Paz, amor e podcast!

Olá! Tudo bem, com você?

Este é o último post da série sobre podcast (se caso não leu o primeiro clique aqui e também tem o segundo). Eu disse último sobre a série, pois posts falando sobre podcasts nunca vão faltar, afinal é um vício bom na minha vida e a melhor companhia que tenho na semana.

Vou tentar agrupar os podcasts por “categorias” esteriotipadas, o que significa que aquele podcast não necessariamente fale só sobre aquele assunto (tudo bem?) e está não é uma lista para dizer qual é o melhor, é apenas uma lista simples.

Bora!

Comunicação

Braincast: a sua descrição é a seguinte “Criatividade, entretenimento e comunicação”. É apresentado por Carlos Merigo, Luiz Yassuda, Cristiano Dias, Guga Mafra e Luiz Hygino. O podcast é muito informativo e divertido, com certeza o Guga Mafra irá lhe fazer dar boas risadas relacionando os podcasts da Família B9 a alguma coisa!

Site do podcast: http://www.b9.com.br/podcasts/braincast/


Desenvolvimento pessoal

Debate de Bolso: este podcast é apresentado por Adriano Brandão e Danilo Silvestre, de uma forma leve e de fácil entendimento eles debatem sobre assuntos polêmicos como representatividade feminina, parada gay, democracia representativa. Em cada epísodio um deles tira aquele debate do bolso, enquato o outro não faz nem ideia do que será. Tudo dentro do limite de 20 minutos!

Site do podcast: http://debatedebolso.com/


Café Brasil: o podcast que desenvolve o seu físico intelectual, apresentado por Luciano Pires. É incrível como este podcast te faz pensar sobre a vida e a sociedade, um “sanduíche de presunto” recheado com comportamento, cultura, economia, saúde, educação, liderança e empreendedorismo.

Site do podcast: http://www.portalcafebrasil.com.br


Guncast: apresentado por Murilo Gun um cabra da peste de criativo, ele é comediante, palestrante, empreendedor e um estudioso sobre criatividade. Aborda assuntos muito interessantes relacionados principalmente a criatividade e outros temas. Se você não ficou curioso só pode estar de “brincadeira na tomateira”.

Site do podcast: http://guncast.com.br/


Hack Life: apresentado por Renato Stefani, o podcast é ligado principalmente a crescimento espiritual e evolução de consciência. Através de entrevistas com pessoas de diferentes áreas e personalidades, este podcast é muito bom para você imergir nas ideias de pessoas que tem visões completamente diferentes das suas e coloca-las em prática na sua vida. Eu curti muito as entrevistas com Marcio Ballas, Luís Silva, Tiago Mattos, Lourenço Bustani e Cesar Curti. Cara é muito bom mesmo!

Site do podcast: https://www.hacklife.co/category/podcast/


Entretenimento

PQPCast — De PQ? pra PQP!: olha só essa descrição “O lugar que explica os Plot Twists da vida real”, descobri este podcast a pouco tempo, mas já gosto muito. É simplesmente divertido e informativo, com temas muito variados como política, informação, ciência, música, futebol americano, audiovisual e arte digital.

Site do podcast: http://www.pqpcast.com


BumbumCast: descoberto a pouco tempo e me divertindo muito, é apresentado por Gustavo Suzuki, Hell Ravani, Vitor Brandt. Um podcast de humor que fala de temas variados enviados pelo seus ouvintes.

Site do podcast: https://www.srbumbum.com.br


Empreendedorismo e carreira profissional

Código Aberto: é apresentado por Carlos Merigo e Juliana Wallauer, um podcast recomendado principalmente para quem é da área de comunicação. Entrevistas com grandes profissionais do mercado, um rascunho é sempre bem-vindo para anotar aquelas ideias legais que vão surgindo no meio da entrevista.

Site do podcast: http://www.b9.com.br/podcasts/codigoaberto/


MindDrops: este foi um dos primeiros podcasts que ouvi sobre empreendedorismo, contribuiu muito para o meu desenvolvimento. Apresentado por Chico Montenegro, o podcast da muitas dicas sobre empreendedorismo e entrevistas com empreendedores que podem te motivar a dar um salto para frente em sua vida.

Site do podcast: http://www.olheforadacaixa.com/podcast-minddrops/


Resumocast: apresentado por João Cristofolini e Gustavo Carriconde, o podcast faz o resumo de livros sobre negócios e empreendedorismo destacando suas principais ideias. Toda semana um livro diferente em um episódio que dura em média 30 minutos. Até hoje foram 82 livros, é um podcast incrível que dissemina informação de uma forma gratuita para aqueles que não tem condição de comprar livros ou hábito de leitura. Um trabalho de qualidade e de muita relevância social. Parabéns e muito agradecido por esses podcasts. :)

Site do podcast: https://www.resumocast.com.br/


Sacadas de Empreendedor — Erico Rocha: apresentado por Erico Rocha, ele é empreendedor digital e criador do curso Fórmula de Lançamento aqui no Brasil. Muitas sacadas para você em episódios que duram em média 10 minutos.

