PocoPhone F1 — A Saga Xing Ling Continua

Rafael Izzo
RafaelIzzo
Published in
6 min readApr 9, 2019
O Bicho é bonito, isso é inegável.

Apesar de adorar alta tecnologia a ponto de perder meu tempo escrevendo esses textões, eu nunca vi a necessidade de investir uma grana alta em um celular top de linha. Os celulares intermediários até então cumpriam bem suas missões considerando o meu tipo de uso e principalmente o meu tipo de BOLSO. O único problema com os intermediários no meu caso era o curto tempo de vida desses celulares. Com pouco mais de 1 ano eles já começavam a apresentar lentidões e travamentos que começavam a encher a paciência. Mas era o preço a se pagar pela economia que eu fazia, afinal de contas trocar de celular intermediário da Xiaomi todos os anos ainda era mais barato do que comprar um topo de linha a cada 4, 5 anos.

Essa era a conta que justificava as minhas compras ANTES DO POCOPHONE F1. A Xiaomi inventou de criar um celular com especificações de topo de linha, com preço de intermediário e bagunçou bastante o mercado. Tem inclusive um monte de review do pocophone fazendo essas comparações com os verdadeiros tops de linha e cravando se o telefone é mesmo ou não um matador de flagships. A ideia desse textão aqui não é ir por esse lado até porque nunca tive um top de linha pra chamar de meu e fazer essa comparação. Inclusive se alguém quiser me mandar um S10 ou Iphone pra eu fazer review e comparar, só me chamar no contatinho.

O meu antigo celular estava longe de inutilizável, mas já não era obviamente a mesma máquina da época que comprei, em novembro de 2017. Estamos falando de um Redmi Note 4 X, um celular lançado no começo de 2017 com um processador INTERMEDIÁRIO lançado no começo de 2016. Considerando esse histórico, dá pra dizer que o celular até que estava cumprindo um ótimo papel em janeiro de 2019. Inclusive eu acabei comprando o Pocophone muito mais pra poder dar meu celular antigo pra minha filha do que por possíveis problemas com o RN4X.

Quando decidi pela troca, eu fiz aquela pesquisa marota que a turma da Xiaomi já está cansada de fazer. Mas dessa vez além de pesquisar modelos, pesquisei bastante também a forma de compra, pois hoje temos ótimas opções de sites nacionais além do mercado livre pra comprar Xiaomi e também temos uma verdadeira revolução chinesa rolando em lugares como a Santa Ifigênia aqui em SP. Tem tanto Xiaomi pra vender por lá que dá pra chamar a rua de Xianta Ifigênia(dsclp). No fim das contas, a pesquisa sobre qual modelo comprar foi muito mais simples do que nas compras anteriores pois quando estipulei quanto iria gastar, o Pocophone era DE LONGE a melhor opção. E o local da compra acabou sendo a própria Santa Ifigênia pois a concorrência de várias lojas faz o preço cair bastante, com a vantagem que faz a felicidade dos ansiosos: você leva o produto na hora.

4 parágrafos depois, acho que é hora de finalmente falar do bendito celular. Inclusive parabéns pra você guerreirinho que chegou até aqui, o Brasil precisa de mais pessoas como você. Continue assim. Inclusive vou ser sincero aqui, enrolei tudo isso porque não tem muito o que falar do uso do celular. Comparado com o RN4X ele é pica em todos os sentidos. Bateria? Foda. Tela? Sensacional. Câmera? A melhor que já usei.

Eu sei que você deve estar me xingando agora, mas a real é que não tem mesmo muito o que avaliar num verdadeiro topo de linha. A ideia é que, com um aparelho como esse você realmente tenha a melhor experiência em cada aspecto do celular. E o Pocophone entrega isso mesmo. Ele abdica de alguns detalhes como design e construção para entregar o melhor produto no preço mais baixo possível, então algumas pessoas podem sentir falta de alumínio ou vidro no acabamento. Um outro detalhe que ficou de fora e que eu senti falta foi o nfc. Eu nunca tive celular com NFC e acho que cada dia mais essa tecnologia pode ser útil, mas ficou de fora do PocoPhone. Um outro detalhe que ficou de fora de forma meio inexplicável é o reconhecimento facial para desbloqueio. É inexplicável pois o celular tem essa tecnologia, ela só não está liberada para o Brasil por enquanto. Espero que essa função seja liberada em próximas atualizações do sistema. E falando em sistema, é interessante falar um pouco da MIUI, o Sistema operacional do Pocophone. Eu confesso que no meu 1º Xiaomi, eu não havia gostado muito da MIUI. Se não me engano era a MIUI 7 e ela tinha vários bugs e um problema sério com a barra de notificações. Mas ano a ano o sistema tem se mostrado cada vez melhor e mais estável. Ele continua sendo um pouco complexo com relação a economia de energia pois você precisa ajustar manualmente apps que você não quer que sejam fechados automaticamente pelo sistema para evitar inconvenientes como o Spotify parar de tocar sua playlist do nada. São escolhas que a Xiaomi faz em nome da economia de bateria e fluidez mas que podem ainda ser melhor organizadas automaticamente em futuras atualizações. Este é um problema que tende a atingir usuários que não tem tanto conhecimento mas são facilmente resolvidos depois que se entende minimamente o uso do celular.

Um outro ponto que pode apresentar dificuldade pra usuários que não sejam fuceiros é a câmera. Os sensores são muito bons e mesmo com o aplicativo padrão de câmera as fotos são infinitamente melhores que as fotos que eu tirava com o RN4X, mas o ganho real de qualidade acontece quando se instala o aplicativo Google Camera, que tem as mesmas melhorias de software que são aplicadas no Google Pixel, talvez o melhor celular do mundo no quesito fotos. Quando se instala esse app, a câmera vai pra um outro patamar de qualidade. O problema pra usuários mais básicos está no fato de que este app não está na Play Store. Não é nenhum bicho de sete cabeças achar e instalar este app no celular, mas como toda instalação de apps feita fora da loja, existe um certo risco que nem todos os usuários estão dispostos a pagar.

Para ajudar os indecisos a ver se vale ou não a pena correr os riscos e instalar este app, vou deixar umas fotos tiradas por ele pelo texto. Com destaque pro MÁGICO MODO NOTURNO.

Todas as fotos tiradas sem ajustes e tratamentos

Por estes detalhes, o Pocophone ainda se enquadra naquela gama de celulares que são muito bons para todo tipo de usuário, mas que são realmente ÓTIMOS se você tem um pouquinho mais de conhecimento na área. Se for comparar com o início da febre Xiaomi, acho que o saldo é extremamente positivo, afinal de contas não precisa mais fazer aqueles procedimentos malucos que envolviam troca de sistema etc. Em resumo, tanto o seu tio que não mexe muito na internet como aquele seu sobrinho que fica só NO COMPÍUTER vai poder aproveitar bastante o Pocophone.

Vou deixar aqui dois links para quem tiver interesse em comprar. A opção internacional ainda é vantajosa, especialmente se você for tiver a sorte de não ser taxado na importação(link aqui). E para quem não quer esperar, aqui tem um link de loja nacional, onde você tem garantia, pode dividir em 10 parcelas e todo o resto que o brasileiro já conhece e adora (aqui).

Se você chegou até aqui, meus parabéns! Já leu mais que 73% dos brasileiros leram em todo o ano de 2019. Agora clica na palminha ali pro pai ficar feliz e pra essa bíblia chegar pra mais gente, por favor.

--

--

Rafael Izzo
RafaelIzzo

Escrevo porque falta cara de pau pra fazer vídeo.