Késia Estácio e MC Tchelinho firmam defesa da cultura preta em “Pretos no Topo”

O single número 2 do álbum MANGO01 bota luz sobre religiões de matriz africana, a cultura e a autoestima negra.

Lyz Ramos
Portal Rap Di Mina
2 min readApr 28, 2020

--

Arte: Marcos de Moreno

Atraída pelo tambor desde sempre, a cantora e atriz Késia Estácio lança junto com MC Tchelinho “Pretos no Topo”. Disponível desde o dia 17, este é o 2º lançamento do projeto MANGO01, o álbum da MangoLab.

No meio do tamborzão, a dupla canta o funk, canta a religião, a autoestima, a periferia e a ancestralidade. Cada um a partir da sua experiência de ser negro, se encontram em uma certeza: “pretos reinando no topo”.

Logo de início, Késia inaugura o som pedindo licença a Exú para que abra os caminhos ao grito que está por vir. Mesmo vinda de uma educação cristã e dizendo não ser nenhuma expert da militância, a mensagem da cria de Nova Iguaçu evoca para além da religião, ancestralidade.

De um tambor para o outro, Tchelinho chama para o seu habitat. Ali canta a cultura, as vielas do Vidigal e o funk enquanto patrimônio negro, apesar do hype na contemporaneidade.

A parte visual das escuras linhas seguem a linha estética já ditada pelo álbum. “Pretos no Topo” veio acompanhado de um lyric video e animações dos intérpretes em tons avermelhados feitas por Marcos de Moreno.

Em fevereiro, a MangoLab divulgou o 1º single do projeto, chamado “Porta Fechada”. Na ocasião as artistas convidadas foram Rafa Pita e o duo ABRONCA.

Confira o lyric.

Ficha técnica

Composição: Késia Estácio e MC Tchelinho

Produção Musical: Bernardo Ibeas

Mix: Rafiuk

Master: Rafiuk

Produção Executiva: MangoLab

Arte: @marcosdemoreno

O QUE VOCÊ ACHA DE UMA MÍDIA INDEPENDENTE VOLTADA PRO HIP HOP E FEITA COM QUALIDADE?

O trabalho do RapDiMina requer tempo e dedicação pra entregar um conteúdo que preza por um movimento cada vez mais democrático quanto às questões de gênero e LGBTQIA+. Se você acredita na nossa bandeira, ajude o coletivo a se manter funcionando e trazendo o melhor do Hip Hop Feminino com credibilidade e clareza. Para isso, temos um PicPay que pode ser acessado digitando @rapdimina no app. Toda contribuição é válida, ta? Cola com a gente que é sucesso e dissemine essa ideia!

--

--