O primeiro passo é sempre fazer um desenho

Rafael Caputo
Rafael Caputo-Portfólio
2 min readOct 28, 2015

(Este artigo foi publicado como parte de um experimento com a intenção de produzir um e-portfólio educacional utilizando o Medium. Confira o resultado final da experiência.)

O meu primeiro passo no processo de aprendizagem deste curso foi com a disciplina de Design Educacional, na qual aprendi como projetar um curso (seja presencial ou a distância).

Foi também o meu primeiro contato com um curso à distância, um momento onde pude perceber a força e a dinâmica desta modalidade de educação, principalmente na interação com os colegas e professores nos fóruns.

Nesta disciplina pude entrar em contato também com os principais conceitos usados na preparação de um curso à distância e que seriam aprofundados no decorrer das demais disciplinas. Dentre estes conceitos, os que mais me chamaram a atenção foram os tipos de design educacionais que podem ser aplicados em um planejamento pedagógico.

Assim, temos o design Fixo em que todas as ações de ensino e aprendizagem são pré-determinadas e fechadas e um todo homogêneo e uniforme. Mas podemos pensar também em um design mais aberto em que o planejamento do curso é apenas um guia que pode ser usado como referência para o processo de aprendizagem e que pode, entretanto, mudar dependendo de que rumos os estudantes e professores decidam escolher ao longo do curso. Da mesma forma há o design contextualizado no qual, com o auxílio da tecnologia computacional, diferentes possibilidades de caminhos para a aprendizagem são apresentadas aos estudantes na medida e na maneira em que estes forem dominando os conteúdos.

A reflexão sobre estes conceitos me permitiu encontrar um paralelo com os estudos sobre a educação filosófica segundo Platão. Este paralelo entre os modernos conceitos do design educacional e a filosofia antiga resultou no meu primeiro trabalho no curso na forma de uma Pecha Kucha na qual procurei esboçar o sentido desta comparação. Este foi o meu primeiro contato com a modalidade de apresentação Pecha Kucha e foi uma experiência muito construtiva. O resultado pode ser visto no vídeo abaixo:

Todas as referências, links, vídeos e artigos que consegui coletar no material do curso e nos fóruns sobre design educacional encontram-se organizadas em um caderno de notas no Evernote, o qual pode ser acessado através deste link: Caderno de Notas “Design Educacional”

 by the author.

--

--

Rafael Caputo
Rafael Caputo-Portfólio

Filósofo edupunk, interessado na disseminação de aprendizagens autônomas com o auxílio da tecnologia.