Leonardo Denardi
Ship It!
Published in
7 min readMar 31, 2019

--

Muito se discute e se escreve sobre protagonismo e engajamento, principalmente nos ambientes corporativos, onde passamos boa parte do dia. Além disso, cada vez mais temos a necessidade de vestir a camisa, de buscar um alinhamento com os objetivos e propósitos da organização em que estamos trabalhando, para termos mais resultados e mais produtividade, além de tentarmos ser mais felizes com o que estamos fazendo. Cada dia mais, livros, artigos e blog posts nos trazem para a realidade de que o que fizemos até o momento, não vai nos levar a um novo patamar, e como diz o Taleb, é necessário “Skin in the game”, ou seja se dedicar inteiramente ao que faz, e tentar extrair disso o melhor resultado possível.

Esse texto busca contribuir não apenas para o dia a dia no trabalho, mas também para qualquer coisa que fazemos na vida, mas como passamos boa parte do tempo trabalhando, alguns insights estão mais direcionados.

1 Encontre seu propósito

A maneira mais simples de achar o que é mais valioso e importante na sua vida, é pensar como se todos os dias fossem os últimos, o que você gostaria de ter feito, ter realizado, ser reconhecido por.

É claro que a vida não é somente sonhos e realizações, há muitas obrigações a serem cumpridas, contas a serem pagas, mas nada disso adianta se você não se sentir satisfeito ao final do dia. Sentir-se satisfeito não é evitar a fadiga, as discussões ou o estresse, é aquele sentimento de missão cumprida.

Mas para ter esse sentimento, é preciso saber qual é a sua missão?!

O primeiro hack é definir um propósito de vida, ou mais de um. Muitas vezes com o passar do tempo e a maturidade começamos a perceber valores diferentes para o que realmente gostamos, amamos e temos como sonhos.

Propósito pode ser simples de se pensar, mas exige dedicação, paciência e inteligência emocional para executar.

Definir um propósito faz com que todas as ações de sua vida, seja no trabalho ou fora dele, sejam direcionadas a isso. Faz com que todas as decisões que você toma na vida, sejam influenciadas e melhor realizadas, ou seja, mais assertivas.

Evite propósitos do tipo, quero ser rico, milionário, quero ter um carro, uma casa, quero viajar… procure propósitos mais aspiracionais, onde o meio possa ser ter dinheiro, um carro, uma casa, viajar….

Por fim, alinhe seu propósito e estes valores ao seu trabalho atual, a sua empresa atual, ou se perceber que esse fit não existe ou é complexo demais, avalie a mudança, seja de comportamento dentro de sua atual função, seja de função, seja de empresa, mas nunca esqueça o propósito.

2 Defina os principais Passos

Se você define um propósito, é possível elencar objetivos que levam a esse propósito.

Defina step by step o que precisa ser feito para que você atinja seu propósito, mesmo que ele seja complexo, ou distante de se alcançar, é importante ter pequenas etapas para avaliar a evolução e comemorar pequenas vitórias, além de poder redirecionar a rota caso esteja desviando do propósito final.

Mesmo sendo um propósito aspiracional, como ajudar outras pessoas é importante elevar o nível e aumentar a intensidade com que isso é feito, para que o sentimento de dever cumprido sempre exista.

Com a definição de metas ou de passos intermediários, porém essenciais, cria-se a possibilidade de fazer testes com relação ao seu propósito, fazer pequenas experimentações para se assegurar-se o que realmente se quer.

Com o nível de possibilidades e informações que temos hoje, as vezes é difícil ter certeza do que queremos ser, mas o importante é ter tranquilidade e aprender com a evolução. Lembrando que o propósito pode ser grande ou pequeno, complexo ou simples, podem ser vários… o importante é se sentir satisfeito e realizado com o que você está fazendo e como está vivendo.

Muitas vezes temos que tomar decisões difíceis, que envolvem sair da zona de conforto, como morar longe da família, trocar de área, começar do zero, mas lembre-se que o importante é ponderar custo e benefício de cada um destes movimentos.

Se você quer mudar, mas não quer deixar de ter conforto por exemplo, tem que avaliar o que vai te deixar mais contente no longo prazo, mas o curto prazo não pode ser ruim a ponto de não se sustentar.

3 Abrace as mudanças

Você não precisa fazer uma transformação exponencial sempre, mas aprenda a lidar e a provocar mudanças, isso faz com que barreiras e paradigmas sejam quebrados e verdades sejam questionadas dentro de você.

Toda mudança é positiva, mesmo que cause desconforto.Mudar é evoluir, as mudanças te deixam mais resiliente e flexível, mais maduro e experiente.

Caso sua vida ou seu trabalho esteja caminhando numa direção a diferente do seu propósito, procure mudar o rumo, mudando os objetivos intermediários, mudando apenas.

