Deixando a Vida de Fodido S01E01

Rafael Izzo
RafaelIzzo
Published in
6 min readApr 6, 2017
Se tivesse isso no meu bolso hoje, eu seria um homem feliz

Eu nunca fui daquele tipo de pessoa que estabelece metas e expectativas pra um novo ano, que faz desejos e simpatias, nunca acreditei nessas baboseiras. Mas o fato é que 2017 tá sendo um ano de muitas mudanças pra mim. Em fevereiro decidi que tentaria mudar meus hábitos e ser mais saudável, e até aqui tenho sido bem sucedido. Emagreci mais de 10 quilos em pouco mais de 2 meses e estou contando os dias para voltar ao meu médico e esfregar na cara dele todos esses resultados. Sou competitivo e tô encarando o meu médico como um rival mesmo, tô nem aí.

O fato é que essa mudança de atitude ocasionou outras alterações no meu estilo de vida, além dos resultados na balança. Eu percebi que ao contrário do que sempre imaginei, eu conseguiria sim ser mais regrado e seguir uma rotina um pouco menos caótica. Mais do que me sentir bem com meu corpo, estou me sentindo muito bem com a minha mente nesse momento da minha vida. E pra aproveitar essa onda, eu me propus a realizar mais uma mudança. Dessa vez o escolhido foi o bolso.

Amigos, além do time dos gordinhos, eu sempre fiz parte do time dos fodidos financeiramente. Desde o início da minha vida profissional, o cheque especial é o meu amigo mais íntimo, é ele que ouve as minhas lamentações mais profundas todo mês. E também é a ele que eu endereço os meus xingamentos mais cabeludos. E eu já tenho experiência o suficiente pra perceber que o meu problema não é o quanto se ganha, pois mesmo com mudanças de emprego e aumento de salário, minha situação financeira sempre esteve no limite.

Duas características básicas definem minha vida financeira: Quase nunca temos dinheiro e quase nunca sabemos onde nosso dinheiro foi pagar. A coisa em casa funciona mais ou menos assim: o mês começa, as contas chegam, o salário ameaça cair na conta mas antes de pousar ele simplesmente evapora. Ou melhor, acho que ele some sem evaporar pois não sentimos nem o cheiro dele. E um mês bom pra gente é um mês em que o dinheiro simplesmente some. Nos meses ruins além de não termos dinheiro, geralmente temos dívidas não pagas para os meses seguintes.

No entanto, ao contrário da minha luta contra a balança, no caso do caos financeiro, esta não é a 1a tentativa. Minha esposa e eu tentamos outras vezes nos organizar para não sermos tão fodidos. A gente já tentou umas 4 ou 5 planilhas diferentes para ajudar no controle de gastos, mas o problema era sempre o mesmo: depois do 3o ou 4 dia, não havia o menor pique de continuar a atualização. Isso mudou quando eu percebi que minhas mãos não cairam e eu não morri quando eu comecei a colocar toda a minha alimentação diária no MyFitnessPal. Se eu conseguia parar 10 ou 15 minutos por dia pra fazer esse esforço, porque não fazer o mesmo com os meus gastos?

Foi a partir daí que resolvi buscar algum app que pudesse me ajudar nessa empreitada. Vou dizer um negócio pra vocês, a variedade de apps pra controle financeiro é gigante, e quase todos me parecem ser muito bons, cumprindo as mesmas funções básicas. A diferença entre eles se concentra em detalhes como facilidade de uso, integração com outras ferramentas, apresentação de dados etc.

E o primeiro app que testei é talvez o mais famoso deles: GuiaBolso. A grande vantagem do GuiaBolso é a opção de atualização automática dos seus gastos. Ele faz isso criando uma conexão com os bancos e pegando de lá as informações necessárias. Eu sei que parece um negócio meio perigoso, mas a empresa garante que o processo é seguro. Eu utilizei o app por alguns dias e curti tanto essa função como o layout dele, no entanto acabei abandonando o GuiBolso porque o app e o Bradesco parecem viver numa relação de amor e ódio. Nos primeiros dias tudo funcionou normalmente, mas depois eu tinha que atualizar a conexão entre as duas empresas o tempo todo e isso me torrou o saco. Não sei de quem foi a culpa, só sei que não queria mais aquela encheção pra minha vida.

