Desmistificando: Product Manager e Product Owner

Será que tem diferença? Spoiler: tem sim!

Daniela Claudino
Ship It!
4 min readNov 13, 2019

--

Um dos cargos mais cobiçados do momento dentro da indústria da tecnologia é Product Manager/Product Owner. A alta taxa de crescimento das empresas de tecnologia no Brasil tem aumentado cada vez mais a procura desses profissionais que permitem empresas se tornarem mais competitivas num mercado com ritmo acelerado de inovação. Mas afinal: qual é a função de um Product Manager (PM) e de um Product Owner (PO) em uma equipe de desenvolvimento de software?

O PM é a pessoa que interage com todo o ecossistema do produto e conecta os elementos presentes. Avaliando os quatro riscos que o Marty Cagan cita (valor, usabilidade, tecnologia e viabilidade de negócio), o PM geralmente é responsável pelos riscos de valor e de viabilidade de negócio, ou seja, por garantir que os clientes vão comprar o produto ou se os usuários vão escolher utilizá-lo e se a solução escolhida atende os diversos aspectos do negócio da empresa.

É a pessoa que descobre e estuda os problemas, leva para a designer começar a desenhar a proposta de solução, traz para o time de desenvolvimento e depois, faz o seu lançamento e acompanha as métricas. O PM acompanha todas as etapas, pois é a referência sobre o cliente, o negócio e a indústria daquele produto.

Falando assim, parece que são super heróis, né?

Na realidade, os PMs são profissionais com uma interessante combinação de soft skills (empatia, inteligência emocional, comunicação etc) com hard skills (pensamento estratégico, conhecimento analítico, gerenciamento de projetos etc). Dessa forma, cada PM tem alguma habilidade que se destaca e é importante entender o momento que o time e o produto estão passando para compreender em qual(is) etapa(s) do(s) processo(s) o PM irá agregar mais valor.

Já o PO surgiu dentro do contexto do SCRUM (framework de desenvolvimento ágil de produtos complexos) e, idealmente, é responsável por gerenciar o backlog de produto a fim de maximizar o valor das entregas do time. Geralmente, é uma pessoa bem próxima do time de desenvolvimento, pois ela precisa garantir que o time compreende bem as tarefas a serem executadas.

Photo by You X Ventures on Unsplash

O PO acaba sendo um papel mais operacional enquanto que o PM é mais tático e estratégico. Ambas as funções exigem pensamento estratégico, porém a visão do PO está focada no contexto do time enquanto o PM está preocupado com uma visão mais ampla do produto.

Na essência, ambos são os responsáveis pelo produto, mas com escopos diferentes.

Dentro do RD Station, já houve a presença dos dois papéis e, agora, a equipe conta apenas com os Product Managers. Inclusive, eu já passei pela transição dos papéis junto com os dois times do qual eu faço parte. No artigo “Por que nossos Product Owners viraram Product Managers (e qual a diferença)”, o Raphael Farinazzo conta um pouco mais como foi o processo de transição que ocorreu há alguns anos por aqui.

Quando o time possui um backlog extenso que já está claro para os stakeholders, o papel do PO torna-se fundamental para dar visibilidade e esclarecer os itens do backlog de produto além de priorizar os itens a fim de otimizar o trabalho do time e maximizar o valor das entregas. Se o time está num fluxo contínuo de identificação de problemas e desenvolvimento de soluções, o PM é imprescindível para fazer as conexões necessárias e garantir que o produto vá para a direção certa.

Cada empresa e equipe possuem produtos diferentes e, consequentemente, necessidades diferentes. Dessa forma, a atuação do PM e do PO apresentam grandes variações no mercado. Há empresas que só possuem POs ou que só possuem PMs e também há empresas em que o papel do PO e do PM coexistem, sendo que a PO fica responsável por gerenciar o backlog e conversar com o time de desenvolvimento enquanto que a PM fica responsável por interagir com os stakeholders e clientes.

Quer saber mais sobre o assunto, entender como funciona na prática, conhecer dicas e ouvir as experiências de uma PM no início da sua carreira e de uma PM mais sênior que ambas já atuaram também como POs? Basta ouvir o episódio #64 Profissão: Product Manager e Product Owner do podcast PodProgramar em que eu e a mais nova GPM (Group Product Manager) da Resultados Digitais, Beatriz Costa, gravamos em setembro.

https://open.spotify.com/episode/2N2ZaIFVj56hDiBEr6jdNN?si=BWtkAM5QS0SBZ0375YMTEQ

--

--

Daniela Claudino
Ship It!

Engenheira de Petróleo e Compliance Product Manager do RD Station Marketing, procurando acumular e compartilhar o máximo de conhecimento possível.