Cypher R.U.A. (Rosas de Aço) traz mulheres de peso do Rap Nacional.

Edd Wheeler
Portal Rap Di Mina
Published in
2 min readAug 3, 2021

Se por algum momento você não acompanhou trajetória a história do Rap feminino, não se desespere porque não é da sua época ou porque você não foi aos eventos para pedir autógrafo (risos). Hoje em dia não precisa disso, acessem as mídias digitais e vejam o caminho trilhado por mulheres que fincam até hoje seu raciocínio logico através dos seus cotidianos. É sobreviver a guerra, propagar o respeito e se municiar do que o Hip Hop pode oferecer a elas.

Produzido pela BUSHIDO Music , o vídeo clipe Rosas de Aço conta com as super manas: Cris SNJ, Rakel Reis, Nay Lopes, Karol Kolombiana, Karla Vecchia, Alim e Kmila CDD. O projeto que saiu no canal do rapper Nocivo Shommon e já conta com mais de 250 mil visualizações em menos de um mês.

Mais do que fã destas rappers, eu perguntei a minha amiga Karol Kolombiana: “Qual foi o objetivo da participação nesta cypher?”

E sua resposta é com conteúdo:“Batalho no Rap a 23 anos e trazer à tona a opressão à mulher é me sentir identificada e falar sobre este assunto que sinto na pele. Tudo para nós DEVE ser demonstrado em dobro: como mãe, no ambiente de trabalho, como esposa. Vejo a necessidade de demostrar as mulheres , que ainda não descobriram a força que há dentro delas, que a vivencia e seus traumas ultrapassam o preconceito racial, o abuso sexual na família, a vida na prostituição ou na vida do crime, o feminicídio, a luta por ser mãe solteira, ser a mulher gorda fora do padrão da moda, enfim preconceitos não listados comumente mas que existe SIM e que estão provocando um aumento considerável da taxa de depressão e suicídio entre adolescentes e mulheres”, são as palavras de Karol.

Neste som as letras deixam claras as pedras encontradas pelo caminho, mas que NUNCA as fizeram parar. E pelas rimas desistir não foi e não é o foco, pelo contrário — adquiriram, com o peso da representatividade, as bases para fincar de vez a presença das mulheres no Hip Hop como uma existência natural e permanente.

Assista agora R.U.A 10 (Rosas de Aço):

--

--