Como a vivência dos valores da RD Station facilitam o meu dia a dia como Team Leader

Tiago Jensen
Ship It!
Published in
4 min readSep 27, 2021

Assim que me formei na universidade, em 2007, comecei a trabalhar como Consultor de Implantação de software e, diferente das soluções com servidores em Cloud que vemos hoje, naquela época fazíamos implantações nos servidores dos clientes (isso mesmo que você está pensando, íamos fisicamente em cada empresa, acredite).

Uma coisa que eu sempre reparava naquelas visitas, era aquele famoso quadro de “missão, visão e valores” que tinha em praticamente todas as empresas. Nessa época, eu sempre tive dificuldade de vivenciar essa cultura corporativa em minhas relações de trabalho, acredito inclusive que se eu perguntasse para 5 colaboradores quais eram os valores da empresa em que ele trabalhava, seria capaz que eles não soubessem me dizer nem o primeiro. Isso me incomodava demais, pois cada escritório que eu era apresentado, parecia que eu estava entrando em uma espécie de “teatro corporativo”.

Foto de uma mesa com dois quadros em branco, apenas com a moldura
Foto de cottonbro no Pexels

Hoje, passado quase 15 anos dessas experiências anteriores, tenho a oportunidade de vivenciar tudo o que eu acredito e valorizo enquanto cultura corporativa aqui dentro da RD Station, e neste artigo gostaria de compartilhar as coisas que chamaram minha atenção nesses primeiros meses como um dos Team Leaders em Engenharia: o Culture Code da RD Station e seus 6 valores:

  • A-team
  • Excellence
  • Lean
  • Out-teach
  • Data-Driven
  • Customer First

A vivência na prática

Quando li o Culture Code da RD Station pela primeira vez, ainda antes de fazer parte do time, pensei que seria difícil a empresa conseguir aplicá-lo na prática, ainda mais em uma empresa com +700 pessoas no time. Mas para a minha surpresa, eu me enganei. Os valores foram colocados na mesa desde o início do meu processo seletivo, sendo uma das entrevistas que passei dedicada para avaliar se eu tinha mesmo fit cultural.

O processo de onboarding também reforçou o quanto os pilares são essenciais para tudo aqui dentro, incluindo uma agenda para todos os novos RDoers (Doer vem de “fazedores”, e é assim que nos referimos a quem trabalha na RD) prepararem em grupo um material com o que entenderam de cada um dos pilares. Mas até aí tudo bem, é tudo muito novo, não é? Errado.

Nas semanas (e meses) posteriores, as pessoas entravam em conversas ou discussões e utilizavam o valor para guiar no caminho correto ou até para ajudar a resolver a questão. Lembro que um gestor me disse:

“Se você for tomar uma decisão e se guiar por um valor, pode ficar tranquilo que você está indo para o caminho correto”.

Olhando para o meu trabalho como líder, essa valorização da cultura e o conhecimento e aplicação dos valores por parte dos Doers facilitam as tomadas de decisões do nosso dia a dia, e também guiam muito a nossa forma de trabalhar.

Significado de cada pilar

Quando vamos pensar em construir ou fazer algo, temos que olhar para os dados, métricas, indicadores e gráficos com o valor Data Driven, para então avaliar se faz sentido fazermos. Após provar que vale ser feito por meio dos dados, colocamos o cliente no centro das nossas ações e avaliamos os ganhos que ele terá com essa implantação/melhoria, pois somos Customer First. Já na hora de construir, usar o Lean para iterar em pequenas entregas, colher feedback, eliminar desperdício, entregar valor rápido e fazer com um nível de Excelência. Sempre que possível, buscamos não reinventar a roda e resolver todos os problemas identificados em equipe, de forma colaborativa sendo “A” Team. Ao fim de uma entrega, somos Out-teach e compartilhamos os conhecimentos aprendidos (via talks, playbooks, artigos e documentos) para que possamos retroalimentar nossa máquina de desenvolvimento interna.

Conclusão

Fico impressionado com a rapidez com que incorporei os valores da RD Station. Mais do que apenas explicá-los, sei realmente aplicá-los no meu dia a dia (e fico grato por ver tantas pessoas fazendo o mesmo por aqui). Hoje, se me perguntarem o que eu mais gosto na RD Station ou o que mais chamou minha atenção nesses três meses, pode ter certeza que vou dizer que é a vivência dos valores e o quanto isso facilita nossa comunicação e entrega de resultados.

E se você está na dúvida se é possível trabalhar em uma empresa assim, convido você a participar de nosso processo seletivo e conversar com as pessoas do nosso time. Temos muitas vagas abertas e buscamos pessoas que se identifiquem com nossos valores!

https://resultadosdigitais.com.br/blog/culture-code-rd/

Glossário:

Rdoer: Como nos referimos às pessoas que trabalham na RD Station
Culture Code: Documento que contém nossos valores com explicação detalhada.

--

--