Tutorial JMeter para Iniciantes

Odilio Noronha
RapaduraTech
Published in
4 min readMay 13, 2019

É importante garantir um desempenho eficaz para aplicativos e sites, e o teste de software é frequentemente necessário para garantir seja executado sem falhas. Este blog fornecerá um conhecimento profundo sobre essa ferramenta de teste de carga para analisar e medir o desempenho da sua aplicação. Vamos começar.
O que é o teste de desempenho?

É muito importante verificar se o produto atende ao desempenho esperado ou exigido. Infelizmente, descobrimos essa armadilha após a entrega do produto. Mas o desempenho tornou-se um fator inevitável hoje em dia, especialmente para aplicativos da Web e móveis, pois a força do usuário é muito grande para cada aplicativo.

O teste de desempenho é definido como um tipo de teste de software para garantir que os aplicativos de software tenham um bom desempenho em sua carga de trabalho esperada. Ele se concentra em determinados fatores de um programa de software, como:
Velocidade — Verifica se a resposta do aplicativo é rápida.
Escalabilidade — determina a carga máxima do usuário.
Estabilidade — Verifica se a aplicação é estável sob cargas variáveis.

O Apache JMeter é uma ferramenta de teste usada para analisar e medir o desempenho de diferentes serviços e produtos de software. É um software de código aberto Java puro usado para testar aplicativos da Web ou aplicativos de FTP.

Ele é usado para executar testes de desempenho, testes de carga e testes funcionais de aplicativos da web. O JMeter também pode simular uma carga pesada em um servidor, criando toneladas de usuários simultâneos virtuais para o servidor da web.

Vantagens do JMeter

O Apache JMeter é um software de código aberto que preenche um grande vazio, facilitando o processo de teste. Algumas das vantagens do JMeter incluem:

Código-fonte aberto — O JMeter é um software de código aberto. Isso significa que pode ser baixado gratuitamente. Também é um aplicativo Java 100% puro. O desenvolvedor pode usar seu código-fonte e modificá-lo e personalizá-lo conforme sua necessidade.

Fácil de usar — O JMeter possui uma GUI abrangente, que ajuda a criar um plano de teste e configurar os elementos. Adicionar elementos também é fácil. Você só precisa clicar com o botão direito do mouse no cenário da árvore e adicionar o que precisa fazer.

Suporte — Basicamente, ele é projetado para testes de desempenho, mas também suporta outros testes não funcionais, como testes de estresse, testes distribuídos, testes de serviços da Web, etc., criando planos de teste.

Documentação Abrangente — Esta é uma das coisas mais importantes a serem destacadas. Devido à sua documentação robusta, um usuário pode ter uma ideia clara de cada etapa, desde o início, incluindo a instalação e configuração das configurações de teste e geração do relatório final.

Gravação — O JMeter permite que os usuários gravem HTTP / HTTPS para criar um plano de teste usando o recurso de gravação. Usamos o servidor proxy que permite que o JMeter assista e registre suas ações enquanto navega no seu aplicativo da web com o seu navegador normal.

Relatórios — o JMeter suporta a geração de relatórios do painel. Uma série de relatórios é gerada por meio do JMeter, que ajuda o usuário a entender os resultados da execução do teste de desempenho.

Instalação do JMeter

O JMeter é desenvolvido na linguagem de programação Java, e portanto, necessita de uma JVM (Java Virtual Machine) esteja instalada na sua máquina.

Faça o download em http://jmeter.apache.org/download_jmeter.cgi. Por se tratar de uma ferramenta de código aberto, você pode fazer o download do JMeter já compilado (binários) ou seu código fonte (source) para realizar suas modificações e/ou compilá-lo você mesmo. Ambas as versões estão disponíveis compactadas nos formatos zip e tgz.

A instalação é somente descompactar o pacote em sua máquina. Para executar o JMeter basta clicar no icone referente a seu SO.

Elementos do JMeter

Os diferentes componentes do JMeter são chamados de elementos. Cada elemento é projetado para um propósito específico. Alguns dos principais elementos são:

Thread Group
Samplers
Listeners
Configuration

Thread Groups

Thread Groups é uma coleção de Threads. Cada encadeamento representa um usuário usando o aplicativo em teste. Ele simula uma solicitação de usuário real para o servidor. Os controles para um grupo de threads também permitem que você defina o número de threads para cada grupo.

Por exemplo, se você definir o número de encadeamentos como 100, o JMeter criará e simulará 100 solicitações de usuários para o servidor em teste.

Samplers

O JMeter suporta testes HTTP, FTP, JDBC e muitos outros protocolos. Grupos de Threads simulam a solicitação do usuário para o servidor. Os Samplers ajudam o Grupo de Encadeamento a saber que tipo de solicitações (HTTP, FTP, etc.) ele precisa fazer.

Listeners

Os Listeners mostram os resultados da execução do teste. Eles podem mostrar resultados em um formato diferente, como uma árvore, tabela, gráfico ou arquivo de log.

  1. Os Listeners de resultados do gráfico exibem os tempos de resposta do servidor em um gráfico
  2. Exibir Resultado Árvore mostra os resultados da solicitação do usuário no formato HTML básico
  3. Resultado da Tabela mostra o resumo de um resultado de teste no formato de tabela
  4. Log mostra resumo dos resultados de um teste no arquivo de texto

Elementos de configuração

Elementos de configuração são usados ​​para configurar padrões e variáveis ​​para uso posterior por amostradores.

No próximo tutorial irei mostrar um case do JMeter.

Se você tiver alguma dúvida ou comentário, por favor, sinta-se livre para deixar um comentário abaixo!

--

--