Recompensa e punição é a forma mais inferior de educação. ~ Zhuangzi

Rafael Caputo
Rafael Caputo-Portfólio
3 min readOct 29, 2015

(Este artigo foi publicado como parte de um experimento com a intenção de produzir um e-portfólio educacional utilizando o Medium. Confira o resultado final da experiência.)

Na disciplina de Avaliação pude aperfeiçoar o projeto de jogo esboçado na disciplina de Games, preparando para ele um módulo avaliativo aplicando os conceitos aqui aprendidos de avaliação de entrada, avaliação formativa e avaliação somativa. O resultado pode ser conferido abaixo:

(O mesmo documento pode ser melhor visualizado acessando este link: O Jogo da Cidade Perfeita (Módulo Avaliativo))

Nesta disciplina também pude entrar em contato com a teoria dos estilos de aprendizagem, tendo a oportunidade de realizar dois testes, Honey Alonso e VARQ, que me permitiram analisar o meu estilo de aprendizagem. Minha análise sobre os resultados dos testes publicada no fórum da disciplina segue abaixo:

Os resultados dos meus testes de estilos de aprendizagens foram os seguintes:

Questionário Honey-Alonso: Ativo — 14 Reflexivo — 13 Teórico — 8 Pragmático — 5

Questionário VARK: V5 A10 R8 K8

Me assustei com o resultado do Honey-Alonso porque sempre me achei mais reflexivo do que ativo e no entanto atingi pontuação 14 no ativo. De qualquer forma o estilo reflexivo tem quase que a mesma importância… O complicado é que são praticamente opostos, o que quer dizer isso então? O questionário VARK pode ajudar a compreender melhor, já que o estilo aural predominou, com uma tendência para leitura e escrita e cinestésico.

A combinação dos estilos ativo, reflexivo e aural sugerem que minha melhor performance de aprendizado dá-se através do diálogo. E realmente é no diálogo (principalmente o diálogo presencial) que consigo atingir meu desempenho máximo em motivação, interesse e aprendizado em qualquer disciplina. Não é por outra razão que minha paixão é a filosofia, disciplina na qual me sinto super à vontade, não por causa das teorias complicadas e abstratas, mas pelo princípio dialógico de inquirir junto com outros colegas em busca do conhecimento. Por uma feliz casualidade acabei me formando em filosofia escrevendo uma monografia sobre a importância da oralidade e do diálogo presencial na filosofia de Platão.

Disso já se deduz uma leve dificuldade em acompanhar um curso à distância… Pois mesmo com o uso do fórum, a falta de diálogos mais orgânicos causa uma grave sensação de isolamento, levando à desmotivação… Os encontros síncronos sempre são os momentos mais interessantes…

Por fim, tive a oportunidade também de realizar um trabalho em grupo com um excelente nível de colaboração que resultou em um ótimo trabalho, no qual eu e as colegas Clarissa Tams e Carolina Wolff criamos um plano de tutoria para um curso de treinamento para professores no uso de ferramentas da web 2.0 em sala de aula. O documento do plano encontra-se abaixo:

(O mesmo documento pode ser melhor visualizado acessando este link: PLANO DE TUTORIA — O USO DE FERRAMENTAS DA WEB 2.0 PARA EDUCADORES)

Juntamente com este plano de tutoria, elaboramos também um formulário no google formulários para servir como avaliação de entrada no curso:

(O mesmo documento pode ser melhor visualizado acessando este link: Avaliação de Entrada — Curso Ferramentas da Web 2.0 para Educação)

Todas as referências, links, vídeos e artigos que consegui coletar no material do curso e nos fóruns sobre avaliação encontram-se organizadas em um caderno de notas no Evernote, o qual pode ser acessado através deste link:Caderno de Notas “Avaliação”

 by the author.

--

--

Rafael Caputo
Rafael Caputo-Portfólio

Filósofo edupunk, interessado na disseminação de aprendizagens autônomas com o auxílio da tecnologia.