Uma Religião Chamada CHROMECAST

Rafael Izzo
RafaelIzzo
Published in
3 min readMar 24, 2017
Santo Chromecast

Eu não sou uma pessoa religiosa, nunca fui. Mas de uns tempos pra cá eu me peguei tendo atitudes clássicas de religiosos fanáticos quando um assunto aparece na minha frente. Acho que é seguro dizer hoje que eu sou um fiel seguidor da ceita Chromecastiana da internet.

Sério, eu não posso ler ninguém na internet perguntar sobre marca de Smart TV ou falar que não tem netflix porque não gosta de assistir filme no notebook que eu já chego falando: “A senhora tem um minuto para ouvir a palavra do Chromecast?” Esse é o nível de idolatria, meus amigos.

Também não é pra menos, afinal de contas eu conheço poucos produtos que facilitem tanto a nossa vida e custem tão pouco como essa bença que o google colocou nas nossas vidas. Eu tenho certeza que devem existir hereges se perguntando o que é que faz o Chromecast ser tão abençoado. Vamos aos milagres!

O Chromecast transforma qualquer TV em Smart TV. Arrisco dizer que uma TV com Chromecast é até mais smart que uma Smart TV. Eu admito que ter uma TV que se conecta a internet com apenas um controle remoto é uma grande tentação, mas o problema com as Smart TVs reside no fato de que elas geralmente são feitas com processadores de baixa qualidade, para executar operações simples e estes processadores geralmente ficam obsoleto com meses de uso. E hardware obsoleto invariavelmente leva a software obsoleto. Boa parte dos softwares das Smart TVs do mercado acaba tendo poucas atualizações, o que faz com que os apps de dentro dessas TVs também fiquem desatualizados.

O Chromecast, além de levar o conteúdo da internet pra sua TV, faz isso através do seu celular ou computador, e isso faz com que o software a ser atualizado seja o destes aparelhos e não o da TV. Não importa qual seja a versão atual do youtube ou do Spotify, enquanto estes apps e sites tiverem rodando no seu celular, vão rodar na TV. EM QUALQUER TV. E falando em Spotify, a questão musical é um grande problema para as Smart TVs pois algumas marcas fazem parceria de exclusividade com um determinado serviço de streaming, o que faz com que a TV em questão só consiga acessar este serviço. Se ele não for o mesmo que o seu, tenho más notícias…

Eu falei que pegava em qualquer TV

Agora que as Smart TVs foram sumariamente destroçadas, chegou a hora de falar dos concorrentes diretos do Chromecast: as famosas “Box TVs”. O concorrente mais famoso é a Apple TV, que faz muito sucesso no mercado, mas perde para o Chromecast por dois itens muito importantes: o 1o deles novamente é a abrangência. O aparelho da Apple funciona muito bem com os serviços mais simples como youtube e netflix, mas peca ao limitar o espelhamento de tela a telefones e computadores da Apple. Nem todo mundo quer vender o carro ou a casa pra ter um Macbook, né? O outro ponto a favor do Chromecast é meio óbvio quando se fala de Apple: O PREÇO.

E por mais incrível que pareça, o Chromecast também é mais barato que os boxes xing ling que são vendidos por aí. Acredito que a chave para o preço baixo e para o sucesso desse aparelho sejam uma só: a SIMPLICIDADE.

Eu gosto bastante de tecnologia, mas muitas vezes infelizmente algo tecnológico é erroneamente ligado a algo complexo, difícil de compreender e de nixo. O Chromecast vai na direção oposta e é por isso que sempre que posso, eu falo dele onde quer que eu esteja. Tem Chromecast em casa, na casa dos meus amigos e até no meu trabalho tem Chromecast por minha causa. E se reclamar eu vou aí na sua casa e levo um chromecast pra colocar na sua TV.

--

--

Rafael Izzo
RafaelIzzo

Escrevo porque falta cara de pau pra fazer vídeo.