Site do podcast: https://itunes.apple.com/br/podcast/sacadas-de-empreendedor/id1100873181?mt=2


Explorando o mundo

Extremos: é um podcast que fala de esportes de aventura e é apresentado por Elias Luiz. O formato do podcast é um papo descontraído misturado com entrevista, onde seus convidados contam acontecimentos que envolveram seu o trajeto por trilhas com bikes, mochileiros que viajam para muitos lugares. Para boas histórias e uma dose de inspiração tipo “cara preciso disso!”

Site do podcast: www.extremos.com.br/podcast/


ONDEM: “Oi, Fi! Oi, gente!”. Para os de casa, mas se você bateu na porta a pouco tempo ele se chama O Nome Disso é Mundo. Apresentado por Felipe Texeira e Leticia Diethelm, o podcast possui o formato de entrevista, onde espatriados brasileiros contam um pouco de sua história fora do Brasil, alguns costumes do país onde mora e quebra de muitos esteriótipos. Na equipe também tem a Camila Valente (esposa do Fi), que cuida da curadoria musical dos podcasts e também faz o Som do Mundo, o Gladson Caldas editor do podcast e ás vezes aparece quando o Fi ou a Leticia não estão. Vanessa Gazetta faz o Mundo Interno, que trata de assuntos relacionados a parte psicológica e emocional de ir morar fora do país, tem a Eliana NZualo que faz o Nome Disso é África e recentemente o Muhammad Puncha que faz o Nome Disso é Islã e a Camila Navarro que sempre indica um livro para ler relacionado aos países. Tem também O Nome Disso é Brasil, onde pessoas não nascidas no Brasil contam como foi sua experiência de viver em terras brasileiras. Cultura, boa música, quebra de preconceitos e inspiração para você partir, mesmo que volte!

P.S: ONDEM é a melhor companhia!

Site do podcast: http://www.onomedissoemundo.com/


Jornalismo

Mamilos: “Jornalismo de peito aberto” ❤, apresentado por Juliana Wallauer e Cris Bartis. O podcast aborda temas polêmicos que envolvem a sociedade, um debate que te faz pensar com muita empatia. Você entra com uma opinião e sai com muitas dúvidas e reflexões.

Site do podcast: http://www.b9.com.br/podcasts/mamilos/


Para curiosos

Naruhodo: “O podcast pra quem tem fome de aprender” é apresentado pelo leigo curioso Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza (forma que eles se descrevem). Os ouvintes podem mandar perguntas e então eles fazem uma pauta explicando aquele assunto, contam também com episódios com desafios para você decifrar. Os episódios duram em média de 15 à 30 minutos no máximo.

Site do podcast: http://www.b9.com.br/podcasts/naruhodo/


Política

Anticast: apresentado por Ivan Mizanzuk, o podcast fala sobre muitos assuntos que vão desde as top 3 músicas de emo gringo à política, arte, história e cultura digital. O podcast tem um formato de debate informal, onde cada convidado expõem sua opinião sobre o tema abordado. Crítico e questionador é o que caracteriza este podcast. Eles também contam com outros podcast legais como o Não Obstante (sobre filosofia), Visual+Mente (sobre design).

Site do podcast: http://anticast.com.br/


Storytelling

Baseado em Fatos Surreais: criado pela Marcela Ponce de Leon , é um podcast no formato de histórias, onde mulheres podem compartilhar acontecimentos da sua vida, para depois serem recontadas pelas apresentadoras. Olha está descrição “ Histórias de mulheres como nós compartilhadas com empatia, intimidade e leveza. Onde o assunto é a VIDA e o detalhe o SURREAL”. Cada episódio não dura mais que 20 minutos. Um podcast com foco nas mulheres e para qualquer pessoa que ama histórias mesmo que surreais!

Site do podcast: https://soundcloud.com/bfsurreais

Leia este texto: https://medium.com/baseado-em-fatos-surreais/o-que-%C3%A9-o-baseado-em-fatos-surreais-1f823d3a77b

Escute para saber mais sobre o podcast:

Baseado em Fatos Surreais — 1 ano de projeto

Casos e Causos: criado por Diogo Braga, conta histórias pequenas e casuais. É um podcast muito gostoso de ouvir, principalmente quando o pai dele faz participação em alguns causos. Nada melhor do que a própria descrição de quem criou o podcast “O casos e causos, vai contar, ambiciona contar, histórias pequeninas, casuais e que nem sempre são reais. É uma homenagem a imperfeição humana onde histórias toscas, banais e sem importância são contadas através de crônicas reais e fictícias”. Ele criou este outro podcast chamado Diário do Menestrel também de histórias.

