Testando, testando… Mi Box TV

Rafael Izzo
RafaelIzzo
Published in
6 min readApr 3, 2017
O Design da Xiaomi tá de parabéns aqui.

Esse negócio de escrever aqui até que tá rendendo, viu? Depois do celular que a Gearbest mandou, agora um vendedor do mercado livre me emprestou (sim, tive que devolver) uma Mi Box TV pra que eu pudesse fazer essa análise. Infelizmente dessa vez foi só um empréstimo mesmo e eu tive que devolver o bichinho com a maior dor no coração.

Pra quem não sabe, o (ou seria A?) Mi Box é um aparelho com um sistema Android otimizado para funcionar nas TVs. Sabem o Chromecast que falei aqui? Então, o Mi Box é como um Chromecast usando esteróides. Ele tem todas as funções do famoso aparelhinho do google, mas consegue ir além pois ele não só um veículo que “joga” conteúdo na TV. Ele também processa e armazena conteúdo.

Eu não sou muito de sair por aí derramando números porque eu gosto mesmo é de ver como o item analisado se comporta com o meu uso, independente do que ele apresenta nas especificações, mas nesse caso acho importante falar um pouco dessa parte pois como só tive dois dias para usar, não consegui usar o Mi Box até o limite, então tendo esses dados aqui pode ajudar os mais entendidos a saber o que esperar do aparelho.

Especificações do Mi Box

Sistema operacional: Android TV 6.0
Resolução: output com qualidade até 4K com taxa de 60 fps
CPU: processador quad-core Cortex-A53 de 2 GHz
GPU: Mali 450 750 MHz GPU
Memória: 2 GB de RAM
Armazenamento interno: 8 GB eMMC, expansível via USB
Conectividade: Bluetooth 4.0, WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, uma porta HDMI e uma USB

Chega de números, vamos falar da experiência!

Pequeno, leve e fácil de instalar

Eu confesso que o Mi Box me impressionou de 1a com o seu design. O produto é pequeno, discreto mas muito bonito. Do tipo que cabe em qualquer lugar da sala sem chamar muita atenção mas com o seu charme. E quando eu coloquei o bicho pra funcionar, a 1a boa impressão se confirmou. É impressionante como o uso do aparelho é simples. Logo de início ele pergunta se você possui um celular android.

Como tirar doce de criança

Como era o meu caso, ele pediu para que eu entrasse no app do Google e fizesse uma simples busca. A partir daí a instalação foi completamente automatizada no celular. Em poucos minutos o aparelho já estava funcionando na minha TV sem que eu fizesse o menor esforço.

A partir daí foi só ir na Play Store e baixar apps como Netflix e jogos como Real Racing 3. Nesse ponto há um pecado: A Play Store é muito reduzida. Apps de Streaming como GloboPlay e Watch ESPN não estão disponíveis para download e eu descobri mais tarde que é possível sim utilizar estes apps no aparelho, mas pra isso eu teria que baixar os APKs num computador e passar para o Mi Box via pendrive. Não entendi muito bem porque estes apps não estavam disponíveis, mas se o aparelho fosse meu não ia ser nenhum empecilho baixar os APKs para deixá-los disponíveis.

O celular também serve de controle, opções não vão faltar pra manusear o aparelho

Um ponto positivo da Play Store é o fato de que dentro da área de jogos existe uma aba só com jogos onde é possível brincar com o próprio controle que vem com o Mi Box. Mas já adianto, se quiser aproveitar todo o potencial do aparelho, compre um bom controle Bluetooth. Vai ser um ótimo investimento. Ah, e apesar de não haver muitas opções nativas na Play Store, lá dentro é possível baixar alguns dos emuladores mais famosos do Android. Eu não pude testar essa área de jogos pois não tinha um controle bluetooth, mas na internet tá cheio de gente extremamente satisfeita com essa função do aparelho. Então aquelas pessoas que tem uma quedinha por games antigos podem sim considerar o Mi Box como uma central de emuladores para a casa.

