Planejando de forma mais abrangente

Rafael Caputo
Rafael Caputo-Portfólio
3 min readOct 28, 2015

(Este artigo foi publicado como parte de um experimento com a intenção de produzir um e-portfólio educacional utilizando o Medium. Confira o resultado final da experiência.)

Em seguida, com a discilpina Gestão em Tecnologia Educacional e Educação à Distância, pude experimentar o planejamento de uma forma mais abrangente do que em Design Educacional.

Se em Design aprendi as noções básicas sobre o planejamento do aspecto pedagógico de um curso à distância, em Gestão pude entender como se dá o planejamento da educação à distância de uma forma mais abrangente, envolvendo a instituição educacional como um todo.

A formulação deste planejamento institucional da educação à distância pode ser melhor compreendida se primeiro tomarmos consciência dos três aspectos mais importantes da instituição que devem estar previstos no plano. Cito abaixo minha participação no fórum quando foi pedido que fossem enumerados os itens que compõem estes aspectos:

Aspecto Administrativo:
Quanto ao aspecto administrativo é importante primeiro formular uma análise do contexto do mercado em que o curso de EAD irá atuar para se ter uma noção maior de posicionamento. Então deve-se levar em conta a análise interior para estabelecer uma identidade institucional, determinando uma missão e visão claras para a empresa. A partir destes dois primeiros pontos pode-se estabelecer os objetivos que devem ser alcançados para realizar essa identidade e, tendo em vista estes objetivos, podemos levantar os recursos financeiros e humanos necessários e estratégias operacionais viáveis para atingi-los.

Aspecto Técnico:
O aspecto técnico envolve toda a estrutura tecnológica necessária para manter o curso de EAD em funcionamento. Devem ser levados em consideração, por exemplo, a estrutura de rede que irá hospedar o curso, o suporte técnico para a própria equipe e para os alunos do curso, além de determinar os softwares mais adequados a serem usados durante o curso, principalmente o AVA. Esta etapa deve levar em conta todo o armazenamento e tratamento dos dados recolhidos durante o curso e também o design das interfaces de interação com conteúdos e participantes.

Aspecto Pedagógico:
O aspecto pedagógico diz respeito às metodologias didáticas que irão ser adotadas durante o curso, assim como os conteúdos, as ementas das disciplinas, cronogramas e abordagens de professores e tutores do curso em relação aos alunos. As estratégias pedagógicas devem levar em conta as escolhas tecnológicas da etapa técnica e suas limitações, assim como também respeitar as estratégias operacionais estipuladas a partir da identidade institucional e da análise de mercado.

Terminei a disciplina com a formulação de um plano de gestão para um curso de EAD a partir dos aspectos citados acima. Nesta etapa conheci e apliquei algumas técnicas e ferramentas bastante úteis para a montagem de um plano de gestão. Entre elas cito a Análise SWOT que ajuda na tomada de consciência das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que possivelmente podem aparecer durante a execução do plano.

O plano que montei ao final da disciplina é voltado para uma escola que oferece cursos livres na área de tecnologias de código aberto. Este Plano de Gestão de Educação à Distância pode ser lido logo abaixo:

(O mesmo documento pode ser melhor visualizado acessando este link: Plano de Gestão de Educação à Distância)

Todas as referências, links, vídeos e artigos que consegui coletar no material do curso e nos fóruns sobre gestão em tecnologia educacional encontram-se organizadas em um caderno de notas no Evernote, o qual pode ser acessado através deste link: Caderno de Notas “Gestão em Tecnologia Educacional e Educação à Distância”

 by the author.

--

--

Rafael Caputo
Rafael Caputo-Portfólio

Filósofo edupunk, interessado na disseminação de aprendizagens autônomas com o auxílio da tecnologia.