Como foi o garoaQA #10 na Involves

Danielle Moreira
Sep 6, 2018 · 5 min read
Participantes da 2ª edição do Garoa QA em Floripa

O garoaQA é um meetup organizado pelo Giovani Mombelli Mussio, Thiago Zluhan de Medeiros e eu. Um evento gratuito onde todos os papeis são bem vindos. Os participantes escolhem sobre o que querem conversar e assim trocamos conhecimento baseado na experiência de cada um. Nossa segunda edição em Floripa foi gentilmente hospedada pela Involves, leia abaixo como foi.


A Involves é uma empresa de tecnologia, que surgiu da união de duas bandas de Rock. E foi com a ajuda dos Involvidos Giovani Mombelli Mussio e Igor Carneiro que fizemos o evento acontecer!

O garoa sempre inicia com a seleção de temas pelos próprios participantes. Feito isso, agrupamos os temas e realizamos a votação.

Dinâmica Card Sorting

Dessa vez os temas escolhidos foram: Teste unitário - Como o QA pode ajudar, Como disseminar a cultura de qualidade e Testes de acessibilidade.

Houveram 2 rodas na edição da Involves. E conforme trocávamos os temas também mudávamos as pessoas entre os grupos. Assim, a cada nova formação, víamos pessoas com posicionamentos e opiniões diferentes, tornando o encontro ainda mais rico.

Rodas de discussão

Durante as rodas de conversas os mediadores anotam as considerações dos participantes e no fim compartilham o conhecimento adquirido com todos. Abaixo descrevemos um pouco sobre o que nós, como mediadores, anotamos sobre o que foi discutido.

Teste Unitário: Como o QA pode ajudar

  • Entendemos que o QA pode ajudar no desenvolvimento dos testes unitários mesmo sem ter muito conhecimento técnico.
  • Podemos ajudar a pensar no comportamento de cada componente ainda durante o desenho da solução e assim escrever cenários para os mesmos. Foi citado que para implementar os testes unitários e de integração do frontend, muitas empresas estão utilizando o JEST.
  • O QA pode ajudar a escrever testes com boas descrições. Em rspec por exemplo, podemos rodar os testes unitários com o formato de documentação rspec spec --format documentation. Logo, se não conseguirmos entender o que o mesmo está testando, podemos sugerir descrições melhores para os cenários.
  • Podemos auxiliar no momento do code review, uma vez que no início podemos pedir ajuda do desenvolvedor para que ele explique o que os testes unitários estão fazendo. E muitas vezes, nesse momento, eles e nós conseguimos perceber pontos de melhorias.
  • Desenvolvedores devem cobrar testes unitários de outros desenvolvedores no momento do code review.
  • O QA deve participar de momentos como Hackathon e Dojo para poder aumentar seus conhecimentos técnicos e assim poder auxiliar mais no desenvolvimento dos testes unitários. Além disso, fazer pair com desenvolvedores é uma ótima forma de adquirir conhecimento.

Como disseminar a cultura de qualidade

  • Começamos a discussão com a frase clássica “A qualidade é responsabilidade de time e não do QA”, mas fomos além, a qualidade precisa ser um valor da empresa como um todo.
  • Precisamos ter apoio das lideranças e de pessoas de outros papeis (Desenvolvedores, UX designer, Product Manager, etc.) para conseguir disseminar e fortalecer a cultura de qualidade.
  • A qualidade não deve ser uma preocupação sazonal, onde quando temos muitos problemas ela é prioridade e quando a poeira baixa, a mesma é esquecida. Contudo, as vezes os problemas precisam acontecer para que as pessoas entendam a importância da qualidade.
  • Para defender a importância de desenvolver os nossos produtos/serviços com qualidade devemos ser data driven e defender a nossa visão como QA com base em dados.
  • Criação de guildas com pessoas de diferentes papeis que estejam dispostos a discutir sobre qualidade de software.
  • Cada vez mais as empresas devem se preocupar em contratar pessoas preocupadas com qualidade, assim como nós QA precisamos nos adaptar às mudanças e buscar conhecimentos técnicos, entender do negócio, dos processos e do designer, os outros papeis também precisam ter conhecimento sobre qualidade de software.

Testes de acessibilidade

  • Entendemos que não é um tipo de teste aplicado na maioria das empresas que trabalhamos.
  • Ter soluções acessíveis faz com que mais pessoas possam usar nossos produtos/serviços e isso é um diferencial competitivo para as empresas.
  • WCAG (Web Content Accessibility Guidelines): consiste em um conjunto de recomendações para fazer que o conteúdo disponibilizado seja acessível para utilizadores com deficiência, mas também para todos os usuários.
  • eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico): consiste em um conjunto de recomendações a ser considerado para que o processo de acessibilidade dos sites e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação.
  • Ferramentas para verificar se o conteúdo de um site é acessível. O grupo não sabia citar o nome das ferramentas, apenas a existências delas. Contudo, nesse artigo, encontrei alguns exemplos de ferramentas.
  • Precisamos de mais diversidade dentro das empresas, uma vez que pessoas com necessidades especiais trazem uma visão melhor das limitações do nosso produtos/serviços.
  • Por onde começar? Inicialmente precisamos desmitificar o assunto acessibilidade e encorajar mais pessoas a lerem, discutirem e promoverem acessibilidade em suas empresas, comunidades e entre amigos. Para que assim possamos transformar o conhecimento em melhorias reais nos nossos produtos/serviços.

Mais uma vez ficamos muito felizes com a participação e engajamento de todos no evento! Nos vemos no próximo Garoa QA. ❤

Aproveite para se juntar a nós no meetup.

Quer fazer acontecer na sua empresa também?

O Garoa QA é um evento gratuito e aberto a comunidade. Se há um espaço bacana em sua empresa, vocês podem patrocinar um coffee break para os participantes e abrir para um público de 25 a 40 pessoas, entre em contato (contato.garoaqa@gmail.com). Estamos procurando empresas que desejam viabilizar a discussão e crescimento da comunidade de qualidade de software!

Ship It!

Conteúdo, opinião, vivência e compartilhamento de ideias da equipe de Produto e Engenharia da Resultados Digitais @RD

Thanks to Giovani Mombelli Mussio and Igor Carneiro

Danielle Moreira

Written by

A Software Quality Engineer that help companies leverage their products. ❤

Ship It!

Ship It!

Conteúdo, opinião, vivência e compartilhamento de ideias da equipe de Produto e Engenharia da Resultados Digitais @RD

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade