A 1ª semana de quem vem trabalhar no time de Produto da RD

O Get Ready de Produto tem como objetivo integrar os novos RDoers com o restante do time e garantir que eles/elas tenham o conhecimento necessário sobre nossa estrutura, valores, processos de desenvolvimento e qualidade já na primeira semana dentro da área.

Este post foi escrito, editado e revisado por mim, Caio Bonfante e Rafael Hancke.

Quando um novo(a) tripulante embarca em nosso foguete, antes do lançamento, os RDoers passam por duas semanas de imersão no mundo do Inbound Marketing e no nosso produto, o RD Station.

Após esse período de treinamento, conhecido como Get Ready, os colaboradores são encaminhados para as suas áreas, e foi nesta transição que identificamos uma oportunidade de melhoria como área de produto.

Não tínhamos um processo estruturado para receber novos colegas. Logo, as orientações iniciais eram realizadas conforme as necessidades de cada time e geravam experiências diferentes de onboarding para cada novo RDoer.

Os efeitos causados nesta transição poderiam iniciar um processo de desmotivação, devido a dificuldade de integração do novo colega com os demais colaboradores da área, uma vez que o RDoer pode estar se sentindo perdido, inseguro e consequentemente terá dificuldade para começar a entregar valor nas primeiras semanas.


Get Ready de Produto

Para sanar esse problema, resolvemos criar um programa estruturado para onboarding de novos RDoers no time de produto, o qual chamamos de Get Ready de Produto.

O Get Ready de Produto tem como objetivo integrar os novos RDoers com o restante do time e garantir que eles/elas tenham o conhecimento necessário sobre nossa estrutura, valores, processos de desenvolvimento e qualidade já na primeira semana dentro da área.

Você deve estar pensando: Ok, legal, mas como eu faço isso?

Nós também não sabíamos como tirar a ideia do papel e por isso estudamos e fizemos benchmarketing com as empresas Nubank, Toptal, Facebook e Google.

Acredito que assim como nós, você também terá dúvidas como essas:

  1. Quanto tempo dura o onboarding de produto?
  2. Os desafios são aplicados ao produto da empresa ou em uma aplicação padrão fictícia?
  3. Além do novo colaborador, quem mais participa do onboarding?
  4. É separado por nível (Junior, Pleno e Sênior)?
  5. Como sabem se o onboarding de produto está sendo eficiente?

Após consultar as empresas citadas, podemos dizer que cada empresa tem um onboarding de acordo com a sua realidade e necessidade. Não tem certo ou errado, na maioria dos casos o que funciona para um, não faz sentido para o contexto do outro.

E como está funcionando na RD?

Aqui na Resultados Digitais, o Get Ready de Produto tem duração de uma semana, sendo organizado através de uma agenda com atividades teóricas e práticas como: apresentações sobre o funcionamento da nossa estrutura (tribos, chapters, guildas, comunidade, etc.) e dinâmicas que abordam o culture code no contexto da área de produto, playbook de incidentes e classificação de issues.

Na parte prática, já no primeiro dia o novo RDoer precisa realizar o setup do ambiente de desenvolvimento, para que a partir do segundo dia ele/ela seja desafiado com uma tarefa — devidamente escolhida pelo seu time — com o objetivo de entregar valor para o produto na primeira semana dentro da área. Ship It!

O nível de senioridade do novo RDoer não influência a escolha da tarefa, uma vez que, o objetivo é fazer com que eles/elas entendam como funciona o processo de desenvolvimento e consigam finalizar o desafio em uma semana, entregando valor e alcançando o seu primeiro AHA MOMENT!

O programa é apoiado por um time de mentores composto por de 3 pessoas do time de produto — um desenvolvedor, uma analista de qualidade e um team leader — responsáveis por acompanhar o progresso, auxiliar e direcionar no desimpedimento de tarefas e avaliar as ações do novo RDoer durante o programa. Contudo, é importante deixar bem claro que, o engajamento do novo RDoer e o apoio do seu time são imprescindíveis para o sucesso dessa primeira semana.

No último dia de onboarding, geralmente uma sexta-feira, é realizado o encerramento do Get Ready de Produto, com uma reunião entre os mentores, os novos RDoers e seus respectivos team leaders, para que cada novo colaborador conte um pouco sobre a sua semana: dificuldades, aprendizados e sugestões.

Após o encontro, enviamos um formulário de feedback perguntando se o mesmo ficou satisfeito, como ele/ela se sentiu e o que podemos melhorar. Todas as respostas são analisadas com carinho pelos mentores, afim de levantar quais serão implementadas. Assim, a cada nova turma, temos a oportunidade de fazer um onboarding melhor.

4 meses de Get Ready de Produto

Duas turmas que passaram pelo Get Ready de Produto :)

Nesse mês, chegamos na quarta turma de novos RDoers de produto que passaram pelo Get Ready de Produto e obtemos os seguintes resultados:

  • Maior segurança no início das atividades do colaborador
  • Melhor entendimento do culture code no contexto da área de produto
  • Criação de um mindset de qualidade desde os primeiros dias
  • Experiência unificada de onboarding
  • Redução da curva de aprendizado
“Em um mundo onde buscamos aperfeiçoar nossa performance cada vez mais, precisamos encontrar caminhos inteligentes que nos ajudem à mitigar a curva de aprendizado e ambientação de novos integrantes ao time. O Get Ready é um destes caminhos e nos ajudou por 03 meses consecutivos em nossa expansão do time Commandos gerando resultados visíveis na ambientação do novo integrante com o time, no contato com a tecnologia e arquitetura, na visão do produto e no engajamento.” (Jeimyson Souza, Team Leader na RD)
“Esse get ready foi de suma importância para quem está entrando em uma empresa do tamanho da RD, aprender a configurar a máquina, entender como funciona os repositórios do GitHub e como fazer para enviar para staging e para production e muitas outras coisas que existem no ecossistema de produto da RD. Parabéns a todos os envolvidos e muito obrigado por tudo.” (Bruno Silva, participante do Get Ready de Produto)

O depoimento dos RDoers e Team Leaders nos enchem de orgulho e nos deixam mais forte para encarar novos desafios! Ainda temos muito trabalho a ser feito, mas no final do dia, o que realmente importa, é que os novos membros do time de produto se sintam em casa, seguros e preparados para voar no foguete e ter uma jornada incrível aqui na RD.

Para saber tudo sobre as nossas vagas, confira a página da Resultados Digitais. Quem sabe nos vemos no próximo Get Ready de Produto ❤