Iniciativas no ITA

Matheus Mota
RanbookM
Published in
3 min readAug 10, 2020

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica(ITA), é uma faculdade de engenharia que tem as especialidades: Engenharia da Computação, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Civil e Engenharia Aeroespacial.

Cada engenharia tem um limite de vagas, que são ocupadas por alunos que passaram no vestibular, mas o aluno pode mudar de engenharia a partir do final do segundo ano. Neste final, o aluno pode fazer a troca de especialidade baseado nas notas acadêmicas.

Contudo, as engenharias do ITA não são o que destaca o trabalho dos alunos durante a faculdade, mas as iniciativas que os alunos participam durante o período da faculdade.

Uma definição para iniciativa séria que é um grupo organizado por alunos para atingir alguma meta. As iniciativas mais comuns são as relacionadas às engenharias do ITA, mas não há regra que proíba dos alunos organizarem iniciativas a respeito de especialidades diferentes, como a respeito de mercado financeiro(ITA Finance), consultoria tecnológica(ITA Júnior), entre outras.

As iniciativas podem receber auxílio do Centro Acadêmico(CASD), que é uma organização responsável por gerir assuntos administrativos das atividades dos alunos. Neste caso, a iniciativa é reconhecida pelo ITA como uma atividade extracurricular e pode contabilizar em horas extras para a faculdade.

Cada uma das iniciativas desenvolve a organização, habilidade de gestão, liderança e habilidades técnicas. Dentro de uma iniciativa há uma um líder, que é o responsável pela gerência dos membros, e um professor conselheiro, mas não há obrigatoriedade. O professor conselheiro é obrigatório no caso de precisar formalizar a iniciativa como uma atividade extracurricular.

Também há uma rotação de membros, pois após 5 anos de curso os alunos se formam e vão para o mercado de trabalho. Contudo, a maioria dos alunos participa da iniciativa apenas nos 2 primeiros anos da faculdade, pois a partir do terceiro ano há a possibilidade de fazer estágios.

A maioria dos alunos participam de iniciativas, principalmente os alunos do primeiro ano. Isso acontece porque os veteranos organizam um evento para os primeiro anistas no começo do ano para conhecer a respeito das iniciativas e tentam motivar os recém chegados a fazer atividade no intuito de se conhecer e melhorar suas habilidades profissionais.

As iniciativas que participei foram AeroDesign, ITA Júnior e ROBIO. A primeira é uma iniciativa de engenharia aeronáutica focada em desenvolver aeromodelos para a competição SAE. A segunda é a ITA Júnior, que é focada em desenvolver produtos digitais e desenvolver os membros na consultoria tecnológica. O foco dessa iniciativa é participar de eventos de consultoria, organizados pela Brasil Júnior, e atingir as metas estipulada pela mesma. Finalmente há a ROBIO, que é uma iniciativa focada em desenvolver próteses biônicas para pessoas que perderam algum membro.

Cada uma delas foi muito importante para minha formação e motivação em fazer projetos. Acredito que participar de uma iniciativa é muito importante para um bom desenvolvimento durante o ITA, pois há muito a aprender dentro delas e muito a errar com as pessoas que se tornarão os seus melhores amigos para a vida toda.

--

--