Abaixo um trecho:

Site do podcast:

Casos e Causos: https://itunes.apple.com/br/podcast/casos-e-causos-mundo-podcast/id1183560744?mt=2&ls=1

Diário do Menestrel: https://diariodomenestrel.wordpress.com


Contador de Histórias: criado por Danilo Vieira Battistini, o podcast é tipo INCRÍVEL tanto na história dos audiodramas quanto na produção. Ele trabalha em um estúdio de dublagem e por sorte conta com o apoio de dubladores profissionais. Tudo fica impecável com a edição que ele faz e isso não é “puxasaquismo”. Eu sempre imagino como seria maravilhoso se mais pessoas soubessem sobre o podcast e apoiassem este projeto top! Abaixo um trecho de sua produção:

Dias Digitais — Audiodrama

Site do podcast: https://soundcloud.com/contadordehistorias

Entevista com o Danilo:

Experiementos Sonoros — Entrevista Danilo Battistini

Experiementos Sonoros: criado Wilton Santana, ele trabalha no Japão como Motion Designer, mas também gosta de contar histórias e se aventurar como sound designer. Corre lá porque é muito bom!

Site do podcast: http://www.experimentossonoros.com/

Conheça mais do Will:


Projeto Humanos: criado por Ivan Mizanzuk, este foi o primeiro podcast no formato de histórias e como foi bom descobrir este podcast, cada temporada valeu cada minuto. A primeira temporada “As Filhas da Guerra — Eles não eram antissemitas. Mas ficaram.”, apresentou a história de Lili Jaffe uma iugoslava judia , ex-prisioneira do campo de concentração de Auschwitz, durante a II Guerra Mundial. Nossa foi sur(real) sua história e você acaba fazendo parte daquela narrativa da Lili criando cenários e sons dentro da sua cabeça.

A segunda temporada “O Coração do Mundo — Você sente que perdeu o seu país, e quer sempre ficar com suas histórias, suas memórias”, contou histórias de brasileiros e refugiados que tiveram suas vidas marcadas pelos recentes conflitos do Oriente Médio, você poderá ter uma outra perspectiva de quem realmente esteve lá.

E a terceira temporada “O que faz um Herói? — Você lembra da última coisa que você falou pro vô?” são histórias de pessoas que em algum momento de suas vidas foram forçadas a se tornar heróis, acontecimentos estes que de alguma forma marcaram suas vidas.

Site do podcast: https://www.projetohumanos.com.br

Para você ouvir todos episódios: https://soundcloud.com/projetohumanos


Tecnologia

Macmagazine: apresentado por Rafael Fischmann, Eduardo Marques, Breno Masi, o podcast aborda assuntos relacionados ao mundo Apple.

Site do podcast: https://soundcloud.com/macmagazine


Mupoca: o que é Mupoca? A cada episódio não consigo chegar a uma definição lógica. Apresentado por Luiz Yassuda, Gabriel Prado e Tales Cione e com essa descrição “Comportamento, tecnologia e filosofia de boteco”. Um podcast divertido e informativo que irá lhe render boas risadas.

Site do podcast: http://www.b9.com.br/podcasts/mupoca/


Pouco Pixel: apresentado por Adriano Brandão e Danilo Silvestre, é um podcast que fala sobre vídeo game velho e sobre gonorreia (é uma piada do podcast para quebrar o gelo). Informativo e descontraído, você talvez nunca soube o quanto pode adquirir cultura através dos vídeo games, principalmente os velhos!

Site do podcast: http://www.b9.com.br/podcasts/poucopixel/


Rádio de Pilha: apresentado por Rene de Paula Jr (rene de paula jr), todo dia ou quando da, você terá um episódio de 10 minutos sobre o mundo da tecnologia, mas não é a tecnologia com foco em aparelhos. O que mais gosto é a forma de tecnologia interessante que ele aborda e os comentários sensatos e até filosóficos sobre o impacto de alguma tecnologia em nossas vidas.

Site do podcast: https://soundcloud.com/rene-de-paula-jr


Tecnicalidade: apresentado por Rafael Silva, Rodrigo Gonzalez e alguns pitacos do Pedro (editor), o podcast traz a “Tecnologia nos mínimos detalhes”. De um jeito divertido e sempre no final do programa você tem a indicação no quadro “Gadgets da semana — Internet Of Shit Edition” que são aqueles aparelhos tecnológicos que na verdade não serve para nada ou faz a mesma coisa de algo já existente de um jeito tech.

Site do podcast: http://www.b9.com.br/podcasts/tecnicalidade/


Tecnocast: este é o podcast do Tecnoblog um dos maiores blogs com foco em tecnologia do Brasil. Apresentado por Thiago Mobilon, Paulo Higa e Emerson Alecrim na maioria das vezes. O podcast aborda discurssões sobre o impacto da tecnologia em nossa vidas, indo menos para o lado da tecnologia na forma de aparelhos. O podcast lança um novo epísodio quinzenalmente.

Site do podcast: https://tecnoblog.net/categoria/podcast/


Bom, isso é tudo pessoal! Demorou bastante para sair, mas valeu a pena porque pude analisar com calma a forma como iria organizar o conteúdo. Espero que goste e boa sorte!

P.S 1: você conhece algum podcast legal ou então produz algum? Deixa nos comentários, por favor!

P.S 2: fique a vontade para dar sua opinião e se vir algum erro de português comente, pois assim posso ir evoluindo com o tempo. Obrigado! : )