A Jornada Matinal.

Rafa Hansen
RafaHansen
Published in
3 min readFeb 6, 2019

Que momento sensacional. Que parte boa do dia.

Tenho um prazer extremo em acordar tranquilo, com a cabeça focada, desestressada, plena. Calma. Os pensamentos vem tranquilo, sem pressa, sem empurrar os outros pensamentos, sem trânsito, sem caos.. e consequentemente com mais fundamentos do que em qualquer outra parte do dia.

As pessoas costumam passar por esse momento matinal sem aproveitar, sem reparar. Apressados, pensando em obrigações e pendências para o dia nem sequer notam este momento. Já estão rapidamente conectadas aos seus aparelhos eletrônicos e consequentemente desconectadas do mundo, desconectadas do ser. Falsamente conectada com tudo enquanto na realidade perderam uma oportunidade de se conectarem consigo mesmas. Uma oportunidade que grita por atenção, uma oportunidade que seu corpo implora que seja abraçada, ah, mas claro, o ritmo frenético jamais permitiria um luxo desses.

“Minha vida não permite isso”.. Claro..

Você é mais produtivo que o Benjamin Franklin?

Agenda B. Franklin: 2 horas matinais de “What good shall I do this day?”.

Não estou falando para você meditar, malhar, tomar um café da manhã de uma hora e ir trabalhar 11 horas da manhã. Estou falando para aproveitarmos esse momento de relativa calma interior para praticarmos a arte de estar presente. Presente para seu corpo, presente para seus pensamentos, presente pra você e para o mundo. Presente para organizar o dia, a vida e o direcionamento.

O ideal realmente é fazermos de tudo para conseguir levar esse estado mental por todo o dia e toda a vida, mas isso sim pode implicar em mudanças mais drásticas e rígidas na sua vida. Um estado que é muito mais difícil de alcançar com o passo acelerado em que o mundo vive; aproveitar o momento e a arte de “estar presente” para si mesmo integralmente realmente é uma possibilidade para poucos. Então vamos usar a manhã. A manhã pode te dar uma parcela disto “por uma fração do custo”. Você não precisa ir morar no Tibet ou jogar seu celular no lixo :)

Pense duas vezes antes de falsamente se conectar com o mundo através de seus aparelhos. Conecte-se com você mesmo, se entenda, pelo menos uma vez no dia antes de “conectar-se ao mundo”. Esteja presente.

Procure ferramentas que te ajudem a fazer isto. Eu por exemplo, estou escrevendo esse texto neste momento sacro — ele vai me ajudar a me conectar comigo mesmo, me entender melhor e me preparar para as dificuldades do dia. Vai aumentar minha tolerância para os problemas, meu nível de bem-estar e meu sentimento de realização. Um pequeno objetivo, um pequeno entregável, que se torna uma das atividades mais valiosas e impactantes no meu dia. Eu comecei esse dia ganhando, eu já produzi e simultaneamente conversei comigo mesmo.

Provavelmente amanhã darei mais importância à minha rotina matinal do que dei hoje.

Acordo leve, focado, e através desse breve exercício ganho ainda mais leveza e estamina mental para o dia. (Sem falar nos outros ganhos possíveis se exercitando, comendo um café bem nutritivo e completo, e meditando. Mas este não é o foco, agora.)

Sagrada seja a manhã do amanhã.

--

--

Rafa Hansen
RafaHansen

Vendo de fora sou investidor e empreendedor. Se chegar mais perto sou um eterno curioso pelo desenvolvimento de metodologias para aperfeiçoar nossa jornada.