A “Fórmula do Sucesso”

Pedro Cavanholi
Ratos de Laboratório
3 min readJul 20, 2017

Seria um fracasso eu não ter o seu sucesso?

Antes de começar a ler este texto, pare e pense por 5 minutos. O que é sucesso para você?

pensou?

Então vamos lá!

Ainda em nossa infância somos “treinados” para alcançar o famoso “sucesso”. Há aqueles que começaram a andar antes de completar o primeiro ano de vida, “muleke esperto”, ou aqueles que começaram a falar antes de todos os filhos das amigas da mãe, “orgulho”!

Mas esses são pequenos feitos em nossa vida que nos diferenciam das outras pessoas, acredite o pior ainda está por vir. Com o passar dos anos, já na escola começamos a ser interrogados com a famosa pergunta: “oque vai ser quando crescer?”, eu particularmente sempre tive muita dificuldade de responder essa pergunta, queria ser skatista profissional ou surfista (mesmo morando em uma cidade sem mar), também queria ser repórter e apresentar o jornal que meu pai tanto assitia, talvez assim ele me ouvisse todos os dias…

No final de tudo, a única coisa que eu tinha certeza era que eu não sabia o que queria ser. Filho de uma enfermeira, desde cedo fui indagado responder essa pergunta da seguinte maneira: “Quero ser médico ou engenheiro, talvez um advogado”, e por muito tempo pensei que só teria sucesso na vida, se um desses objetivos fossem alcançados. Afinal um medico ganha bem, é reconhecido pela sociedade como uma ótima carreira e ainda usa um jaleco legal, pobre criança…

Os anos foram passando e essa pressão de se ter uma carreira de sucesso foi me deixando mais agoniado. Aos 12 anos uma chave vira na minha vida: minha mãe, a pessoa que mais me incentivava para alcançar esse “sucesso” de tentar ser médico, engenheiro ou oque quisesse ser já não estava entre nós, apos isso veio a depressão, angustia e a rebeldia. Já não queria ser mais nada, nada do que eu já não era, um jovem que passava o dia inteiro andando de skate e escutando um bom Rock (A carreira de skatista poderia ter vindo hein).

O tempo passou, veio as experiencias da minha curta vida, reflexões e descobri que queria ser publicitário. Ainda no ensino médio decidi que queria isso pra minha vida, mas não tive o apoio do meu pai, afinal “publicitário só faz panfleto não é mesmo?”, dizia ele. Contudo, ainda tinha esse desejo em mim, e quando formei no ensino médio não demorei a prestar o vestibular para… Administração, exatamente! A opinião do meu pai me fez tomar essa escolha, maldita escolha! Foram 6 meses de algo que realmente eu não queria pra vida, logo no fim do semestre desisti, (contra a vontade do meu pai, claro) e esperei mais um tempo, e aqui estou eu, quase formado em publicidade, com meus 23 anos muito bem vividos.

Nesse momento você deve estar se perguntando, “tá mais oque o assunto sucesso tem a ver com o que foi dito?” e eu te respondo, TUDO!, Desde sempre somos induzidos a achar que se não tomarmos certos rumos na vida, automaticamente estaremos caminhando para o fracasso, mas te digo uma coisa: o “sucesso” não existe, oque existe é as suas escolhas, talvez para você, sucesso é ser CEO de uma grande empresa de tecnologia, mas para o Gabriel Medina é ser surfista! Entendeu? Sucesso é o que te faz feliz, o que te motiva, existe os que são grandes advogados e se consideram pessoas de sucesso, e os que são vendedores de água de coco e são totalmente felizes.

Para finalizar, te faço novamente a pergunta do inicio: o que é sucesso para você?

Ps: hoje já sei qual a minha definição de sucesso. Viajar muito, conhecer novas pessoas, experimentar novas comidas ou simplesmente fazer aquilo que me deixa feliz, sucesso pra mim é ser feliz, sendo oque quiser!

--

--