Faça a mudança quando você se sentir confortável, cada um tem seu tempo e sua forma de reagir. é importante não deixar o medo tomar conta, é importante racionalizar a mudança, mas também seguir o coração, e quando o resultado dessa equação for favorável a mudança, mude!

Quando você perceber que há uma mudança pela frente, ou se na sua organização a constante é uma mudança, surfe nessa onda para evoluir, aprender, contribuir.

O que te trouxe até aqui, não vai te levar muito mais longe. Isso não significa jogar tudo fora, significa adicionar coisas boas e eliminar coisas ruins.

Utilize o princípio do LEAN, enxugue a máquina e evolua.

4 Evolua o Conhecimento

Você não precisa ser fissurado em leitura ou ser extremamente eloquente fazendo palestras ou dando aulas, mas é importante diversificar conhecimento, aprender coisas novas, inclusive fora da sua zona principal de atuação ou conhecimento.

Conhecimento é fonte primordial para o entendimento e atingimento do seu propósito. Só depende de você. Outras pessoas e sua própria empresa podem te ajudar a direcionar o que e o como, mas você tem que correr atrás.

Começar a ler mais, em pequenas doses, escrever, fazer cursos, ir a ou dar palestras, interagir com a comunidade, criar grupos de discussão, te farão ampliar quem você é e o que você conhece.

Não precisa ser referência no assunto, mas mostre conhecimento e busque evoluir este conhecimento com outras pessoas que conhecem mais.

O investimento que você faz é proporcional ao resultado que você vai obter, quanto mais conhecimento bem aplicado, mais você irá crescer pessoal e profissionalmente.

5 Seja o Dono

Sempre se pergunte: se você fosse o dono da empresa que trabalha, agiria desta forma? se algum colaborador seu tivesse esse padrão de comportamento como você reagiria?

Isso serve para sua empresa ou para sua vida. As pessoas que você admira, agem como? Como elas reagem às situações? você não precisa ser igual a ninguém, mas refletir te faz entender melhor o rumo que deseja tomar.

Assuma a responsabilidade por seus atos e suas ações, meça o quanto de esforço você precisa fazer para realizar as atividades do seu dia a dia, agarre-ás com unhas e dentes, como oportunidades de crescimento e mais um passo para você atingir seu objetivo e seu propósito, faça como se tudo dependesse exclusivamente de você, sem esquecer de trabalhar em equipe, sem puxar o tapete de ninguém, pois somente boas relações vão te ajudar a crescer de verdade.

6 Última Chance

Faças as coisas como se fosse a última oportunidade, com a maior intensidade possível, gaste uma energia extra, dê 110%. Não precisa ser sempre, nem todo dia, mas sempre pense se hoje fosse a última oportunidade de fazer algo perfeito, padrão world class, como você agiria, se comportaria?

Há dias que não estamos inspirados, podemos estar resfriados, cansados, estressados. Deixe esse momento passar, e daí sim se doe 110% novamente.

Estabeleça um período para olhar para traz e fazer uma retrospectiva, olhe se o saldo das coisas boas e das coisas ruins é positivo ou negativo, se for positivo intensifique, se for negativo, mude. (volte para o tópico 3)

7 Ajude os outros

É importante ter empatia com as pessoas a sua volta, faz com que você entenda e compreenda outras realidades, outros modos de pensar e agir. Usá-los como formas de exemplos e inspiração ajuda bastante.

Um jeito muito simples é ajudar, colaborar, trabalhar a 4 mãos ou quantas foram possíveis, pois juntos somos mais fortes e aprendemos mais.

Sempre que nos dispomos a ajudar outras pessoas, causamos um impacto positivo e viramos referência para estas pessoas. Não economize em ser prestativo, quando fazemos algo positivo para alguém, o impacto disso para o meio é gigante e todos crescem.

Não tenha medo de pedir ajuda também, um grande gesto de ownership é ser humilde, reconhecer os problemas ou gaps, e procurar apoio em outras pessoas.

Final Feliz

O mais importante de tudo para extrair desse texto: viva leve, procure atividades que te desliguem, que te façam se divertir e relaxar. Exercícios físicos, meditação, viajar, ter hobbies…

Permita-se errar e aprender, permita-se decepcionar-se, mas não se permita arrepender-se por não ter tentado.

Escolha o momento de provocar as mudanças e ter atitude, mas acredite nas suas verdades, sem deixar de questioná-las e permita que outros discordem e questionem.

Por fim, nem sempre precisamos mudar nosso jeito, nosso trabalho, nossa cidades, nosso país, às vezes é só olhar as coisas sob outra ótica e acreditar nisso.

Mas sempre olhando para você e seu propósito — assumindo o ownership da sua vida e do seu trabalho.

--

--