundos Virtuais em Educação” entrei em contato com as técnicas de uso de games, gamificação, simuladores e mundos virtuais na educação.

Em um primeiro momento descobri como o uso de QRcodes pode ser muito interessante na educação. Tive a oportunidade de elaborar um QRcode contendo minha apresentação pessoal.

Ao longo do curso tive um contato intenso com as leituras propostas, o que me motivou a produzir um pequeno resumo com os pontos que achei mais interessante em cada artigo lido. Estes resumos encontram-se no documento abaixo:

(O mesmo documento pode ser melhor visualizado acessando este link: RESUMOS DOS TEXTOS LIDOS DURANTE A DISCIPLINA GAMES, SIMULAÇÕES E MUNDOS VIRTUAIS EM EDUCAÇÃO)

Na medida em que ia aprofundando meus conhecimentos teóricos sobre o uso educativo de mundos virtuais, pude ter minha experiência prática com este tipo de ambiente virtual. Criei um avatar no Second Life e no Active Worlds e explorei um pouco destes mundos. Abaixo estão algumas fotos que tirei enquanto desbravava os mundos virtuais. A primeira foto é o meu avatar no second life e as outras duas são do meu avatar no Active Worlds.

Como encerramento para a disciplina, elaborei um plano para um jogo de simulação para ser aplicado em aulas de filosofia. Aproveitei da inspiração com a escolas democráticas que estudei na disciplina de tendências e pensei em um jogo que pudesse simular um ambiente democrático em escolas não democráticas. Desta forma, as aulas de filosofia serviriam para que os alunos pudessem exercitar sua imaginação e abstração ao criarem juntos em uma assembléia democrática uma cidade utópica. O documento que explica o funcionamento do jogo pode ser lido abaixo:

(O mesmo documento pode ser melhor visualizado acessando este link: O Jogo da Cidade Perfeita)

Todas as referências, links, vídeos e artigos que consegui coletar no material do curso e nos fóruns sobre games, simulações e mundos virtuais em educação encontram-se organizadas em um caderno de notas no Evernote, o qual pode ser acessado através deste link: Caderno de Notas “Games, Simulações e Mundos Virtuais em Educação”

 by the author.

--

--

Rafael Caputo
Rafael Caputo-Portfólio

Filósofo edupunk, interessado na disseminação de aprendizagens autônomas com o auxílio da tecnologia.