Netflix pra quem é de Netflix, Kodi pra quem é de Kodi

No pouco tempo que eu fiquei com o aparelho, eu consegui testar os principais apps de streaming tanto de música como de vídeo disponíveis na loja de apps e todos eles funcionaram perfeitamente. Neste ponto o Mi Box é muito parecido com o Chromecast. Na verdade ter um controle dedicado para o aparelho é uma vantagem em relação ao Chromecast, principalmente no caso do Netflix. Não é nada muito gritante, é apenas porque eu achei melhor escolher o filme na tela grande da TV. De resto a experiência é estritamente igual. Inclusive o Mi Box tem a função google cast, ou seja, outros aparelhos que estejam na mesma rede podem “jogar” conteúdo pra TV igualzinho ao Chromecast.

Controle simples e intuitivo

Falando no controle, ele é um dos pontos altos do aparelhos, pois todas as funções dele são sempre muito bem executadas. Com o controle do Mi Box você faz coisas simples como passar de um conteúdo para o outro mas também consegue fazer coisas mais elaboradas como usar ele como microfone para fazer pesquisas de voz (E elas funcionam MUITO BEM EM PORTUGUÊS) e você também pode jogar alguns games mais simples sem precisar de outro controle. Eu fiquei pessoalmente fascinado com o jogo Real Racing, que apesar de ser um game bem pesado, rodou super bem no aparelho e a jogabilidade do controle também foi muito boa, apesar de ser bem simples. Além do controle nativo e da possibilidade de controle Bluetooth para jogos, outros itens bluetooth também podem ser utilizados, tais como mouses, teclados, fones etc. A conectividade é total aqui.

Android 6.0.1 Puro

O sistema foi outra área que me impressionou positivamente, afinal de contas eu conheço a Xiaomi e sei o quanto a MIUI é o xodó da empresa, então me surpreendi quando soube que o Mi Box rodava Android Puro. A MIUI é um bom sistema operacional, mas não sei como ele seria adaptado para a TV, então a escolha (ACERTADA) da Xiaomi deve ter sido no sentido de simplificar a coisa toda. Não consegui achar nenhuma notícia garantindo isso, mas o fato do aparelho rodar Android Puro é um forte indício de que ele receberá futuras atualizações.

Pensa num aparelho que quebra tudo… é o Mi Box.

No resumo da ópera, apesar do pouco uso, pude perceber que, mesmo comprando o Mi Box no Mercado Livre (link para o comprador que me disponibilizou o aparelho aqui), ainda assim o custo x benefício é extremamente positivo. A conta é bem simples: o Mi Box é uma central de emuladores com um chromecast acoplado, tudo isso num aparelho bonito, com hardware robusto e Android puro. É difícil ter tudo isso num aparelho de R$500,00 hoje. O único inconveniente mesmo é a pouca variedade da play store, mas isso pode ser driblado baixando os APKs dos apps desejados. Não chega a ser um grande inconveniente para um usuário mais experiente. E é exatamente este tipo de usuário que vai aproveitar todo o potencial do Mi Box.

Se a escolha for pela compra na China, aí o custo x benefício do produto vai lá nas alturas. A gearbest vende atualmente o produto por cerca de 296 reais (link aqui), mas sempre sujeito a taxação.

Enfim, esta foi a minha ~rápida~ análise do Mi Box. Espero que tenham gostado, porque eu gostei muito de fazer. Se quiserem saber mais sobre as minhas groselhas diárias, sigam o meu twitter. Ah, e se vocês realmente tiverem curtido o conteúdo, cliquem no joinha aqui embaixo ou ao lado pois isso ajuda muito o texto a chegar pra cada vez mais gente e dá aquele calorzinho gostoso no nosso coração também.

--

--

Rafael Izzo
RafaelIzzo

Escrevo porque falta cara de pau pra fazer vídeo.