Projeto #IZZOFITNESS — 100 dias depois

Rafael Izzo
RafaelIzzo
Published in
6 min readMay 11, 2017
Na descida todo santo ajuda. #SQN

Lá se vão 100 dias desde aquele momento em que eu, sem muito entusiasmo, resolvi começar uma mudança de rotina (me recuso a chamar de dieta ou regime). Nesse período eu fiz dois textos falando sobre como eu estava usando a tecnologia pra melhorar a minha saúde e perder peso, mas acho que agora é importante sair um pouco da parte tecnológica e contar mais sobre as mudanças de rotina na vida real, alimentação e (poucos) exercícios.

Eu inclusive reli meus últimos textos e vi que disse algumas que não estava sofrendo muito pra seguir essa nova rotina, e isso não é mentira. Mas acho que preciso rever quando eu disse que estava conseguindo emagrecer sem fazer grandes mudanças. A princípio as mudanças não pareciam grandes mesmo, mas quando eu as coloco em lista, realmente me impressiono com tudo o que mudei na minha rotina.

Pra começar, eu estou finalmente conseguindo ter uma rotina de exercícios físicos. Não que eu tenha virado um rato de academia, mas no último mês eu consegui fazer a minha caminhada/corrida pelo menos duas vezes por semana. Houve até uma semana mágica onde eu consegui caminhar 3 vezes. Novamente, pode não parecer muito, mas quando você tem 2 filhos pequenos e trabalha quase 10 horas por dia, ter 50 minutos 3 vezes por semana para dedicar a sua saúde é uma tarefa das mais árduas. Nesse ponto eu preciso agradecer demais a minha esposa Tati, que tem quebrado o galho de ficar com as crianças sempre que eu corro (literalmente) pra academia. Inclusive esse esforço já vem gerando alguns frutos bem interessantes. Semana passada eu consegui fazer 5km em menos de 40 minutos pela 1a vez na história. Eu até imagino que no alto dos meus 17 anos eu até conseguiria fazer um tempo melhor que os 38 minutos e meio que eu fiz, mas como eu nunca medi minhas corridas na adolescência, esse vai ser o meu recorde atual. Recorde esse que espero quebrar em breve.

5K em 38'20". Chego aos 5k em 30'? Não percam cenas dos próximos capítulos.

Na parte específica dos exercícios, eu tenho feito um treino relativamente simples e estou modificando ele bem pouco a medida que vou me sentindo melhor com as sessões. Basicamente eu faço 10 minutos de caminhada acelerada (6km/h) e depois desses 10 minutos eu vou intercalando 2 minutos e meio de corrida (9km/h) com 2 minutos e meio de caminhada até completar 35 minutos de exercício. Os últimos 5 minutos eu faço caminhando de forma mais lenta até completar 40 minutos. A parte da corrida e da caminhada intercalada eu vou variando de acordo com a minha pulsação (santa Mi Band 2) e também o meu cansaço. Eu evito fazer com que a minha frequência cardiaca passe de 160bpm nos exercícios então se ela atinge esse nível antes de terminar os 2:30 de corrida, eu interrompo o pique e volto a caminhar.

Por enquanto essa rotina de exercícios tem sido boa pra mim e pretendo manter ela até chegar ao meu objetivo (sair da faixa dos 80kg). Depois disso, veremos o que o futuro fitness me reserva.

Agora na parte da alimentação as mudanças foram um pouco mais bruscas. Eu contei nos outros textos que eu fui adequando aos poucos a minha dieta às 1500 calorias diárias, cortando pontualmente alimentos que me faziam “menos falta” e agora vou listar quais foram os itens que sumiram da minha rotina e os itens que tem aparecido cada vez mais raramente.

- Sobremesa
Eu tinha o hábito de sempre comer um pedaço de torta depois do almoço e esse foi o primeiro item cortado da lista. Só aí eu tirei umas 250 calorias do meu dia-a-dia. Inclusive essa mudança fez muito bem também ao meu bolso, afinal de contas estou economizando 5 reais por dia nessa brincadeira.

