Uma maravilha chamada IFTTT

Diariamente, realizamos diversas funções repetitivas, que as vezes são chatas, e se fossem realizadas automaticamente, poderiam economizar muito tempo. É pra isso que serve o IFTTT.

Esta sigla significa If This Then That, ou em português, Se Isso Então Aquilo, e a sua função é auto-explicativa. Ele realiza comandos assim que uma determinada condição é considerada verdadeira. Usarei como exemplo prático uma das minhas receitas:

Wordpress -> Twitter (clique para visualizar)

Neste caso, toda vez que o IFTTT identificar um post novo no meu blog, ele irá lançar um tweet contendo o título e a URL do post (tudo isso pode ser configurado).

Além de utilizar para automatizar os posts do seu blog nas redes sociais, existem diversas utilidades para o IFTTT. Você pode programar para receber notificações do clima todos os dias em um determinado horário em seu smartphone, realizar backup das suas fotos do Instagram no Dropbox, e o que mais a sua imaginação permitir.

O IFTTT também tem conexão com a IoT (Internet of Things), então se você possuir uma lâmpada Hue em casa, pode configurar para a sua lâmpada acender sempre que escurecer, por exemplo.

Gostou do post? Deixe sua opinião no Twitter ou no Facebook e comente quais receitas você criou. 😉


Originally published at raulcraveiro.com.br on October 26, 2015.