Um mapa com a trajetória dos ventos

Rafael Caputo
Rafael Caputo-Portfólio
2 min readOct 28, 2015

(Este artigo foi publicado como parte de um experimento com a intenção de produzir um e-portfólio educacional utilizando o Medium. Confira o resultado final da experiência.)

Durante a disciplina de “Tendências em Tecnologia Educacional e Educação à Distância”, pude vislumbrar com a experiente e prestativa ajuda do professor José Moran para onde sopram os ventos da tecnologia educacional.

Através de um excelente livro indicado pelo professor, entramos em contato com algumas escolas das mais interessantes do mundo. O livro chama-se “Volta ao mundo em 13 escolas” e relata a história de 13 escolas ao redor do mundo com propostas inovadoras para a educação. O livro pode ser baixado livremente clicando na imagem:

Ao fim da disciplina redigi um pequeno ensaio sobre a tendência que mais me agradou após a leitura do livro, que são as escolas chamadas de democráticas, pois abrem a possibilidade de seus alunos escolherem como fazer a própria educação e como gerir a própria escola. O texto pode ser lido abaixo:

(O mesmo documento pode ser melhor visualizado acessando este link: A Escola Democrática e a Minha Inquietação Existencial)

Referência:

  • GRAVATÁ ANDRÉ [et al.]. Volta ao Mundo em 13 Escolas. São Paulo: Fundação Telefônica. 2013.

Todas as referências, links, vídeos e artigos que consegui coletar no material do curso e nos fóruns sobre as tendências das tecnologias educacionais encontram-se organizadas em um caderno de notas no Evernote, o qual pode ser acessado através deste link: Caderno de Notas “Tendências em Tecnologia Educacional e Educação à Distância”

 by the author.

--

--

Rafael Caputo
Rafael Caputo-Portfólio

Filósofo edupunk, interessado na disseminação de aprendizagens autônomas com o auxílio da tecnologia.