Durante a minha fase de testes, um outro app que havia chamado a minha atenção foi o Mobills. Aliás, quando eu falo app, na verdade eu deveria estar falando ferramenta, pois tanto o Mobills como os outros concorrentes tem versão mobile e versão desktop. E foi a versão desktop do Mobills que chamou a minha atenção. Gostei de ver a quantidade de dados dispostos logo no início e também curti a facilidade na hora de inserir futuros gastos no meu relatório.

Cada pedaço dessa pizza do meio é um tipo de gasto que HOJE eu controlo.

O funcionamento do Mobills é muito semelhante a outros serviços do ramo: você adiciona uma conta e dentro dela você controla as entradas (salários, prêmios etc) e as saídas (pagamento de contas, boletos etc). O Mobills permite inclusive a criação de mais de uma conta, o que se mostrou bastante útil pra mim. Eu tenho conta em dois bancos e além destas contas eu inclui uma outra chamada carteira. Quando eu saco algum dinheiro, dentro do serviço esse saque funciona como uma transferência do banco X para a carteira, então mesmo os gastos em dinheiro são rastreados. Sem contar que com o app eu nem preciso por a mão no bolso pra saber quanto eu tenho na carteira (ZERO REAIS). O Mobills não tem integração com os bancos mas permite importar dados em excel ou outros formatos que os bancos geralmente disponibilizam. Isso ajuda no início de tudo, pois você pode exportar dados de 2 ou 3 meses dos seus bancos e adicionar de uma vez no sistema. E adicionar as despesas diárias é simples como tomar doce de criança.

Tela de despesas, mais simples que isso só se ele gastasse por nós

Um diferencial do Mobills (mais especificamente da versão paga dele) que me cativou é a possibilidade de controle das contas de cartões de crédito. Outros apps apenas tem a possibilidade de inserir o cartão de crédito como se ele fosse uma despesa no dia do vencimento, e isso pra mim não serve pois eu quero saber a natureza dos gastos dentro do cartão pra saber se é possível economizar nele também.

Inclusive a essência deste tipo de serviço pra mim está sendo o mapeamentos dos nossos gastos. Da mesma forma que eu fiz com o contador de calorias, antes de pensar em cortar algo, eu estou entendendo pra onde vai o nosso dinheiro pra ver onde (e se) é possível cortar, ou mesmo se a questão é mais a de organizar prazos de recebimento e pagamento. O mais legal desse processo é que mesmo sem o intuito inicial de cortar gastos, só o fato de estar anotando o que se consome já serve de freio para algumas compras superfluas. O ato de anotar o custo funciona como um freio para o impulso consumista da mesma forma que a contagem de calorias faz com a alimentação.

Com relação a resultados concretos, não há muito o que dizer, afinal estou usando o Mobills tem pouco mais de um mês, então não houve ainda muitas mudanças na minha vida financeira. A principal alteração vem do fato de que hoje eu sei EXATAMENTE quanto gastei no mês e principalmente eu sei ONDE eu gastei. E com a possibilidade de inserir custos fixos mensais e compras a prazo, eu já posso dizer que tenho um esboço do meu orçamento para os próximos meses. Isso pode parecer pouco, mas ter uma visão de médio e longo prazo das contas tem sido uma revolução quando se trata de finanças da Família Izzo.

De resto, já acho que estou no lucro pelo simples fato de ter mantido a rotina por mais de 30 dias e não ter considerado desistir. Minha esposa e eu já estamos usando esses dados para TENTAR fazer um planejamento de longo prazo pra quitar nossas dívidas e também realizar alguns sonhos como se mudar para uma casa maior ou mesmo fazer uma viagem bacana com a família. Só o fato de vislumbrar estes objetivos no horizonte já demonstra que parece que estamos no caminho certo.

Lembrem-se que está é uma história em desenvolvimento, então se quiserem saber cenas dos próximos capítulos, não deixem de apertar o coraçãozinho aqui e também de me seguir no Medium, eu até criei uma publicação pra facilitar o contato com quem quer me seguir. Nessa publicação eu posso mandar emails avisando sobre novos textos, me sigam que eu prometo que não vou mandar nenhum spam sugerindo aumento de pênis. E não se esqueçam dos pitacos diários lá no twitter.

--

--

Rafael Izzo
RafaelIzzo

Escrevo porque falta cara de pau pra fazer vídeo.