Como escolher o seu próximo smartphone

Decidir qual será o próximo smartphone é uma tarefa muito complicada. São tantos modelos que fazem tantas coisas diferentes, que fica difícil escolher qual se encaixa melhor no nosso uso do dia-a-dia. Por isso, resolvi criar uma lista para facilitar na escolha do novo aparelho.

Sistema Operacional

A primeira coisa que temos que decidir é o sistema operacional do smartphone. Com isso decidido, as opções já diminuem bastante, o que facilita muito.

Se você já possui um celular, e gosta do sistema dele (seja iOS, Android ou Windows Phone), eu recomendo que você permaneça nele. A mudança de sistemas exige todo um novo aprendizado, configuração de contas, aplicativos, transferências de arquivos, e isso pode frustrar muita gente.

Se você procura customização, liberdade de modificação, e uma grande variedade de aplicativos gratuitos, a melhor opção é o Android.

Já se você prefere um sistema mais fechado, porém todo integrado, e com aplicativos com visuais impecáveis, vá de iOS.

Se você procura um bom smartphone de baixo custo, ou já utiliza o ecossistema da Microsoft (Word, Excel, OneDrive, Outlook), o Windows Phone é uma ótima opção.

Hardware

Aqui a situação já fica um pouco mais complicada. Pare e pense em como você utiliza o seu smartphone. Tira muitas fotos? Assiste vídeos? Utiliza no busão lotado usando apenas uma mão? Gostaria de utilizar na piscina no fim de semana?

A partir do momento que você descobrir quais são suas principais utilizações, fica mais fácil decidir pra que lado ir.

Se você tira muitas fotos, procure um smartphone com uma câmera melhor, como um Lumia 1020, Galaxy S6, iPhone, Sony Xperia.

Se curte assistir um vídeo no YouTube ou no Netflix pelo celular, talvez um smartphone de tela grande seja uma boa opção, como um iPhone 6 Plus, Lumia 1520, Zenfone 5.

Já se você utiliza muito o smartphone com apenas uma mão, um celular menor é muito mais confortável, como um Sony Xperia Z3 Compact, Lumia 530, iPhone 5S.

Os smartphones citados acima foram utilizados apenas de exemplo. A técnica que eu utilizo para decidir qual smartphone comprar, é entrar em algum site de varejo ou de comparação de preços, inserir as características que eu quero, separar os que mais me agradam, e ler diversas análises na internet para saber qual se encaixa melhor pra mim.

Ficou com alguma dúvida? Deixa aí nos comentários que eu te ajudo! Você também pode mandar uma mensagem lá no Twitter ou no Facebook 😉


Originally published at raulcraveiro.com.br on September 26, 2015.