William Jefferson
Raijuu!!
Published in
4 min readApr 25, 2017

--

Crescer é provavelmente uma das experiências mais curiosas em nossas vidas. Reclamamos do dia a dia, conhecemos pessoas que mudas nossa opinião sobre algumas coisas, nos moldamos de acordo com tudo que enfrentamos, até chegar num ponto em que olhamos para trás e não nos reconhecemos mais. E, na maioria das vezes, agradecemos por termos mudado tanto. E esta estrutura está presente em Tengen Toppa Gurren Lagann e é o que mais gosto nele.

TTGL é um anime que foi lançado em abril de 2007, produzido pelo já aclamado estúdio GAINAX (também responsável por Evangelion e FLCL), encabeçada por Kazuki Nakashima, e é com certeza um dos animes mais influentes na minha vida e na formação do meu caráter. Na internet afora ele é celebrado por sua animação espetacular, dublagem excelente, narrativa divertida com diversas frases de efeito conhecidas, além de sua loucura que dá vida ao seu universo em si.

A história de TTGL conta a história do garoto Simon, que junto com o resto da humanidade vive no subterrâneo, pois os seres conhecidos como Homens-fera dominam toda a superfície. Simon, um jovem escavador, encontra uma chave em formato espiral e, junto com Kamina e Yoko, encontra um pequeno robô que é ativado utilizando esta chave, que o energiza. A série se desenvolve com este trio e futuros aliados enfrentando esses homens-fera com a ajuda do robô, que ganha o nome de Lagann, com o objetivo de devolver a humanidade à superfície.

E é aí que a metáfora sobre o crescimento tem o seu início, partindo da forma na qual Simon pode lutar, já que o dispositivo que energiza Lagann é uma espiral, um objeto que transmite a ideia de continuidade, já que uma espiral que gira nunca tem seu fim definido.

A chave espiral de Simon

Simon é o típico personagem protagonista de um anime shounen. É medroso, não acredita em si mesmo, tem receio em decepcionar seus companheiros e sofre de ansiedade devido ao seu futuro incerto. Nisto que a narrativa de TTGL brilha. O crescimento do herói é realizado utilizando seus parceiros, principalmente, como base. Por exemplo, com Kamina ele aprende que é importante acreditar em si mesmo e sempre encarar os desafios com toda sua força de vontade, com Nina ele aprende que é importante cuidar das pessoas ao seu redor, com Rossiu ele aprende o quão difícil é lidar e liderar as pessoas. E o mágico disso tudo é em como a história de Simon reflete na vida de quem assiste.

O ser humano é um produto do meio em que vive. Acho que essa é uma das frases que mais define a jornada de Simon e é o que o torna tão real. Todos os conflitos, as discussões, as crises, tudo faz parte de seu desenvolvimento. E você como espectador torce para ele em todos os momentos, a ponto de gritar junto com ele, já que é possível se enxergar nas mesmas situações. Quando a série chega ao fim é possível olhar para trás e pensar em como esta foi uma boa jornada, em como você cresce junto com Simon. Todos os cenários que regem a vida do herói são metáforas para alguns cenários da vida real. Entendê-los te faz crescer. A GAINAX teve uma capacidade narrativa sensacional ao realizar uma troca de naturezas entre comédia e seriedade em um ritmo raramente encontrado nas animações no geral, o que torna crível a existência desse diferente mundo.

Simon e seus amigos

A forma de contar essa metáfora sobre o crescimento rege também o desenvolvimento dos episódios. Se no início Simon e seus amigos buscam fugir do subterrâneo, na reta final eles estão lutando perante as estrelas. A mensagem está sempre presente, a de continuar crescendo mesmo quando parece que tudo já foi superado. A espiral girando sem fim. A demonstração disso está presente no principal jargão de TTGL, que é: “Ore wo dare da to omotte yagaru!” (“Quem você pensa que eu sou!”). Essa frase passa o simbolismo de que você não é mais a pessoa que era antes, que vive em constante mudança.

Até hoje TTGL é um anime muito presente em minha vida. Eu cresci junto com o Simon, assim como ele, eu aprendi a lidar com a perda de pessoas amadas, entendi que infelizmente é preciso se afastar de pessoas que não querem seu bem, mas acima de tudo, aprendi que por mais ruins que sejam a coisas que ocorrem em nossa vida sempre é possível tirar algo de positivo e que toda experiência, por mais dolorosa que seja, é sempre válida.

Tengen Toppa Gurren Lagann é uma animação que merece muito ser assistida, pois ela é muito maior do que a sua premissa. É a prova de que você pode contar sobre como é viver de uma maneira divertida, com uns robôs muito loucos e uma animação de babar os olhos. E também prova como é sempre possível crescer com algo que você gosta.

--

--