Microservices em Java com Spring Boot

Odilio Noronha
RapaduraTech
Published in
2 min readJun 14, 2019

Spring boot veio para fornecer um conjunto de ferramentas para a construção rápida de aplicativos Spring que sejam fáceis de configurar.

Um dos grandes problemas do spring é sua complexa configuração, dependendo das partes do framework que você vai usar, criar um hello world se torna algo complexo, é ai que entra o spring boot.

O Spring Boot facilita a criação de aplicativos baseados em Spring independentes e de nível de produção que “simplesmente funcionam”. Nossa perspectiva da plataforma do Spring e das bibliotecas de terceiros é opinativa, para que você possa começar sem preocupações.

Vamos ver como ele consegue fazer isso.

Inicializadores

Um inicializador é, essencialmente, um conjunto de dependências (como um POM Maven) específicas do tipo de aplicativo que o inicializador representa.

Todos os inicializadores usam a convenção de nomenclatura: spring-boot-starter-XYZ, em que XYZ é o tipo de aplicativo que você deseja desenvolver. Estes são alguns inicializadores populares do Spring Boot:

  1. spring-boot-starter-web é utilizado para desenvolver serviços da web RESTful usando Spring MVC e Tomcat como contêiner do aplicativo integrado.
  2. spring-boot-starter-jersey é uma alternativa ao spring-boot-starter-web que usa o Apache Jersey em vez do Spring MVC.
  3. spring-boot-starter-jdbc é utilizado para definição do conjunto de conexões do JDBC. Baseia-se na implementação do conjunto de conexões do JDBC do Tomcat.

Aqui segue a página de referencia dos inicializadores do spring boot.

https://docs.spring.io/spring-boot/docs/current/reference/htmlsingle/#using-boot-starter

Criando um Projeto

Acesse o site https://start.spring.io/ e configure o gradle para o seu projeto, vamo utiliza a versão 2.1.5 do spring boot, clicando em options você poderá configurar a versão do seu java, estou usando a versão 11 do java, para finalizar adicione o spring web starter nas dependências e mande gerar o projeto.

Agora vamos importar o projeto no eclipse. No porcesso de importação o gradle ja cuida de baixar todas as dependências.

Já conseguimos subir o projeto executando a classe main do projeto, mas teremos esse erro ao tentar acessar a url do projeto, localhost:8080 — Whitelabel error page.

Esse erro ocorre porque ainda não criamos o nosso controller

Crie um pacote Controller e adicione o código do nosso primeiro controller a ele

package com.example.service.controller;

import org.springframework.web.bind.annotation.RequestMapping;
import org.springframework.web.bind.annotation.RestController;

@RestController
public class HelloMoonController {

@RequestMapping(“/”)
public String index() {
return “Deu certo”;
}

}

@RestController Essa anotação que diz ao srping que esta classe é um controller

@RequestMapping(“/”) Essa anotação diz que qualquer requisição (GET, POST, PUT etc) para a raiz (/) irá ser direcionada para o método index(), o retorno do método é uma string!

Agora vá na classe main do nosso projeto e rode como Java Application.

@SpringBootApplication
public class Application {

public static void main(String[] args) {
SpringApplication.run(Application.class, args);
}}

Pronto, seu primeiro serviço criado com Spring boot está feito.

--

--