Os 10 anos de luto por Dina Di!

A rapper, vítima do descaso do sistema de saúde do Brasil, nos deixou em 19 de Março de 2010 e é considerada uma das primeiras rappers a ascender no Brasil.

Rap Di Mina
Portal Rap Di Mina
2 min readMar 21, 2020

--

Foto: Reprodução

Em 19 de Março de 2010, após 17 dias de luta pela vida, vítima de uma infecção hospitalar, contraída após o parto de sua filha, Dina Di veio a falecer, levando consigo o coração de muitas mulheres desse Brasil, qual Dina Di mostrou que eram capazes de chegar no topo.

Dina Di sempre mostrou que era capaz de ser tudo o que queria, lutando contra um sistema que esmaga mulheres e dentro de uma cultura que as invisibiliza, Di alcançou o topo com seu grupo “Visões de Rua”.

Em 2008, Di foi indicada novamente ao prêmio Hutúz como melhor álbum no ano, com “O poder nas mãos”e na categoria “Grupo ou Artista Solo”; em 2009, Dina Di foi indicada a categoria “Melhores Grupos ou Artistas Solo Feminino da década”, que a mesma levou o troféu.

Di foi a resistência do movimento em momentos onde não se questionava o machismo na cultura, apenas aceitava. Em entrevista à Revista Época, Dina Di chegou a declarar: “Sou filha de passista, mas o samba não me deu consciência da raça. Não dá para ser f. e ficar no laialaiá. O rap foi o diferencial na minha vida. Mas como é que um movimento contra a opressão faz essa discriminação contra a mulher? Para eles a mulher continua sendo dona-de-casa. Quando os dois cantam e a menina engravida, é ela quem pára. O cara segue seu rumo. Eles dizem que rap feminino não vende. Cansei de levar cantada em gravadora alternativa. Quando comecei nos palcos, os manos gritavam que tinham um tanque de roupa para lavar, mandavam rimar no fogão. Perdi parceira com medo de se indispor. As meninas ainda têm muito medo de retaliação. Várias desistiram porque tiveram filhos sem apoio. Eu, não. Dou um jeito.”

Porém no dia 19 de Março de 2020, Dina Di veio a falecer, vítima do sistema de saúde precário do Brasil. Dina Di é parte da história do Hip Hop brasileiro, além de ter dado o caminho a milhares de MCs que hoje conseguem, de alguma forma, enfrentar o machismo de frente e lutar por seus sonhos.

O Rap Di* Mina deseja toda força para a família de Dina Di e que ela permaneça em nossas lembranças, como um marco na história do Hip Hop brasileiro.

  • Após o falecimento de Dina Di, em 2010, o nome do Rap Di Mina foi mudado (antes Rap De Mina), levando o “Di” em homenagem a rapper, que asfaltou o caminho para que muitas pudessem se estabelecer hoje.

--

--

Rap Di Mina
Portal Rap Di Mina

Um portal brasileiro completamente dedicado ao Hip Hop feminino. Enviem sugestões de pautas e eventos para portalrapdimina@gmail.com