- Bebidas depois das refeições
Nos primeiros dias eu troquei o meu habitual suco por uma lata de refrigerante, que geralmente tem menos calorias. Mas como eu nunca fui fã de refrigerante, deixar de beber algo enquanto como foi bem fácil. Menos 100 calorias/dia na conta, chefia!

- Açucar
Não posso falar que cortei completamente o açucar pois ainda consumo alguns alimentos industrializados que contém esse ingrediente, mas passei a usar o adoçante no café e confesso que essa foi uma mudança bem radical. Afinal de contas eu sou viciado em café, tomo cerca de 4 a 5 doses por dia e em cada uma delas eu usava de uma a duas colheres de açucar. Só nessa brincadeira eu deixei de consumir umas 300 gramas de açucar por dia.

- Cerveja
Eu já não bebia tanta cerveja como eu bebi em outras épocas da minha vida, mas mesmo assim eu dei uma boa reduzida de janeiro pra cá. Geralmente nos fins de semana quando ia pra casa dos meus pais, a gente passava tardes conversando e bebendo uma cervejinha. Hoje em dia eu COMEÇO a beber cerveja com eles, mas paro na primeira lata ou acompanho a turma NO MÁXIMO até a 2a lata.

- Fast Food
Aqui está mais um ponto em que a mudança de hábito também se refletiu no bolso. Nestes últimos 100 dias eu devo ter comido no mcdonalds umas duas vezes, e em ambas as vezes a necessidade acabou sendo o motivo por ser a opção mais próxima. Durante os passeios no shopping com a família eu tenho explorado cada vez mais as opções saudáveis das praças de alimentação e tenho descoberto uma coisas muito boas. Por exemplo: vocês sabiam que o Montana é a melhor coisa que Chitãozinho & Xororó inventaram depois da música Evidências?

- Coxinha
Vocês acreditam que fiquei 95 dias sem comer UMA COXINHA sequer? Pode não parecer muita coisa, mas pra mim essa talvez seja a mudança mais expressiva. Acho que coxinha era a base da minha alimentação, pois era uma parte do meu café da manhã e muitas vezes foi também meu almoço. Mas apesar de ser um dos meus alimentos preferidos, não foi difícil deixar a coxinha e os outros salgados no passado. Essa foi mais uma das mudanças que eu tinha medo de fazer mas que foram bem mais fáceis do que imaginei.

No meio de todas essas mudanças, acredito que o meu corpo tenha se acostumado com uma alimentação mais saudável e a prova disso foi o fato de que nas poucas vezes em que eu exagerei na comida mais gordurosa, eu passei mal depois. Um dia fui num churrasco eu meti os pés pelas mãos e arrebentei de comer pãozinho de alho e picanha com aquela gordura suculenta. Eu cheguei em casa com um dos maiores enjoos que já senti e passei a madrugada sentindo dor de barriga. E assim foi também no dia que comi 3 pedaços de pizza. Esse ~freio biológico~ tem me ajudado bastante pois além da motivação atual da perda de peso, sempre que penso em comer muito eu lembro dos dias que passei mal e acabo pegando leve também.

No meio de todas essas mudanças cada vez mais eu tenho a plena certeza de que não estou fazendo algo temporário apenas pra perder peso. Cada dia que passa eu sinto menos (ou nenhuma) falta dos hábitos alimentares errados que eu tinha. E na parte da condição física eu sinto cada vez menos cansaço e dor muscular quando faço minhas caminhadas e eu confesso que me sinto tentado a testar meus limites e ver se consigo fazer 5km em 30 minutos antes do fim do ano. Estes são ótimos indícios de que o futuro pertence a uma vida mais saudável.

E pra terminar, aqui vai uma prova DOCUMENTAL dessa mudança. Me pediram no outro post, então aqui vai um “antes e depois”. Mas eu aviso, tirem as crianças da sala antes de visualizarem a foto.

Não recomendável para leitores com estomago fraco.

--

--

Rafael Izzo
RafaelIzzo

Escrevo porque falta cara de pau pra fazer vídeo.