Sobre caminhos, incertezas e força: O novo som de Lorac Lopez, “Veja Bem”, lançado no último dia 25 pela Katana Rec.

Naomi
Portal Rap Di Mina
Published in
2 min readMay 5, 2020

Primeiramente, antes de começar a dissecar sobre o som, gostaria de reiterar a força e potência cultural que a Baixada Fluminense tem em seus habitantes. Por sermos de uma região mais distante de onde tudo “acontece”, geralmente somos esquecidos, mas sonoridades como essa mostram que estamos mas vivos do que nunca e fazendo nosso papel.

Demorei a escrever justamente por estar falando de pessoas da minha região, e isso, por sua vez, traz uma carga de responsabilidade muito mais pesada. Lorac Lopez, traz em seu som o medo do novo em versos como “Quantos invernos nos fizeram mais fortes ?”, por exemplo.

Ao mesmo tempo a ganância e descobrir um novo horizonte no que cerca a sua vida e entender seus novos desdobramentos como pessoa emerge no verso “Me sinto tão aberta à novas descobertas” devido sua gravidez e seu ano “sabático”(para muitos) que são os 25.

Além disso, percebe-se que há uma preocupação em estar apenas com aqueles que desejam coisas positivas ao seu novo momento ao pontuar que gostaria de estar cercada só de críticas construtivas. Mesmo não tendo passado pela mesma experiência, sabemos o quanto mulheres nesta idade, geralmente com carreiras em ascensão, são criticadas quando engravidam, mesmo que tenha sido um planejamento.

Por fim, a força e sensibilidade da mulher negra da mulher negra mostram-se presentes em cantos sobre outras que sofreram e gritaram por ajuda ou pra mostrar o que estavam sentindo, mas mesmo assim, superaram seus problemas ou dilemas e deram a volta por cima.

Isso é “Veja Bem”, isso é Lorac Lopez. Força, presença, luta, mas também humanidade, pois todos sofremos, sentimos dor e damos a volta por cima. Parabéns pela sensibilidade e amor em seu som. Vale a pena ouvir!

O QUE VOCÊ ACHA DE UMA MÍDIA INDEPENDENTE VOLTADA PRO HIP HOP E FEITA COM QUALIDADE?

O trabalho do RapDiMina requer tempo e dedicação pra entregar um conteúdo que preza por um movimento cada vez mais democrático quanto às questões de gênero e LGBTQIA+. Se você acredita na nossa bandeira, ajude o coletivo a se manter funcionando e trazendo o melhor do Hip Hop Feminino com credibilidade e clareza. Para isso, temos um PicPay que pode ser acessado digitando @rapdimina no app. Toda contribuição é válida, ta? Cola com a gente que é sucesso e dissemine essa ideia!

https://medium.com/rapdimina/k%C3%A9sia-est%C3%A1cio-e-mc-tchelinho-firmam-defesa-da-cultura-preta-em-pretos-no-topo-a3ec44d6c646?source=linkShare-20d58519f627-1588539436&_branch_match_id=769272519121023364

--

--